Desportistas de Lauro de Freitas estiveram no Clube Santos para reafirmar apoio à prefeita Moema Gramacho, candidata à reeleição pela Coligação A Força do Povo, e manifestar aprovação à política implantada na atual gestão para o esporte. Atletas do boxe, jiu-jitsu, futebol, basquete, vôlei, xadrez, skate, surf e outras modalidades marcaram presença.
Ao lado da prefeita, o secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o assessor do Ministério do Esporte Alcino Reis Rocha, a deputada federal Alice Portugal e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Vicente Neto.
"Acabou a política do kit para apadrinhados. Agora os atletas são incentivados a se organizarem para caminhar junto com a administração" resumiu o instrutor de boxe Elias Roberto dos Santos. Reizinho, como é conhecido no meio desportivo, lutou muitos anos para ver implantado seu projeto de atrair jovens carentes para o esporte através do boxe. Só conseguiu na gestão de Moema.
'Hoje temos mais de mil crianças e adolescentes e 20 professores dentro do projeto Lutar para Vencer". Ele encontrou espaço em projetos desenvolvidos no município, como o Escola Aberta, o Programa Segundo Tempo e escolas da rede municipal.
PROGRAMA
O Segundo Tempo desenvolvido em Lauro de Freitas abriga milhares de jovens no contraturno da escola. Alcino Reis, que participou do encontro representando o ministro Orlando Silva, disse que o município deu ao esporte o caráter de política de inclusão, como propõe o governo Lula.
"Essa cidade toda precisa saber que aqui se implantou uma política vitoriosa no esporte, que é exemplo para o país". Alcino disse ainda que o esforço da prefeita Moema Gramacho e do secretário Vicente Neto em busca de recursos é reconhecido em Brasília.
O secretário Nilton Vasconcelos também assegurou o apoio de Wagner para o esporte no município. "Pela primeira vez o Estado tem um programa de construção de grandes piscinas em cidades do interior", disse reforçando a proposta do esporte como fator de inclusão social.
Depois de enumerar os programas voltados para o esporte desenvolvidos na sua gestão e apresentar propostas para os próximos quatro anos, Moema agradeceu aos parlamentares que se empenham para assegurando recursos ao município. Citou a deputada Alice Portugal, autora de emenda que está permitindo a construção da primeira Concha Acústica de Lauro de Freitas, e criticou duramente deputados do município que ignoraram a cidade nos últimos quatro anos.
"Um diz que mandou 5 milhões para o município. Quero saber onde está esse dinheiro, porque aqui não chegou. O outro destinou recursos públicos para um estádio na cidade do Prado, que inclusive tem o nome dele, e nada para Lauro de Freitas", disse sob aplausos.
marketing
A fala da prefeita lembrou aos capoeiristas os tempos em que serviram ao marketing das administrações anteriores, sem qualquer perspectiva de futuro. Hoje estão organizados em torno do Pólo de Capoeira. Muitos foram contratados como instrutores na rede municipal depois que a prefeita incluiu o esporte na grade curricular.
Como suporte para alavancar a capoeira na geração de renda, a Prefeitura construiu a Oficina do Pólo de Capoeira. A cooperativa ainda mantém uma loja no Complexo Hoteleiro de Sauípe para venda de confecções, instrumentos e souvenirs produzidos pelo Pólo.