Política

COLIGAÇÃO "A FORÇA DO POVO" DE JACOBINA ENTRA NA JUSTIÇA CONTRA DEM

Vide
| 11/09/2008 às 00:07
  A coligação "A Força do Povo", encabeçada pelos partidos PMDB, PR, PP, PTN, PV, PTB e PTdoB, deram entrada no cartório eleitoral da 46ª Zona Eleitoral, em Jacobina, na ação n º 305/2008, contra Valdice Castro Vieira da Silva e Luciano Antônio Pinheiro, candidatos a prefeito e vice, respectivamente, da coligação "Melhor para Jacobina", encabeçada pelo DEM ( Democratas).

A ação foi proposta também contra Leopoldo Moraes Passos, Antônio Nicolau Moura Cunha e Florisvaldo Santos Mota, por abuso de poder econômico e compra de votos, tendo como base fato ocorrido no dia 05/08, quando o candidato a vereador, Juliano Queiroz Novais, teria sido procurado com a proposta. Juntada aos autos como prova, está a quantia de R$ 1.070,00 reais, em moeda corrente.


Ainda segundo a peça oferecida à Justiça, Juliano Novais conta que recebeu, no escritório do contabilista Nicolau Moura, a importância de R$ 1.070 reais, como parte da negociação. Em um dos trechos da ação, assinada pelos advogados Bruno Tínel e Milton Cerqueira Pedreira, eles afirmam que "na condição de candidatos à eleição majoritária, a Srª Valdice Castro e seu vice, objetivando a sua vitória no pleito eleitoral, usaram de forma desenfreada, desleal e abusiva , todo poderio econômico, chegando ao absurdo de oferecer e entregar dinheiro , fato que resultou na captação irregular de votos".


A juiza eleitoral da 46ª Zona deverá concluir em até 15 dias o processo, ouvindo o Ministério Público Eleitoral. A delegada de polícia civil de Jacobina, Patrícia Marques, é a principal testemunha arrolada pela acusação pois presenciou, durante o depoimento de Juliano Novais na delegacia, a proposta de compra de voto, via telefone em viva voz, feita pelo denunciado Florisvaldo Mota à Novais.