Política

SETORES DA JUVENTUDE SE INTEGRAM A "ONDA VERDE" DO CAPITÃO FÁBIO

Vide
| 12/09/2008 às 09:27
   Setores da juventude de Itabuna assumiram a "Onda Verde", movimento de apoio ao futuro candidato a prefeito Capitão Fábio (PMDB) que chegou aos quatro cantos de Itabuna defendendo a total reconstrução socioeconômica do município.

  São Jovens trabalhadores e estudantes das redes pública e privada do município que encontraram em Fábio o líder ideal para promover as mudanças sociais e implementar as políticas públicas de geração e emprego, renda e de proteção às crianças e adolescentes.


  Estimular o Protagonismo Juvenil é um dos pontos do Programa de Governo de Fábio no que diz respeito aos jovens itabunenses. Em parceria com organismos públicos e privados, o futuro prefeito de Itabuna executará inúmeros projetos sociais de alta relevância.

  Os ministérios da Integração Nacional, da Saúde e do Trabalho serão alguns dos parceiros de Fábio, a partir de janeiro de 2009. Ele contará também com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães e de outras organizações não-governamentais.

- Na nossa Administração, os jovens serão ouvidos. Eles discutirão as questões ligadas à criança e ao adolescente, apresentarão alternativas para temas regionais. Darei atenção especial ao atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei e aos seus pais - disse Fábio. 


Escola: extensão
da casa

O estudante João Victor Azevedo, de 18 anos, residente no bairro São Caetano quer que Fábio coloque em prática a escola como a extensão da sua casa. "Gostaria de ver todas as ações, todos os eventos sociais sendo realizados na escola, organizados por adolescentes: aniversários, casamentos, batizados, torneios, serestas, cultos religiosos, mutirões, apresentações de teatro e música, palestras, debates, exibição de filmes.

Tudo isso acontecendo no horário oposto às aulas, nos finais de semana e á noite, com a participação da comunidade, em todas as escolas da cidade", sugeriu.


Segundo João Victor, enquanto os jovens estiverem na escola, discutindo ações e projetos, ouvindo palestras e organizando eventos, não estarão na rua cometendo infrações. Assim, ao mesmo tempo em que Itabuna estiver formando cidadãos, orientando-os e estimulando-os à pesquisa e ao estudo, estará também preservando o patrimônio da escola, construindo bibliotecas, fazendo com que a família, os professores, os alunos e a comunidade estejam unidos e cada vez mais fortalecidos.

-
Dessa forma, não falaremos em punição, pois os alunos estarão na escola, cuidando dela, orientados pelos pais, professores e autoridades, tendo essas ações divulgadas na Imprensa - acrescentou Poliana Rebouças, 18 anos, aluna da Escola Técnica de Enfermagem do Hospital Manoel Novaes, e residente no bairro Mangabinha. "Por isso é que estou com Fábio e Acácia, porque sei que eles vão ouvir as propostas e sugestões dos jovens, deixando-os executar ações de maneira autônoma", Sua opinião é comungada com a de Inajá Borges, 19 anos, estudante de Fisioterapia da FTC-Itabuna.


Jovem: ser responsável


Aluna da Escola Técnica de Enfermagem de Itabuna-ETEI, Leonídia Gonçalves, 25 anos, residente no São Caetano, lembrou que para crescer e se tornar responsável, o jovem itabunense deve ser o ator principal de suas ações, conhecendo direitos e deveres, se preparando para ser um verdadeiro cidadão e assumir os destinos desta cidade.

"Como poderemos despertar a atenção da criança e do adolescente itabunense para os problemas sociais da cidade, se os eventos, as ações e os projetos que dizem respeito a eles são elaborados e realizados sem a participação dos jovens?", indagou.

Fábio está anunciando a implementação, no município, de uma Política Municipal de Defesa e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e o funcionamento efetivo do FIA-Fundo para a Infância e Adolescência, em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Com essas propostas, o futuro prefeito de Itabuna contribuirá para promover, qualificar e garantir a participação de adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas do município.