Política

PINHEIRO PROMETE RECUPERAR MERCADOS DE SÃO MIGUEL E SANTA BÁRBARA

Vide
| 04/09/2008 às 20:26
Pinheiro cumprimenta comerciárias numa loja na Baixa dos Sapateiros (F/João Alvarez)
Foto:
  A implantação em Salvador da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a revitalização dos mercados de São Miguel (municipal) e o de Santa Bárbara (privado) e de outros prédios que são marcos da história da rua J. J. Seabra, como o edifício do Cine Jandaia foram propostas enunciadas hoje (dia 4) à tarde, pelo candidato a prefeito Walter Pinheiro , durante caminhada que fez entre a estação de Aquidabã e o Largo da Barroquinha.

  Acompanhado da candidata a vice Lídice da Mata, do deputado estadual Zé Neto, dos vereadores Oliveira e Olívia Santana, de candidatos a vereador e dezenas de militantes, Pinheiro realizou um corpo-a-corpo com os comerciantes, comerciários e todo o público da J.J. Seabra Pinheiro  e fez propostas para revitalizar a região.


  A necessidade de implantar o Estatuto da Pequena e Micro Empresa - o outro nome da Lei Geral - foi reiterada à Pinheiro pelo comerciante Rui Barbosa Barreto, da Carolina Confecções. "A minha loja é uma pequena empresa e a gente não agüenta mais a carga tributária", queixou-se. O Estatuto simplifica as obrigações fiscais, desonera o pequeno e micro empresário de tributos, e das obrigações trabalhistas e previdenciárias; facilita o acesso ao crédito e ao mercado; tem preferência nas compras públicas; é estimulado à inovação tecnológica; ao associativismo para fomentação de negócios.


AQUIDABà

A caminhada saiu da estação do Aquidabã. Assim que chegou o candidato cumprimentou todos os ambulantes, comerciantes e usuários do local. Com alguns deles o petista conversou. Alex da Silva disse a Pinheiro que a cobertura metálica da estação está cheia de furos e que em "dias de chuva parece que vai desabar, molha tudo aqui em baixo. E também tem muitos ratos e baratas", garantiu. Ele disse que vota em Pinheiro "com certeza. É Salvador - Bahia - Brasil!", exclamou.


O entusiasmo de Alex foi um indicador do que esperava o candidato ao longo de toda a caminhada. Comerciários e comerciantes dirigiram-se às portas das lojas, muitas pessoas ficaram paradas nas calçadas, responderam aos acenos, cumprimentos, trocaram palavras com o candidato. Durante a caminhada pode-se também perceber como a Baixa dos Sapateiros sofre com a decadência do Centro Histórico.

Vários prédios estão fechados e o comércio bastante reduzido. Um comerciante pediu a Pinheiro redução do IPTU para diminuir as perdas resultantes de prédios fechados. Pinheiro entrou nos dois mercados, constatou o abandono e informou que o governo do estado já começou a preparar um projeto para o mercado de Santa Bárbara e para o de São Miguel, que será completamente reestruturado, contribuindo como fator de animação para a área.