O candidato petista voltou a criticar o descaso que a atual gestão tem em relação à ciência e tecnologia, lembrou que Salvador sedia o maior número de faculdades e universidades dentre todas as cidades do Norte e Nordeste do Brasil e, com a implantação do Parque Tecnológico, estão sendo criadas as condições para a capital da Bahia ser transformada na "Cidade do Conhecimento", uma das propostas do seu programa de governo.
Antes, porém, alguns desafios terão que ser superados, lembrou Pinheiro, dentre eles a erradicação do analfabetismo. "Cerca de 150 mil pessoas que vivem em Salvador são analfabetas. Nosso compromisso é apagar essa marca que envergonha a todos", disparou. O candidato anunciou também a construção de dois centros de formação profissional, um no subúrbio ferroviário e outro em Cajazeiras e reiterou o compromisso de que, na sua gestão, o ensino fundamental terá atenção especial e toda criança chegará à 4a. série tendo aprendido a ler, escrever e fazer as operações matemáticas fundamentais.
Ainda na perspectiva de criação da "Cidade do Conhecimento", o petista lembrou que devido a articulação da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, da qual é presidente, as empresas de telecomunicações estão brigadas a implantar internet com banda larga em todas as escolas públicas até 2010, instalada com plataforma de serviços para todo a região em torno do prédio escolar. "Este é um dos caminhos para que Salvador seja uma 'cidade digital'", explicou.
Depois das palestras, o candidato respondeu a perguntas dos estudantes sobre educação ambiental, PDDU, política de atenção aos idosos, destino da área do antigo Clube Português, Metrô, juventude, dentre outros temas.