Vide
Cena da cidade. Neide, fabrica e vende bonecas de pano. E gosta de samba organizado (F/BJá)
Foto:
Miudinhas globais:
1. Tem coisas que não dá pra entender em política. O deputado Walter Pinheiro é o candidato do PT ungido com todos os santos óleos pelo governador Wagner. Todo mundo que tem mínima noção de política sabe que ele é o preferencial. E, que existem dois outros, de sua base de governo, secundários. A base é um ente complicado e que deve ser respeitado até a última instância.
2. Há um esforço concentrado do governo federal petista e também do governo estadual petista no sentido de eleger Pinheiro. Tanto que acá, como dizem os portugueses, já estiverem três ministros de Estado reforçando a sua candidatura. João isolou Wagner e atua com os ministros peemedebistas. Lula é usado pelos dois.
3. Mas, entre as forças do PT e do PMDB o samba virou de crioulo doido. É bodurnada pra tudo que é lado. O candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, que também é da base de Wagner (não usa o nome de Lula) procura ficar fora desse jogo, pois, a eleição como todo mundo também sabe comporta um segundo turno. Mas, também toma caqueiradas.
4. Agora, veja o seguinte: o secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, está comprando uma briga com os auditores fiscais faltando menos de 30 dias para as eleições. Anunciou uma provável unificação das carreiras de auditores fiscais + agentes de tributos, criando um título único, sem concurso público.
5. É colocar lenha na fogueira num momento em que se exige céu de brigadeiro no âmbito dos servidores públicos. Resultado: os auditores vão fazer uma Assembléia Geral na próxima semana e falam, nos bastidores, em "operação padrão" e "estado de greve". Essa é a área que mexe com o coraçao do governo: a grana, a arrecadação fiscal.
6. Em miúdos: o secretário tá mexendo num vespeiro quando o governo Wagner está trafegando bem nesta área. Diz-se, também nos bastidores, que a decisão do secretário Martins anunciada numa reunião do Sindsefaz, foi feita sem consultas a Secretaria de Administração, a Casa Civil e ao secretário das Relações Institucionais.
7. Mais um episódio curioso ocorreu ontem com a apresentação de propostas para a área da saúde para um provável governo Walter Pinheiro, capitaneado pelo secretário de Estado, Jorge Solla. Solla, com seu estilo costumeiro, além de enumerar alguns pontos que organizam o programa municipal, atacou João Henrique (PMDB) e Imbassahy (PSDB).
8. Como é que macaco pode tá falando de alguém com um rabo enorme do lado de fora? É só lembrar que foi através de Solla que chegou a Bahia a senhora Tânia Pedroso, consultora da SMS, acusada pelo MP neste crime de mando que vitimou o servidor Neylton Souto, envolvendo somas enormes de dinheiro e outras falcatruas.
9. Hoje, a assessoria do PMDB liberou uma nota com fala do atual secretário municipal, José Carlos Brito, chamando Solla de hilárico e de não falar a verdade, uma vez que o PT tomou conta da Secretaria de Saúde do Município, com toda liberdade, e foi um caos em matéria de gestão. Há inclusive um rombo de R$81 milhões sendo apurado.
10. Observe ainda que coisa curiosa: o PMDB e José Carlos Brito para não dizer que não falaram só de flores sentaram à pua em Imbassahy, na mesma nota, dizendo que houve uma evasão de médicos no município, porque o governo de Imbassahy arrochava os salários.
11. Também hoje, Imbassahy liberou uma nota afirmando o seguinte: "Estranho às declarações do secretário e amigo José Carlos Britto, pois durante os oito anos que estive a frente da prefeitura só recebi elogios do mesmo, que sempre se comportou como parceiro fiel de nossa gestão na saúde. Somente a política pode obrigar o José Carlos a falar essas coisas".
12. Pelo visto, na equipe de governo Wagner, só quem está com a cabeça observando o segundo turno é o governador. Como ele é quem é votado e tem a responsabilidade na vitória ou na derrota, segue seu barco tentando ajustar o samba. O samba, evidente que não pode ser de uma nota só. Mas, da forma que está sendo tocado, só Deus sabe o que acontecerá no segundo turno.
13. Dito isto, o governador foi com Lula a Petrolina (tá chegando na Bahia) e vai ao Benin, para uma semana de reflexões culturais ancestrais. Deve consultar os voduns para acalmar os ânimos de sua base.
14. O pessoal tá dizendo que viajar com Marcelo Nilo de avião é um problema. Já é a segunda pane neste governo. Na de hoje, o "king-air" do governo depois de voar 25 minutos voltou a Salvador com uma turbina desligada. Foram 45 minutos de reza e apreensão. Diz-se que o secretário Adeum Sauer, da Educação, não olhava pra turbina desligada de jeito algum.
15. Mas, o final foi feliz e o rei dos ares (king-air) posou numa boa, sem problemas. Marcelo Nilo retornou à Assembléia onde tomou uns dois copos de água com açúcar. O "home" vai assumir o governo domingo e quer estar em forma para fazer bonito na parada militar do 7 de Setembro.
16. A Casa Militar da Assembléia exagerou no debate entre Moema Gramacho x Roberto Muniz transmitido pela TV Assembléia na última quarta-feira. Não deixou que os militantes e/ou galeras dos candidatos ocupassem o saguão. O pessoal ficou no sereno na área do estacionamento, sem direito a TV. Que loucura!
17. Nova greve na justiça. Dia 8, segunda, por 24 horas e determinação do Sindijufe, os trabalhadores do TRE vão cruzar os braços. Sabem o que querem: receber as horas extras trabalhadas e melhores condições de trabalho. Mas, não é possível: logo num órgão da Justiça!
18. Novela da Fonte Nova: três empresas apresentaram propostas visando o novo estádio e a Copa de 2014 preservando a velha Fonte. Duas outras, querem a demolição geral, total e irrestrita. Põe dilema nisso.
19. O lutador de jiu-jitsu Carlos Machado que matou a mulher em Itabuna com 144 tesouradas e garfadas alegou na delegacia "legítima defesa". Que horror!
20. O acidente que quase mata o jovem Vitor Andrade Couto, 22, esmagado entre dois ônibus foi provocado por um carro da PM (uma ranger) que estava sendo rebocada com cabo-de-aço. O cabo partiu e houve todo rolo. Esse tipo de reboque não é permitido de forma alguma. Mas, sem sendo carro da Polícia, como diz dra. Lorca, pode.
21. A Bahiatursa disse que tinha 1.000.000 de pessoas no Brazilian Day, de Nova York. Mas, só deu pra distribuir 50.000 fitinhas do Senhor do Bonfim. Faltaram 950 mil. Pior é que a imprensa baiana ainda dá esse tipo de nota "me engana que eu gosto".
22. Não duvide: o Brazilian Day vai passar o Carnaval de Salvador em termos de público. Como diria o confrade Zé Amilcar, pode anotar aí.
23. O canal web da Assembléia chegou a pico de 1.000 telespectadores (via internet) no debate com prefeituráveis de Lauro de Freitas. A média foi de 660 page-views.
24. Homenagem desta coluna ao grande Waldick Soriano. É pra cantar chorando:
Eu não sou cachorro, não
Pra viver tão humilhado
Eu não sou cachorro, não
Para ser tão desprezado
Tu não sabes compreender
Quem te ama, quem te adora
Tu só sabes maltratar-me
E por isso eu vou embora.
A pior coisa do mundo
É amar sendo enganado
Quem despreza um grande amor
Não merece ser feliz, nem tão pouco ser amado
Tu devias compreender
Que por ti, tenho paixão
Pelo nosso amor, pelo amor de Deus
Eu não sou cachorro, não