A gestão profissional, competente e transparente na Saúde no município e dos recursos recebidos para o setor é o principal objetivo do Programa de Governo de Fábio. A prestação de atendimento digno à população e a remuneração dos profissionais de saúde também são metas de Fábio. "Com essas medidas, a população sentirá uma melhora expressiva na sua qualidade de vida já nas primeiras semanas do nosso governo", anunciou.
Saúde Integral
Com planejamento, metas claras e mecanismos de controle transparentes, Fábio implantará em Itabuna um novo modelo administrativo, assegurando bem estar a todos os itabunenses. Uma equipe de médicos e agentes de saúde, coordenada por técnicos da Fundação Ulysses Guimarães, elaborou estudos sobre situação da saúde no município e apresentou propostas para o imediato reaparelhamento do Hospital de Base, além da construção de novas Unidades de Saúde.
O gerenciamento informatizado que Fábio implantará, vai permitir a organização das consultas, possibilitando a marcação de consultas por telefone, pelo serviço "Alô Doutor". Ele pretende implantar, também um Centro para tratamento e reabilitação de usuários de drogas. "O consumo de drogas é uma questão de saúde pública e eu, na condição de gestor público, irei mobilizar pais e professores para cuidar dos nossos jovens", anunciou.
Casas de Saúde
Itabuna deveria ter menos mais 40 de Postos de Saúde da Família. No entanto, conta atualmente com apenas 22, que prestam atendimento precário. Fábio vai utilizar recursos federais e estaduais disponíveis e não utilizados pelas últimas administrações para implantar novas unidades de saúde no município. "Vamos implantar, também, as ‘Casas da Saúde', um avanço em relação aos PSF, ampliando os serviços médicos e odontológicos de plantão", anunciou.
Nestas casas funcionarão também programas: "Saúde da Mulher", "Saúde da Criança", "Saúde do Adolescente" e "Saúde do Idoso". O primeiro contará com especialistas voltados para a prevenção contra doenças que atingem à mulher, enquanto o "Saúde da Criança" acompanhará o crescimento dos itabunenses por meio da Caderneta de Atendimento, orientando as mães para o controle das doenças, desenvolvimento de hábitos e alimentação saudáveis e prevenção contra acidentes domésticos.
O terceiro dará ênfase ao controle da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez precoce e o combate ao consumo de drogas. Já o Saúde do Idoso" terá uma equipe de assistentes sociais monitorando individualmente a evolução do quadro de saúde desses pacientes para evitar complicações e agravamento das doenças.