Política

PMDB X PT CONTINUAM AS TURRAS NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE SALVADOR

Vide
| 08/09/2008 às 18:40
Grupo de jornalistas sob comando de Roque Mendes, na festa dos 70 anos do Moreira(F/BJá)
Foto:
  Miudinhas globais:

  1. Diz-se que as relações do ministro Geddel Vieira Lima com o governador Jaques Wagner são excelentes. Não se duvida disso. São dois líderes políticos experientes, bem posicionados na Bahia e com o governo do presidente Lula da Silva, daí que seria até uma burrice se brigassem entre sí. Não teria sentido lógico, matemático.

  2. O mesmo, no entanto, não se pode dizer entre as campanhas do PMDB e do PT em Salvador, dos candidatos João Henrique e Walter Pinheiro. O clima continiua tenso, duríssimo e o programa do PMDB, hoje, na TV, mostrou que não haverá moleza. Além disso, o comercial do "muda camisa" contra Pinheiro é arrasador.

  3. Nesta tarde de segunda feira, 8, a assessoria de Pinheiro divulgou uma nota (vide matéria no BJá) dando conta de que "adversários" estão destruindo suas propagandas de rua. E, nas entrelinhas, e que entrelinhas, está explicito que picham Pinheiro e pintam Lula é 15.

  4. Ora, ora: 15 é o número de João, o qual, é amigo e correligionário de Geddel e abomina Wagner. Ou pelo menos esquece de citar o governador em sua propaganda política. Daí que, não é muito estranha essa amizade toda de Wagner mais Geddel! Se assim fossem, diria o conselheiro Acásio, mandariam seus pupilos pararem de brigar.

  5. A estratégia do PMDB está claríssima. Detonou Imbassahy com críticas que o candidato do PSDB demorou de responder e ainda está tentando fazê-lo, e partiu para cima de Pinheiro. Quer conter a todo custo o avanço do candidato do PT, não permitindo que ele cresça e ocupe seu espaço no segundo turno.

  6. Até agora, a estratégia tem dado certo. Pinheiro cresce lentamente e está atordoado com as críticas do programa de João. Ainda não conseguiu sair do subúrbio e suas propostas, salvo a aliançca com Lula/Wagner não sensibilizaram o eleitorado. Mas, ainda assim, Pinheiro avançou bastante.

  7. Quanto a Neto, beneficiário da briga PMDBxPT, PMDBxPSDB, navega em céu de brigadeiro mas tem consciência de que, indo ao segundo turno com quaisquer dos outros candidatos, especialmente do PMDB, vai comer o pão que o diabo amassou. Com o PT, nem tanto, porque se isso acontecer vai ser a campanha do amor x o ódio e vice-versa.

  8. Ou seja, quem vota em Neto não muda; quem vota Pinheiro idem-idem. No caso de João seria mais ardiloso para Neto porque o candidato do PMDB é mestre na arte da emoção. Imbassahy ainda não está de todo fora. Tem 22 dias para reagir. O tempo é curto e a ação tem que ser contundente. Caso contrário, corre o risco de ficar pra trás.

  9. Veja o seguinte: os candidatos do PT, PMDB e DEM rechearam seus programas de hoje (meio dia) com declarações de ministros e autoridades. O governador Aécio Neves, do PSDB, fez 76 gravações para candidatos tucanos do Acre ao Pará. Mas, até agora, nem uma falinha para ajudar Imbassahy.

  10. E o governador José Serra, de SP, tucano plumado. Está preocupado com a eleição de Kassab, em SP. Mas, também não custaria nada mandar uma palhinha para Imbassahy. Já tá claro que Lula é de João e de Pinheiro. Te cuida Serra: 2010 vem aí. Daí que é melhor colocar a cara na telinha agora do que daqui a dois anos.

  11. Essa história do interesse da escritora Camile Páglia por Daniela Mercury é interessante. A moça também já foi muito interessada na Madona.

  12. Galvão Bueno disse ontem no jogo Brasil x Chile que era um "jogo para teste cardíaco". Que exagero. O Brasil enfiou 3x0 e poderia ter feito 5 ou 6. Aquele time do Chile é uma piada.

  13. A Agecom e a PM foram timidas nos cálculos de público no 7 de Setembro. 7 mil pessoas tinha só no trecho da Piedade.

  14. A eleição em Ribeira do Pombal tá um mexerico geral. Os adversários de Zé Grilo (a turma de Dada) conseguiu uma gravação do camarada propondo ajudar um eleitor, caracterizando compra de voto.

  15. O assessor de imprensa da Petrobras, mister Rosemberg, não está sumido como se fala. O "home" tem andado pelo interior a dentro e fazendo política.

  16. O que se fala na Assembléia é que, em Barreiras, a deputada Jusmari Oliveira, vai bem obrigado. Em Itapetinga, a briga PTxPMDB é pior do que em Salvador. Em Brumado, jogo duríssimo para a deputada Marizete Pereira, do PMDD. Em Jequié, Luis Amaral, do PMDB, vai bem. No seu calcanhar uma mulher.

  17. Agenda de Imbassahy para terça-feira, 9, 7h - Entrevista Bahia no Ar; 10h - Gravação de programa eleitoral; 19h - Debate na Faculdade Área 1; 21h - Visita ao Projeto Escadaria do Paço.

  18. João Henrique (PMDB) passa a terça-feira, 9, cuidando das questões administrativas da Prefeitura entre Rio e São Paulo. Sua equipe de marketing político segue junto. Esse João não é brincadeira.

  19. ACM Neto nesta terça-feira, 9, 9h - Caminhada na Feira de Sete Portas (concentração na Djalma Dutra; 11h - Reunião da equipe de coordenação de campanha
Tarde - Gravação para o programa eleitoral.

  20.  O candidato Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), realiza caminhada, nesta terça-feira (09/09), no Alto do Coqueirinho, a partir das 16 horas, saindo do fim de linha do bairro. Logo cedo, às 6h30, faz distribuição de material de campanha com estudantes da Universidade Católica, no campus da Federação. Depois, grava programa eleitoral.

  21. Depois de "secar" o Corinthians, o Fluminense, o Diego Hypólito... Lula decidiu criticar a Seleção Brasileira. Obrigado Lula: "secou" o adversário! Obrigado Lula! (Do ex-blog de Cesar Maia).

  22. A deputada Lídice da Mata estava na ALBA esta tarde. Mas, como não houve sessão, batia papo com deputados da oposição ao governo no plenário vazio.

  23. Segundo um dos deputados presente a conversa, Lídice está confiante na vitória de Pinheiro a prefeito de Salvador.

  24. Quem também está confiante é o deputado Roberto Muniz, de Lauro de Freitas, candidato a prefeito pelo PP/PMDB. Diz que se Moema estivesse tão tranquila não levaria Lula e Wagner (duas vezes) ao mesmo lugar: o Largo do Caranguejo, em Itinga.

  25. Os comentários gerais na Vaquejada de Serrinha davam conta de que o candidato do PT, Osni Cardoso, subiu feito foguete. Tá mais cotado do que preço da arroba do boi.

  26. O Programa Conversa com o governador vai ao ar na terça-feira, 9. Wagner fala da viagem que fez com Lula a Petrolina, Vale do São Francisco, e ao Benin, onde se encontra no momento.

  27. De um deputado da oposição sobre a viagem de Wagner ao Benin, nesse fogo eleitoral intenso nas praças da Bahia: - ACM não faria uma viagem dessas nunca. Mudaria a data.

  28. Diz-se, também na ALBA, que a dupla Marcelo Nilo/Jutahy Magalhães tá andando mais no interior do que na capital.