Política

PINHEIRO SITUA QUE TEM ORGULHO DE SUA TRAJETÓRIA DE COERÊNCIA POLÍTICA

Vide
| 02/09/2008 às 18:38
O candidato do PT, Walter Pinheiro, em entrevista na Rádio CBN (Foto/João Alvarez)
Foto:
   O candidato a prefeito Walter Pinheiro afirmou hoje (02) que tem orgulho da sua trajetória, marcada pela coerência na vida pública, mesmo quando teve que enfrentar o seu próprio partido, o PT. Em entrevista que concedeu pela manhã à Rádio CBN Salvador, ele enfatizou: "Essa coerência é meu maior patrimônio, aquele que me faz olhar todos os dias nos olhos dos meus filhos, andar nas ruas de minha cidade, falar com as pessoas, continuar acreditando na política".

  Ao falar sobre suas ações como parlamentar, que resultaram em investimentos dos governos federal e estadual para Salvador, Pinheiro disse que a sua sintonia com o presidente Lula e o governador Wagner torna suas propostas mais consistentes.

  Os ouvintes e internautas ouviram o candidato da coligação "Salvador-Bahia-Brasil" (PT, PSB, PCdoB e PV) abordar sobre educação, saúde, transporte, emprego e renda e infra-estrutura. Pinheiro argumentou que não faz uso de promessas mirabolantes, porque tem projetos factíveis "sob a linha da verdade, apontando o que dá para fazer em quatro anos e planejando a cidade para os próximos 40 anos".

  HOSPITAL

  Na área de saúde, o candidato falou que, com a construção do Hospital do Subúrbio pelo Governo do Estado, o Hospital João Batista Caribé se transformará, em sua gestão, em uma unidade de atendimento preferencial para mulheres e crianças. Para ele, a prioridade está em fazer funcionar os postos de saúde existentes e ampliar as equipes de saúde da família.

  O ouvinte Cléber de Jesus, da Federação, quis saber sobre a responsabilidade do PT na saúde municipal. Pinheiro explicou que os avanços que o candidato do PMDB exibe em propaganda eleitoral, como implantação do SAMU, Farmácias Populares, CEOs, contratação dos agentes comunitários de saúde, entre outros, são exatamente resultado do esforço do seu partido.

  A proposta "Bairro Educador", um programa que prevê a utilização das escolas e espaços comunitários para práticas culturais, esportivas e oferta de cursos profissionalizantes, foi enumerada como esforço para combater a violência e estabelecer a "cultura da paz". Pinheiro também falou sobre a implantação do programa Ronda 24 horas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, para ações preventivas nos bairros de Salvador. 

  METRÔ

 Questionado sobre o sistema viário da cidade, Pinheiro disse que o Governo Lula já investiu R$ 488 milhões no metrô, ao qual pretende dar sentido, concluindo a segunda etapa até Pirajá e completando o sistema com a implantação do Bonde Moderno com linhas de Pirajá até Cajazeiras, da Rótula do Abacaxi até o Aeroporto, via Paralela. Além disso, vai ligar Lobato a Bom Juá e a Calçada ao Terminal da França, integrando a ferrovia do subúrbio, que será reformada.

  Pinheiro falou da oportunidade de estar à frente da gestão de Salvador num momento especial em que vive o Brasil, com Lula presidente, e a Bahia, com Wagner governador. Porém se colocou independente na postura de lutar pela cidade e pela melhoria da população: "Minha relação com Lula e Wagner foi construída ao longo de uma história de projeto político. Eles são meus parceiros, mas não quer dizer que Lula ou Wagner serão coronéis mandando em Salvador".