Política

DATAFOLHA APONTA JOÃO COMO 2º PIOR AVALIADO ENTRE OITO CAPITAIS

Vide
| 12/09/2008 às 14:06
Em oito capitais pesquisadas pelo DataFolho, João tem a segunda pior avaliação com nota 5.2 (F/D)
Foto:
   O prefeitos de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), foram os mais bem avaliados pela pesquisa Datafolha feita em oito capitais. Conforme o levantamento, Richa obteve nota 8 numa escala de 0 a 10. A de Pimentel foi 7,6.


  Candidato à reeleição, o tucano lidera as pesquisas de intenção de votos na capital paranaense. Se a eleição fosse hoje, Richa venceria no primeiro turno com 74% dos votos, conforme a pesquisa Ibope divulgada na noite de anteontem. A segunda colocada, Gleisi Hoffman (PT), obteve 13%.


  Já Pimentel não pode se reeleger porque cumpre o segundo mandato, mas apóia o candidato Marcio Lacerda (PSB), que lidera a pesquisa na capital de Minas Gerais com 42%.


  Com nota média de 7,3, o prefeito de Recife, João Paulo (PT), é aprovado por 64% dos eleitores e desaprovado por 12%. O candidato dele à sucessão, o petista João da Costa, está bem colocado na pesquisa eleitoral: é líder com 45%.


  Em Fortaleza, a prefeita e candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT), é aprovada por 49% e desaprovada por 16%. Ela tem nota média de 6,4 e lidera a última pesquisa de intenção de votos com 44%.


  Em Porto Alegre, o prefeito e concorrente à reeleição, José Fogaça (PMDB), vive situação um pouco menos confortável. Ele é aprovado por 47% e desaprovado por 19%. A nota média do peemedebista é 5,9.


  Com nota média de 5,7, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), é o sexto --45% o aprovam e 23%, não. Na última pesquisa de intenção de votos do Datafolha, o prefeito paulistano aparece com 18%, tecnicamente empatado em segundo lugar com Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 22%.


Rejeitados


De acordo com a pesquisa Datafolha, o prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), vem em último lugar na avaliação dos prefeitos, com nota média de 4,5.


Maia é o único cuja taxa de reprovação (40%) supera a de aprovação (26%). Para sucedê-lo no cargo, Maia apóia Solange Amaral (DEM), que tem apenas 7% nas pesquisas.


Em situação um pouco melhor que a de Maia está o prefeito de Salvador e candidato à reeleição, João Henrique Carneiro (PMDB). A taxa de aprovação dele é igual à de reprovação (29%). A nota obtida pelo peemedebista foi de 5,2. A última pesquisa de intenção de votos o colocou em segundo lugar, com 21%, atrás de ACM Neto (DEM), que tem 28%.