Vide
O candidato Democratas fez caminhada no bairro da Cidade Nova (Foto/Max Haack)
Foto:
O candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou hoje (dia 12) que a falta de visão dos demais candidatos ao Palácio Thomé de Souza com relação aos recursos tecnológicos é mais um sinal de que eles querem manter Salvador no passado.
Numa resposta ao candidato Antonio Imbassahy (PSDB), que atacou a proposta do Big Brother Bairro, Neto disse, numa reunião com comerciantes, membros de ONGs e líderes comunitários da Liberdade e em entrevista ao jornal Bahia no Ar, da TV Record, que é "ignorância afirmar que os bandidos vão atirar nas câmeras do circuito de videomonitoramento".
"Sabemos que existem equipamentos modernos que servem para blindar as câmeras móveis, que estarão escondidas", lembrou o candidato.
FAMILIA PERSEGUIDA
No encontro com comerciantes, ACM Neto também respondeu à utilização, por parte de Imbassay e do candidato Walter Pinheiro, de um discurso duro que fez em 2005, na Câmara Federal, criticando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O trecho editado do discurso está sendo exibido na propaganda eleitoral do tucano e do petista - os dois decidiram se unir para criticar o democrata. Neto lembrou que, naquele momento, quando ele era um dos principais investigadores do escândalo do mensalão, a sua família estava sendo perseguida por agentes da Agência Brasileira de Inteligência.
O candidato democrata ressaltou, no entanto, que não faria o mesmo discurso novamente, admitindo que exagerou.
Neto lamentou a ausência de propostas de seus adversários, afirmando que a edição do discurso foi um golpe sujo, já que os seus adversários deveriam mostrar o discurso na íntegra. "Nós temos as melhores propostas para levar Salvador ao patamar de cidade modelo do Brasil. Os meus concorrentes copiam as minhas idéias e, sem argumentos bem definidos, partem para a agressão e baixaria", alfinetou.
ACM Neto defendeu que, para conseguir administrar Salvador, cidade que possui uma diversidade de culturas, credos, pessoas e costumes, é fundamental que a prefeitura realize um trabalho de proximidade. "O desafio do novo prefeito é tirar as decisões da prefeitura do gabinete e levar para os bairros através da criação dos Centros Municipais de Gestão", disse. "Assumo o compromisso imediato de implantar um destes centros aqui na Liberdade".
Cidade Nova
Hoje pela manhã (dia 12), ACM Neto também fez caminhada na Cidade Nova, onde ouviu queixas principalmente sobre a falta de segurança. Na ocasião, o democrata visitou escolas, academias, além de ter percorrido pelas ruas cumprimentando as pessoas por onde passava.
"As pessoas precisam se sentir seguras e para isto sugiro a criação da Secretaria de Prevenção à Violência, que é a minha principal proposta para a área da segurança pública", disse, lembrando que, antes dele, nenhum outro candidato havia discutido a questão, pois acreditavam que o assunto era de responsabilidade do governo do estado.
ACM Neto afirmou que quer transformar os guardas municipais em agentes comunitários de segurança, fazendo com que eles atuem de forma integrada com a comunidade e com as polícias militar e civil. "Hoje em dia, o guarda municipal não funciona, não opera na cidade. Queremos implantar o Big Brother Bairro, um programa complementar de segurança, que é o videomonitoramento das áreas onde há maior incidência de violência, levando os olhos da polícia aonde nem sempre o policial está", afirmou.