Vide
Jardim das Rosas Muniz Guillar, no Dique, abandonado, Ô, que coisa! Ninguém merece. (Foto/BJá)
Foto:
Miudinhas globais:
1. A campanha em Salvador perdeu o prumo. João Henrique "bate" em Pinheiro e Imbassahy e seus adversários dizem que eles estão "juntos" desde o último debate Band Bahia. Imbassahy e Pinheiro "batem" em Neto e este diz que os dois estão unidos numa causa comum. Pinheiro "bate" em João e em Neto, mas, de fato, poupa Imbassahy. E Neto, "bate" em Imbassahy e em Pinheiro, e, eventualmente, solta uma farpa contra João.
2. O certo é o seguinte: ninguém quer ficar fora da polarização. Aquele que se ater somente a propostas dança. A população gosta de propostas, mas, adora uma polêmica, o que, no jornalismo (até indevidamente) se chama de bate-boca. Em campanha política não existe o tal do "alto nível" a que se propõem os candidatos.
3. Até o final da campanha o clima deverá esquentar de vez. Pelo que estamos presenciando, num segundo turno, alianças deverão ser mesmo entre Neto + João; Imbassahy + Pinheiro. A questão é saber quem irá ao segundo turno. De repente, pode dar Neto e João. E aí, como ficariam Pinheiro e Imbassahy? E se acontecer o inverso e der Imbassahy e Pinheiro, o que aconteceria com João e Neto.
4. Na base, no povão, diz-se que os políticos são todos iguais. Depois eles se entendem e se abraçam entre sí. A história, aliás, tem mostrado que é assim mesmo, salvo raríssimas exceções.
5. De acordo com o resultado da pesquisa IPESQ registrada no TRE sob nº 252/2008, o candidato a prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PP), se as eleições fossem hoje teria 69,5% dos votos, contra 21,7% da candidata Márcia Carneiro Dias (PMDB).
6. A pesquisa revelou ainda que 74% dos eleitores matenses acreditam na vitória de João e apenas 9% apostam na vitória da candidata do PMDB. A pesquisa tem uma margem de erro de 3.8 e foi realizada no dia 08 deste mês pelo Instituto IPESQ que entrevistou 650 eleitores matenses e foi encomenda pela coligação de Gualberto.
7. Pesquisa CNN nos Estados Unidos revela que a ameça ao terrorismo é a questão mais importante para os eleitores norte-americanos. Em Salvador, a crescente onda de violência é o item mais destacado em todas as pesquisas, Conseguiu superar a questão do emprego/desemprego.
8. Daí que o candidato a prefeito que apresentar a melhor proposta aos olhos dos eleitores nesse campo leva vantagem. Por ora, quem está na frente nesse segmento é ACM Neto com o BBB bairros e outros. Pra completar, toda vez que morre um militar (e em 24 horas foram dois sargentos da PM metralhados) na guerra contra o tráfico de drogas, o Democratas amealha mais uns votinhos.
9. Os auditores fiscais do Estado adotaram o 11 de setembro como dia de luta da categoria. Qualquer semelhança com o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos é mera conincidência, assim como, a observação de que o secretário Martins é o Bin Laden dos auditores, idem-idem.
10. Até Alckmin, o santo homem da Opus Dei candidato tucano a prefeito de São Paulo mudou de marketeiro faltando 25 dias para terminar a campanha, enquanto Dunga insiste em ficar. Só falta chamar o pé-frio do Pelé para ser seu assessor de marketing.
11. Falar nisso, pelo que foi colocado no ar no programa do João, hoje, às 13h, na telinha, nada de moleza para Pinheiro e Imbassahy. João criou até dois quadros novos: o Direito de Pergunta (pra contrabalançar o direito de resposta de Pinheiro) e o Direito de Resposta do Povo, com populares "elogiando" Pinheiro, da cintura pra baixo.
12. Grave: o promotor de Justiça Ramires Tayrones, do MP, disse que os advogados presos (e soltos) na Operação Janus tem penetração no Poder Judiciário entre desembargadores. Ou seja, são colarinhos brancos engomadíssimos.
13. O "terrorista" Juca Ferreira, atual ministro da Cultura, vai "mamar" R$100 mil da viúva por seus atos de patriotismo. E eu pensei que a revolução bolchevique era coisa para idealistas.
14. A campanha de Itabuna na TV também opotou por apresentadoras negras. A galera está com uma discrimação com as loiras terrível.
15. A popularidade de Lula com 65% de ótimo/bom deve beneficiar Pinheiro e/ou João. Vai depender do direcionamento de uma falinha do "home" para um desses dois candidatos. Se não vier o apoio direto, a briga fica por conta do marketing. Quem for mais competente leva a melhor. Por ora, o PMDB tá na frente.
16. O embargo de obras no Aeroclube pela Justiça Federal e Ministério Público Federal, pode fechar o Call Center do Banco do Brasil. O pessoal tá preocupado. Na segunda, aprovados BB/CEF se reúnem no Ginásio de Esporte do Sindicato dos Bancários. Temem a transferência do Call Center para outra capital.
17. Para facilitar a realização da passeata da "7ª Parada do orgulho Gay", no próximo domingo (14), a Prefeitura do Salvador, através da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), autorizou o reforço de ônibus nas imediações do local do evento, que vai ter saída do Campo Grande.
18. Para servir melhor aos participantes da parada, 77 linhas deverão operar com a frota máxima de pico de sábado, das 15 às 23 horas. As linhas com destino à Baixa dos Sapateiros deverão, a partir das 15 horas, fazer o retorno no Terminal da Barroquinha.
19. Como tem gay e simpatizantes nesta cidade da Bahia. A turma tá dizendo que vai faltar ônibus pra quantidade de gente.
20. Agenda dos candidatos a prefeito de Salvador no final de semana:
21. Imbassahy, sábado, 13, 9h30min - Visita ao Conjunto ACM, no Cabula; 10h30min - Caminhada em Cosme de Farias; 12h30m - Visita na Padre Eloi, em Brotas. Domingo, 10h, Carreata no Subúrbio; 13h - Caminhada no Uruguai, comunidade 6 de Janeiro.
22. João Henrique, sábado, 8h, visita a Ilha de Bom Jesus; Domingo, 9h, carreata na orla com ponto de encontro no Jardim dos Namorados.
23. ACM Neto, sábado, 13, participa de caminhada na Palestina e carreta partindo de Ilha Amarela com direção a São João do Cabrito. Já no domingo (dia 14), ACM Neto faz campanha em Ilha de Bom Jesus, Paramana e Ilha de Maré.
Sábado - dia 13/09 10:30h - Caminhada na Palestina 11:30h - Carreata Ilha Amarela (Rio Sena) - São João do Cabrito (Rua dos Ferroviários)
Domingo - dia 14/09 10h - Ilha Bom Jesus 10:40 - Ilha Paramana 11h - Ilha de Maré (Praia Grande).
24. O candidato Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), realiza cminhada, neste
sábado (13), no bairro da Liberdade, com o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. A concentração será no Largo do Tamarineiro, às 9 horas, e o ato segue até o Plano Inclinado da Liberdade.
25. À noite, o candidato se reúne com representantes de blocos carnavalescos, na sede do Apaches do Tororó, a partir das 20 horas. No
domingo (14/08), Pinheiro faz grande carreata pelas ruas de Cajazeiras, saindo da sede da LIMPURB, na BR-324, às 9 horas.
26. Chega de política. Agora vou "passar" minha baiana para o desfile da Parada Gay. Vou disfarçado de Carmem Miranda.
27. Que loucura! Os candidatos a prefeito não vão a Parada Gay? Estima-se público entre 500 a 600 mil pessoas no centrão de Salvador.
28. O candidato Walter Pinheiro, do PT, perdeu o direito de resposta de 1'18" que havia sido concedido pela juíza da 17ª Zona Eleitoral contra o programa de João Henrique (PMDB), por tê-lo acusado de traição. O direito de resposta era para ter sido aplicado no programa de hoje, do PMDB, no horário de meio-dia.
29. O pessoal do PT, que teria 36 horas depois da sentença para veicular a peça, simplesmente nem levou a fita na TV Itapoan, emissora que está gerando o programa eleitoral nesta semana. Perderam o prazo e, em consequência, perderam o direito. No horário que deveria ter sido ocupado pelo direito de resposta, ficou no ar uma cartela azul do TRE.
30. Agora, veja o que diz o comando da campanha do PMDB: Não há dúvida de que o PT não usou o tempo porque não tinha mesmo resposta a dar.
31. Por conta do filmete da "surra" usado por Imbassahy para atacar Neto, o DEM ameaça não coligar com o PSDB em 2010, em nível nacional.