Política

WALTER PINHEIRO QUER TRANSFORMAR SALVADOR NA CIDADE DO CONHECIMENTO

Vide
| 06/09/2008 às 14:25
Pinheiro durante aula que ministrou na Faulcade Ruy Barbosa (Foto/João Alvarez)
Foto:

Depois de realizar uma caminhada pelo centro de Salvador ontem (dia 4) à tarde, o candidato a prefeito Walter Pinheiro, da coligação "Salvador - Bahia - Brasil" (PT, PSB, PC do B, PV) participou de um encontro entre os candidatos a prefeito e a comunidade católica, no auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal; e de lá seguiu para a Faculdade Ruy Barbosa, onde apresentou as suas propostas de programa de governo e respondeu a perguntas dos alunos até as 23 h.


O petista explicou aos estudantes, que lotaram o auditório da Faculdade, o método utilizado para preparar o programa de governo da coligação. Técnicos, especialistas e militantes constituíram vinte grupos setoriais, fizeram um diagnóstico dos principais problemas da cidade e apresentaram um conjunto de propostas, que estão organizadas em seis tópicos: Participação cidadã e gestão ética; desenvolvimento econômico e sustentável; políticas sociais e de garantia de direitos; desenvolvimento urbano sustentável e gestão democrática do território; e afirmação de direitos.


Pinheiro reiterou para os estudantes alguns argumentos centrais que tem utilizado ao longo da atual campanha, como a necessidade de atuar de modo determinado nos próximos quatro anos para enfrentar problemas cruciais da cidade e, ao mesmo tempo, desenvolver uma estratégia de planejamento visando pensar e preparar Salvador para os próximos 40 anos.

"Precisamos romper com a lógica da administração que só pensa em sua própria gestão, pois este é um pensamento egoísta", afirmou o candidato.


Há 25 anos atuando na área de tecnologia das telecomunicações, Pinheiro disse considerar "inaceitável" que essa tecnologia ainda não esteja sendo utilizada para facilitar as relações da cidadania com a máquina pública. Ele garantiu que fará uma modernização tecnológica profunda na prefeitura, com  repercussões em todos os setores do poder público, como a arrecadação, que se beneficiará com o geo-referenciamento da base cadastral; a burocracia será mais ágil, pois todos poderão acompanhar o desenvolvimento de processos através de terminais de computador; e até a segurança será beneficiada, com a montagem da base de dados nas centrais de polícias que poderão ser acessadas pelos agentes com o uso de um simples celular.


A qualidade dos gastos públicos; a capacitação dos servidores municipais; o orçamento participativo; a implantação de um novo sistema viário e de um sistema de mobilidade urbana em consonância com a Região Metropolitana de Salvador (RMS), os cuidados com o meio ambiente; a revitalização do Centro Antigo; investimentos em educação, saúde, políticas sociais e geração de trabalho e renda foram outros temas destacados por Pinheiro ao longo da sua fala. "Iremos aproveitar a capacidade criativa da população de Salvador para transformamos esta cidade na "Cidade do Conhecimento", afirmou.