2. Em primeiro lugar, saltam aos olhos de qualquer um o fato de Walter Pinheiro e João Henrique, cujos partidos comandam as duas maiores maquinas publicas do Estado - Governo e PMS -, tenham arrecadado, entre os competitivos, as menores quantias, respectivamente R$ 849.789 e 1.309.929.
3. No tocante a Imbassahy, verifica-se que arrecadou R$ 2.224.633,00, que equivale a quase três vezes o montante declarado por Pinheiro e 70% a mais do informado por JH. Entretanto, percebe-se que a campanha tucana não possui nem metade da visibilidade nas ruas das outras citadas, sendo raras as pichações e placas pela cidade.
ITENS FINANCEIROS | ACM NETO | IMBASSAHY | JH | PINHEIRO |
RECEITA | ||||
| ||||
Pessoais | - | 8.490 | - | - |
Pessoas Fisicas | 40.000 | 49.650 | 11.500 | 146.527 |
Pessoas Juridicas | 932.694 | 730.000 | 383.824 | 326.427 |
Outros Candidatos/Comitês | 1.882.000 | - | 914.605 | 2.835 |
Fundo Partidario | - | 130.000 | - | - |
Outras Via Partido | - | 1.326.493 | - | 374.000 |
Realização de Eventos | 390.000 | - | - | - |
DESPESA |
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Pessoal | 94.895 | 59.794 | 309.734 | 96.024 |
Locação / Cessão de Imóveis | 108.956 | 28.000 | 65.603 | 71.929 |
Materiais Impressos | 386.105 | 73.332 | 153.094 | 59.070 |
Placas, faixas e banners | 12.500 | 35.700 | - | 30.078 |
Serviços de Terceiros | 159.801 | - | 260.900 | 101.133 |
Carros de Som | 55.000 | 49.000 | 184.500 | 31.625 |
Rádio, Televisão ou Vídeo | 1.402.863 | 922.317 | 182.000 | 50.000 |
Jingles, Vinhetas e Slogans | 82.164 | 533.100 | 20.000 | - |
4. No caso de Pinheiro, chama atenção que somente gastou com o programa de radio e televisão cerca de R$ 50.000, quantia insignificante para quem conhece a produção de mídia eletrônica no nível da propaganda do PT.
5. Quanto a JH, o que intriga é o grosso da receita, cerca de 70%, ter vindo de Outros Candidatos/Comitês, dando a entender que se quer revelar a origem dos recursos, através de uma operação triangular, ou pessoas de peso querem fazer questão de marcar a sua participação na arrecadação de fundos.
6. A origem dos recursos para gastos nas campanhas dos prefeituraveis nas grandes cidades da RMS e do interior parece que está muito camuflada, pois o valor médio por eleitor captado pelos candidatos em cada municipio não passa de R$ 3,21, coisa inimaginável para quem conhece a estrutura política usada na Bahia.
O quadro abaixo mostra
a posição de cada município.
MUNICIPIO | ELEITORADO | CAPTAÇÃO | R$/ELEITOR |
|
|
| |
Alagoinhas | 94.360 | 192.846 | 2,04 |
Barreiras | 77.839 | 1.005.364 | 13,71 |
B. J. da Lapa | 41.426 | 146.400 | 3,56 |
Brumado | 39.173 | 214.152 | 5,48 |
Camaçari | 124.140 | 893.925 | 7,21 |
Cruz das Almas | 33.626 | 102.486 | 3,09 |
Eunapolis | 65.503 | 387.825 | 5,95 |
Feira de Santana | 346.592 | 198.377 | 0,57 |
Guanambi | 52.837 | 121.516 | 2,32 |
Irece | 41.103 | 134.900 | 2,26 |
Itaberaba | 33.440 | 99.470 | 3,00 |
Ilhéus | 126.567 | 125.283 | 0,99 |
Itabuna | 130.889 | 344.077 | 2,64 |
Itamaraju | 36.120 | 25.100 | 0,69 |
Itapetinga | 37.193 | 109.924 | 2,94 |
Jequié | 105.687 | 194.625 | 1,84 |
Juazeiro | 119.601 | 435.068 | 3,65 |
Jacobina | 45.507 | 116.467 | 2,57 |
Lauro de Freitas | 90.547 | 699.334 | 7,76 |
Luis E. Magalhães | 22.431 | 448.618 | 20,36 |
Paulo Afonso | 69.906 | 243.929 | 3,52 |
Porto Seguro | 68.018 | 247.684 | 3,63 |
Santo AntÔnio de Jesus | 58.908 | 27.000 | 0,46 |
Teixeira de Freitas | 84.144 | 192.567 | 2,28 |
Valença | 55.042 | 207.818 | 3,76 |
Vitoria da Conquista | 195.365 | 142.070 | 0,72 |
TOTAL | 2.195.964 | 7.056.825 | 3,21 |
| |||
7. Em termos nominais, a liderança na arrecadação de recursos está com Barreiras, seguida de Camaçari, Lauro de Freitas e Luis Eduardo. Quanto ao per capita de eleitor, está na disparada Luis Eduardo, vindo bem atras Barreiras e empatados Camaçari e Lauro, com 1/3 do índice do primeiro.
9. As prestações de contas, referentes aos meses de julho e agosto, dos candidatos a vereador, em Salvador, que estão estampadas no site do TSE, têm um quê de ficção, pois os números financeiros não traduzem as campanhas que estão nas ruas a vista de todos.
10. Para se ter uma idéia dos custos somente com peças de publicidade, aqui vão alguns valores: Placa de lona de 4 m² : R$ 120,00; Milheiro de santinhos : R$ 800,00;
Pintura de muro : R$ 15,00; Bandeira : R$ 15,00; Adesivo :R$ 0,50.
11. Abaixo a lista com os gastos dos principais candidatos, sendo que a grande maioria gastou quase exatamente o que arrecadou, poucos gastaram mais do captado e alguns ainda tem saldo para torrar.
CANDIDATO | PARTIDO | GASTOS(R$) |
| ||
DEM | 147.135,62 | |
" | 26.042,19 | |
" | 13.072,17 | |
" | 17.234,00 | |
" | 10.664,77 | |
" | 21.377,09 | |
" | 36.148,29 | |
LEANDRO LOBO | " | 13.398,29 |
" | 11.419,50 | |
PC do B | 1.237,70 | |
RUI OLIVEIRA | " | 1.022,90 |
" | 33.741,19 | |
REGINALDO OLIVEIRA | " | 64.104,50 |
" | 63.458,12 | |
" | 29.046,49 | |
PDT | 44.689,51 | |
ODIOSVALDO VIGAS | " | 18.434,55 |
" | 23.380,65 | |
" | 600,00 | |
PMDB | 22.161,90 | |
" | 60.135,53 | |
" | 825,00 | |
" | 37.632,07 | |
" | 16.810,80 | |
" | 105,00 | |
" | 3.455,00 | |
" | 15.575,60 | |
" | 95.450,94 | |
" | 77.207,50 | |
" | 3.763,30 | |
" | 17.218,49 | |
PPS | 15.129,21 | |
ISNARD ARAUJO | PR | 26.889,90 |
PRB | 16.998,57 | |
PRP | 14.419,80 | |
" | 4.930,00 | |
" | 4.407,94 | |
PSB | 36.858,47 | |
" | 8.170,15 | |
PALHINHA | " | |
" | 11.510,00 | |
PSC | 28.145,08 | |
PSDB | 24.565,46 | |
" | 52.501,05 | |
" | 7.348,84 | |
PAULO CAMARA | " | 44.438,76 |
" | 6.244,75 | |
" | 37.363,27 | |
PSL | 19.214,00 | |
PT | 2.467,70 | |
" | 86.183,37 | |
" | 20.102,00 | |
" | 59.162,50 | |
" | 20.872,20 | |
" | 14.719,59 | |
PT do B | 4.452,40 | |
PTB | 18.683,60 | |
ARTUR NAPOLEÃO | " | 11.127,80 |
PTC | 27.018,95 | |
PTN | 10.160,58 | |
" | 7.350,00 |