Política

PESQUISA IBOPE MOSTRA CRESCIMENTO DE KASSAB EM SP E QUEDA DE MARTA

Vide
| 12/09/2008 às 21:19
Kassab se iguala a Alckmin e pode disputar segundo turno com Marta Suplicy (Foto/Div)
Foto:
  A candidata à prefeitura de São Paulo Marta Suplicy (PT) disse que recebeu com naturalidade a queda de quatro pontos percentuais da pesquisa Ibope. Ela tinha 39% e agora aprece com 35%. "Recebemos o resultado da pesquisa com tranqüilidade. É uma oscilação dentro da margem de erro", afirmou.

O levantamento foi encomendo pela TV Globo e o pelo jornal O Estado de S. Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Marta comentou sobre sua colocação nas últimas pesquisas. "Estamos consolidados em primeiro lugar, com ampla vantagem sobre os segundos colocados, que estão 'embolados'. Continuaremos nossa campanha propositiva, sem nos intimidar com os ataques", disse.


De acordo com a pesquisa, empatados em segundo lugar aparecem o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) ambos com 21%.


RIO DE JANEIRO

 a pesquisa do Ibope, divulgada nesta noite, aponta que o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB) lidera em intenções de voto com 27%. Ele está empatado tecnicamente com o candidato Marcelo Crivella (PRB) que tem 23%. Jandira Feghali (PCdoB) soma 9% das intenções de voto.
 
O candidato do PV, Fernando Gabeira, é o quarto candidato a aparecer na pesquisa, com 6%, seguido de Solange Amaral (DEM), com 5%, Alessandro Molon (PT), com 4%. Chico Alencar (Psol) e Paulo Ramos (PDT) estão empatados com 1%. Os candidatos Vinicius Cordeiro (PTdoB), Antônio Carlos (PCO) e Filipe Pereira (PSC) não alcançaram 1%. Eduardo Serra (PCB) não foi citado.

O percentual de eleitores que disse que votaria em branco ou nulo ficou em 12% e 11% não souberam responder. A pesquisa, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo ouviu 1001 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento está registrado na 228ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, sob o registro nº 28/08.

BELO HORIZONTE

A quarta pesquisa do Ibope mostrou que o candidato do PSB à prefeitura de Belo Horizonte (MG), Márcio Lacerda, lidera a disputa com 42% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece a candidata do PCdoB, Jô Moraes, com 12%, que está empatada tecnicamente com Leonardo Quintão (PMDB), que tem 11%. Gustavo Valadares (DEM) ficou com 2%, Sérgio Miranda (PDT), Vanessa Portugal (PSTU), Jorge Periquito (PRTB) e Pepê (PCO) tiveram 1%. André Antônio Alves (PTdoB) não atingiu 1%.

O percentual de indecisos é de 20% e 9% dos entrevistados pretendem votar em branco ou anular. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, ouviu 805 eleitores entre os dias 8 e 10 de setembro e está registrada na 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte sob o número 64564/2008.



RECIFE

O candidato João da Costa, do PT, aparece com 46% das intenções de voto na corrida pela Prefeitura de Recife, mantendo a liderança isolada, segundo pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela TV Globo e divulgada nesta sexta-feira, 12. Como as intenções de voto em Costa são maiores do que o total dos índices dos concorrentes, o petista pode vencer já no primeiro turno. Costa, que é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo atual prefeito do Recife, João Paulo (PT), oscilou negativamente um ponto porcentual, de 47% para 46%.