Estudantes e moradores lotaram o atracadouro de Bom Jesus dos Passos hje (13) para recepcionar, ao som de uma banda de música, o candidato à reeleição pela coligação Força do Brasil em Salvador, João Henrique. Acompanhado de seu companheiro de chapa e de candidatos à Câmara Municipal, João Henrique caminhou pelas ruas da localidade, sem que a criançada largasse suas mãos. Antes disso, visitou Paranama, onde também foi saudado calorosamente pela população.
¨Eu gosto muito dele porque ele faz coisas boas para a gente", disse Natali Ferreira, 10 anos, estudante da 4ª série da Escola Municipal Dr. Antonio Carlos Magalhães, em Bom Jesus. É que durante a administração de João Henrique, os estudantes das ilhas de Salvador ganharam o vale-lancha, que dá direito a se locomover de barco para estudar no continente sem pagar passagem.
As mães que moram nas ilhas são quem mais agradecem esse benefício. "Foi o único que fez isso pelo povo das ilhas. Antes, tínhamos dificuldades de manter nossos filhos nas escolas", salientou a dona de casa Joselita dos Santos, 30 anos, nascida e criada em Bom Jesus. "Ele mora no coração da gente porque é um bom prefeito", destacou a dona de casa Edna dos Santos Brito, 50 anos.
O estudante Murilo Judai de Souza Correa, 17 anos, que estava com um grupo de karatecas para saudar o candidato do PMDB, vai além do vale-lancha. "Ele é um ótimo prefeito, não há o que se questionar. Além do transporte grátis, ele fez banho de luz e iluminou o nosso campo de futebol".
Sincero
Inaê Lima, 10 anos, e Adélia da Costa, 11, elogiaram a administração de João. "Ele é sincero, ajudou nossa cidade, enquanto os outros prefeitos nada fizeram", disse Adélia, enquanto Inaê deu seu recado: "João, ganhe as eleições para continuar fazendo por nós".
João Henrique discursou na Praça da Rua do Fogo e foi homenageado por vários moradores, que fizeram questão de se pronunciar. Dona Luzia Mara Pereira, 57 anos, leu uma carta elogiando a administração do prefeito, em nome das mães das ilhas, que emocionou João Henrique. "Não vai existir nenhum prefeito como ele. Adoro o que ele fez e faz por nós".
Vendendo seu amendoim torrado, aproveitando o movimento na praça, Djanira Alcântara, conhecida como D. Mira, 64 anos, exaltou com alegria os benefícios recebidos. "Nasci e me criei aqui. Pela primeira vez na vida vi tantos benefícios como esses que João trouxe para cá. Antes não tínhamos nada", desabafou. Sua opinião é compartilhada com o marítimo aposentado João Lito, 66. "Para mim, o melhor prefeito que a ilha já viu. Dou nota dez e torço para que vença nas urnas para continuar melhorando as nossas vidas aqui".
Em Bom Jesus dos Passos, João Henrique reformou a colônia de pesca, a escola municipal e o posto de saúde. Pavimentou logradouros e levou para a localidade, além de luz e água, um banco popular, dentre outros benefícios. Lá instalou uma mini-prefeitura para atender a população em serviços, regularizou a limpeza pública, e implantou o Tele-centro, um programa de inclusão digital. "Se aprendi a usar internet e hoje tenho e-mail, é porque estudo no Tele-centro", contou a pequena Laila Farias Conceição, 9 anos.
Preservação
A novidade mais recente é que a ilha de Bom Jesus foi transformada em área de preservação ambiental."Esse decreto vai preservar a ilha contra a devastação, queimadas e especulação imobiliária. Preservando o verde das ilhas, aumentamos o seu potencial turístico, revertendo-se em emprego e renda para a população", disse João Henrique.
Antes de visitar Bom Jesus, João Henrique caminhou pelas ruas de Paramana, ouvindo a população. "O que ele fez por nós, não dá para esquecer. Se ele tiver mais quatro anos, vai ter tempo de fazer muito mais por nós", salientou Luciene Nascimento Silva, 54 anos, que chegou em Paramana quando tinha 15 anos.