Política

CANDIDATA DO PT EM ITABUNA DIZ QUE DARÁ PRIORIDADE A ÁREA DE SAÚDE

Vide
| 10/09/2008 às 11:11
Policlínica 2 de Julho está nos planos de recuperação da Saúde, com Juçara (Foto/Div)
Foto:
   A maior preocupação do itabunense é com a saúde pública. Hoje, além da humilhação de passar a noite na  fila para conseguir marcar uma consulta, a precariedade no atendimento gera temor pela  péssima qualidade do serviço prestado nas unidades, a exemplo do Hospital de Base.

   A candidata a prefeita Juçara Feitosa (PT) anunciu que o setor saúde pública será uma das suas prioridades. A falta de compromisso da atual administração - segundo Juçara - fez com que o município perdesse a condição de gestor da saúde.   

  Juçara quer que Itabuna retome a condição de referência em saúde pública, avançando ainda mais, melhorando os seus índices. Segundo relatório de gestão do SUS, entre 2001 e 2004 foram realizadas 3.484.364 consultas na rede de atenção básica. Somente as consultas básicas somaram 816.605; para cirurgias gerais foram 36.465, enquanto que os procedimentos odontológicos chegam a 1.296.504, quase 1 milhão e 300 mil procedimentos.

  

Gestão eficiente

A saúde foi municipalizada em 2001, e Itabuna passou a prestar serviços a mais de 100 municípios da região. Em 2003, Itabuna alcançou a condição de gestor total dos serviços, incluindo a média e alta complexidade.

Também foi neste ano que o Ministério da Saúde conferiu grau de referência na prestação dos serviços para o Hospital de Base. Para isso foram três anos de investimentos, não só com a injeção de recursos, mas também na implantação de serviços e programas em parceria com o Governo Federal.


Foram implantados vários programas como a Central de Regulação, a Policlínica 2 de Julho, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia, a Farmácia Popular, o Centro de Prevenção em Oncologia, Samu 192, Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Odontocentro entre outros. Além disso, em 2003 o Hospital de Base realizou cerca de 400 cirurgias por mês, também prestando um bom atendimento hospitalar, ambulatorial e laboratorial, além da urgência e emergência no  pronto-socorro.

     

Humanização


A situação era bem diferente do que se vê hoje. "Não só o Hospital de Base perdeu a qualidade que tinha, como toda a rede passa por dificuldades. Hoje os postos funcionam precariamente. A rede conveniada, envolvendo hospitais, clínicas e laboratórios, está  estrangulada. Itabuna já foi referência em Saúde. Precisamos recuperar essa condição, com investimentos e com respeito aos usuários do sistema de saúde", afirma Juçara.


Para isso, suas prioridades são a humanização do atendimento, fazer funcionar a central de regulação e garantir que o médico atenda de maneira satisfatória todos os pacientes. Outra preocupação é acabar com a necessidade de as pessoas passarem a noite nas filas para marcar consulta e conseguir um atendimento médico. "Meu compromisso é, desde o primeiro dia de governo, trabalhar para acabar com a dor e a humilhação que a atual administração impôs ao povo. Vamos ampliar o número de postos de saúde, reabrir o pronto-socorro dos hospitais da Santa Casa e melhorar o atendimento no Hospital de Base", destaca Juçara.