Política

JOÃO HENRIQUE VAI ADEQUAR PISTA DE BICICROSS AO PADRÃO INTERNACIONAL

Vide
| 05/09/2008 às 14:28
João Henrique com moradores da área do Stela Mares (Foto/Fábio di Castro)
Foto:
   Adequar a pista de Bicicross Tertuliano Torres a um padrão técnico internacional foi a proposta apresentada na manhã de hoje (06) aos atletas do esporte radical pelo candidato á reeleição pela coligação Força do Brasil em Salvador, João Henrique. Agradecidos pela requalificação da pista, localizada no Corsário, os atletas, representados pela Associação de Bicicross de Salvador e seus pais, reiteraram o apoio à João.


  O campeão baiano Ricardo Pereira, 21 anos, conhecido como "Sopa", conta que após a reforma e reativação da pista, em 2005, os jovens enfim passaram a ter um espaço para treinos, conquistando vários títulos. "Mesmo não obedecendo a padrões técnicos para campeonatos nacionais e internacionais, somos gratos a João por ter sido o único prefeito que nos deu atenção. Eu sei que ele tem amor à Salvador", disse.


  "Mais uma vez queremos aproveitar essa oportunidade para mostrar nosso agradecimento e dar nosso apoio à candidatura de João", destacou Carmem Gonçalves, presidente da Associação de Bicicross de Salvador, entidade que representa mais de 100 atletas. De acordo com ela, um abaixo-assinado está coletando duas mil assinaturas para a construção de uma nova pista em Stella Maris para ampliar os espaços para competições e treinos.


  "Antes, os atletas tinham que treinar em Camaçari. Agora isso não é mais preciso, pois temos a pista reformada. Mas precisamos de mais espaços", destacou o atleta Leonardo Gonçalves, também diretor da entidade. Ele conta que os atletas de Salvador estão se destacando  tanto nos cenários local, nacional e internacional, que estão sendo convidados a representar outros estados. "Mas a gente quer ficar aqui disputando por Salvador".
 

Reivindicações


Apesar da gratidão pelos benefícios que João patrocinou para o esporte, os atletas do bicicross querem que ele, em um segundo mandato, além da adequação da pista do Corsário às normas oficiais internacionais, que sejam implantadas outras; apoio para participar de campeonatos fora em todo o país; e para a escolinha de bicicross, que tem cunho social.


A queixa dos atletas está especialmente na falta de patrocínio da iniciativa privada e da mídia, que não faz cobertura dos eventos da categoria. "Isso acaba deixando de fortalecer o esporte, visto que a falta de cobertura pela imprensa inibe o apoio da iniciativa privada", desabafou Alfredo Francisco da Silva, diretor da Associação e pai do atleta Robert Silva, 19 anos. "Sobre a administração do prefeito, está de parabéns, pois João tem vontade de trabalhar e não pára. Por isso, o quero de novo".


Propostas


Para reverter esse quadro, o candidato João Henrique tem proposta para, num segundo mandato, reforçar os programas já existentes e estimular a iniciativa privada a patrocinar eventos e atletas, tendo como contrapartida a redução da carga tributária.

Conforme o programa de Governo, a administração vai ampliar os espaços esportivos da cidade, implantar complexo esportivo olímpico, com quadras poliesportivas (vôlei, basquete, andou e natação), capaz de sediar competições nacionais e internacionais, ginásio de esportes e parque aquático, equipado com piscinas para provas oficiais de natação e saltos ornamentais.


Além de criar o Programa Adote um Atleta para estimular as empresas instaladas em Salvador a patrocinar o esporte, a prefeitura quer ampliar o programa Adote uma Quadra, proporcionando o mesmo incentivo para que a iniciativa privada construa e mantenha espaços esportivos públicos.


Entendendo a importância do esporte e do lazer para o resgate da auto estima de jovens e para desviá-los das drogas, o candidato João Henrique aposta no fortalecimento de do setor, com a realização e eventos, entre eles os campeonatos automobilísticos, náuticos, entre outros.