A necessidade de implantar o Estatuto da Pequena e Micro Empresa - o outro nome da Lei Geral - foi reiterada à Pinheiro pelo comerciante Rui Barbosa Barreto, da Carolina Confecções. "A minha loja é uma pequena empresa e a gente não agüenta mais a carga tributária", queixou-se. O Estatuto simplifica as obrigações fiscais, desonera o pequeno e micro empresário de tributos, e das obrigações trabalhistas e previdenciárias; facilita o acesso ao crédito e ao mercado; tem preferência nas compras públicas; é estimulado à inovação tecnológica; ao associativismo para fomentação de negócios.
AQUIDABÃ
A caminhada saiu da estação do Aquidabã. Assim que chegou o candidato cumprimentou todos os ambulantes, comerciantes e usuários do local. Com alguns deles o petista conversou. Alex da Silva disse a Pinheiro que a cobertura metálica da estação está cheia de furos e que em "dias de chuva parece que vai desabar, molha tudo aqui em baixo. E também tem muitos ratos e baratas", garantiu. Ele disse que vota em Pinheiro "com certeza. É Salvador - Bahia - Brasil!", exclamou.
O entusiasmo de Alex foi um indicador do que esperava o candidato ao longo de toda a caminhada. Comerciários e comerciantes dirigiram-se às portas das lojas, muitas pessoas ficaram paradas nas calçadas, responderam aos acenos, cumprimentos, trocaram palavras com o candidato. Durante a caminhada pode-se também perceber como a Baixa dos Sapateiros sofre com a decadência do Centro Histórico.
Vários prédios estão fechados e o comércio bastante reduzido. Um comerciante pediu a Pinheiro redução do IPTU para diminuir as perdas resultantes de prédios fechados. Pinheiro entrou nos dois mercados, constatou o abandono e informou que o governo do estado já começou a preparar um projeto para o mercado de Santa Bárbara e para o de São Miguel, que será completamente reestruturado, contribuindo como fator de animação para a área.