Política

LÍDER OPOSIÇÃO CRITICA POSTURA DO "GOVERNO DEMOCRÁTICO E REPUBLICANO"

Vide
| 03/09/2008 às 21:00
O deputado Gildásio penedo Filho, líder da Oposição na Assembléia Legislativa, desmontou hoje mais um discurso do "governo democrático e republicano" do PT na Bahia ao comprovar que apenas prefeituras de partidos aliados ao governo Wagner é que estão sendo beneficiadas com o Programa de Subsídio a Habitação de Interesse Social (PSH).

No caso das prefeituras de partidos de oposição, o governo vem firmando parcerias com associação e cooperativas a fim de não permitir que os municípios tenham acesso ao programa, engessando as ações de construção de novas moradias populares nestas cidades.

"O governo diz que a Bahia vive um novo momento, que não vale mais o apadrinhamento ou a amizade com o governador. Mas o programa Água para Todos só beneficiou os aliados do governo. Nenhuma emenda parlamentar para instalação de poços artesianos ou cisternas apresentadas ao Orçamento do estado em 2008, foi contemplada. Nos convênios da Conder, 78% dos R$42 milhões para obras de infra-estrutura foram destinadas a prefeituras administradas pelo PT e nenhuma do Democratas, por exemplo. Agora, temos o PSH, de construção de casas populares, do governo federal, iniciado em 2005", disse.
 
Para o líder do PT, deputado Paulo Rangel, também da tribuna da Casa, não é bem assim. O governo trabalha observando todo o território da Bahia e não as questões de natureza política, inclusive ampliando sistemas de abastecimento de água em vários municípios.

CASAS POPULARES

De acordo com Penedo Filho, em maio deste ano, o governo do estado realizou convênios para construção de casas populares com diversas prefeituras. Das quase 80 prefeituras administradas pelo Democratas, nenhuma delas foi beneficiada. Nestes municípios, as associações e cooperativas comandadas por partidos como PT e PCdoB em sua maioria é que assinaram convênio com o Estado.
 
"Isolaram o poder local, numa tentativa de sufocar as prefeituras de oposição, e beneficiaram as cooperativas e associações dos aliados. Essa é a prática do governo republicano. A prática se deu em cidades como Andorinha, Boa Nova, Bonito, Ipupiara, Itatim, Buerarema, que são prefeituras administradas por prefeitos de Oposição. Todos os convênios nestas localidades foram assinados com associações ou cooperativas", denunciou Penedo Filho.