Nos próximos dias, equipes de Pinheiro estarão nas portas de outras instituições de ensino superior, levando a mensagem do candidato para estudantes, professores e funcionários. As principais propostas destacadas pelo material de campanha são a transformação de Salvador na "Cidade do Conhecimento". Pinheiro tem usado um dado surpreendente: a capital da Bahia é a cidade do Norte e Nordeste que tem o maior número de faculdades e universidades.
Esta capacidade instalada pode ser movida a favor de um projeto de Cidade do Conhecimento e Cidade Digital, daí a proposta de criar em Salvador um Pólo de Pesquisa e Extensão, articulado com o Pólo Tecnológico a fim de desenvolver pensquisa de alta tecnologia e encubar empesas nas áreas de saúde, cultura, meio ambiente. Como membro atuante e atual presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Informática e Comunicação da Câmara dos Deputados, Pinheiro foi autor de várias iniciativas parlamentares em favor da educação, da ciência e da tecnologia. Iniciativas que ganharam maior impacto com a sua atuação como vice-líder do Governo na Comissão de Orçamento.
Pinheiro foi autor da emenda de criação das Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e articulou a inclusão no Orçamento de recursos para ampliação de números de vagas para matrículas nas universidades federais. O deputado é autor do projeto de lei que abriu no país, em 1999, o debate sobre a utilização de software livre; é autor do texto sobre política de informática e de muitas outras iniciativas no seu campo de atuação.
As principais propostas de Pinheiro e Lídice para a Educação são o ProUni Municipal, que ampliará a oferta de vagas nas faculdades particulares, que tem débitos tributários com a prefeitura; o projeto "Cidade Digital": em parceria com os governos federal e estadual, será disponibilizada internet banda larga gratuita nos bairros a partir das escolas, criando áreas de acesso livre à tecnologia da internet sem fio. "Toda criança até oito anos terá aprendido a ler, escrever e fazer as quatro operações", é a proposta básica para o ensino fundamental, ao lado da qualificação da escola e dos profissionais de educação.
Todas as ações na área educacional estarão articuladas pelo programa "Bairro Educador", que busca a educação integral, assim compreendida porque no turno oposto os estudantes participarão de atividades culturais, esportivas e profissionalizantes. Outra proposta é a criação de um Centro de Ensino Profissional no Subúrbio Ferroviário, com cursos de mecânica, hotelaria, logística, informática e outros.