Miúdas picantes
A globalização chegou para Suelene com sua banca de fotos no Dique do Tororó (Foto/BJá)
Foto:
Miudinhas globlais:
1. A cultura local é universal. Certa ocasião fiz uma foto dessas de binóculo em Londres, idos de 1987. Antes, no Jorrinho, com o finado Oldemar Vitor (que era fotógrafo) fizemos uma foto dessas de binóculos, na década de 1970. Pois dito; encontrei uma jovem mulata baiana, Suelene, exercitando essa profissão da foto familiar do chaveiro e do binóculo, no Dique do Tororó.
2. A diferença é que Suelene trabalha com um micro, uma máquina impressora a cores e uma câmara fotográfica digital. Profissão: fotógrafa-web. Cada chaveirinho com a foto da família R$2,50. Faz fila aos domingos na tenda da garota que tem um irmão como asistente. Dois chaveiros, 5 pilas.
3. Tá difícil arranjar emprego. Mas, quando se tem formação e criatividade torna-se fácil. Sabem onde Suelene arma sua banquinha: ao lado da tenda que vende cocos no Dique. A mesinha é desmontável e o micro cabe numa sacola. Nos dias de semana, Suelene atua num pontinho da Baixa dos Sapateiros.
4. É a globalização. Ou como diria Hilton: a socialização dos meios de produção.
5. O governador Aécio Neves fez a diferença quando entrou na campanha de Paulo Lacerda, candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte, com apoio na TV. Pinheiro está esperando essa mãozinha do governador Wagner. Pode ser uma mãozona.
6. Taí um camarada que está fazendo a diferença (oh! desculpe porque esse é o slogan de Neto) no PT. É Carballal, ex-presidente da UNE. Tá com uma estrutura de fazer inveja.
7. Claudia Leitte fez ultrasonografia em São Paulo para saber o sexo do seu bebê. Gente chic é outra coisa. O provincianismo da imprensa local em relação ao assunto foi algo assustador.
8. Perguntinha socrática: - A Operação Janus vai ao STJ para pegar as arraias graúdas?
9. Os ataques de João Henrique aos seus ex-companheiros Lídice da Mata e Walter Pinheiro estão cheirando a desequilíbrio emocional.
10. A Vaquejada de Serrinha está virando Axéjada. Se o Ministério Público proibir a corrida de bois e vaqueiros, aí então vira Axépura.
11. Paulo Souto foi no fundo do baú (deve ter ido lá no Sebo de Brandão) e resgatou um documento da época do governo de Waldir Pires (1987/maio/1989) em que este prometeu recuperar o Centro Histórico de Salvador e não fez absolutamente nada. Aliás, produziu o documento.
12. Agora, Souto diz que o governo atual quer acabar o Pelourinho para fazer tudo de novo. Com fina ironia comentou na Metrópole que pra não dizer que o governo não fez nada, mudou o nome de Centro Histórico para Centro Antigo. Já é alguma coisa.
13. Agora é que os chapadistas vão viajar pela América Latina com a liberação das tarifas e descontos nas passagens. Já estão programando uma viagem para o Chile, pois, a Argentina virou pé-de-chulé. Dizem que vão levar Eujácio e Paulo Bina.
14. Quem presidiu parte da sessão da ALBA nesta terça-feira foi o deputado J. Carlos. Determinado momento, alguém disse assim: - Presidente José Carlos, um aparte.
15. O líder da maioria na ALBA, deputado Waldenor Pereira (PT) está animadíssimo com a performance do seu partido no interior do Estado. Disse que a "Onda Vermelha" está se espalhando e fazendo um arraso.
16. Essa onda passou por Anagé, Condeúbas, Cordeiros, Rio do Antonio, Firmino Alves, Ibiassucê, Carinhanha, Malhada. - E Itapetinga deputado? - Tá chegando.
17. Pesquisa de opinião pública para a prefeitura de Jequié, realizada pela Perfil, aponta Luiz Amaral (PMDB) na liderança com 33,8%. Em segundo vem a candidata Tânia Brito (PP) com 27,5%. O petista Isaac Cunha ocupa a terceira colocação com 14,4%. Seledônio Pinheiro (PSOL) tem 1,7%.
18. A pesquisa, que foi realizada entre 21 e 24 de agosto com 1.060 entrevistados, mostra ainda que, 4,5% não estão dispostos a votar em nenhum deles, enquanto 18,1% se dizem indecisos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A Pesquisa realizada pela Perfil Consultoria & Estatística Municipal LTDA, foi registrada na Justiça eleitoral/22ª Zona eleitoral da Comarca de Jequié - Registro nº. 442/2008. CNPJ 03.764.764.491/0001-35.
19. E aí Waldenor: o que está acontecendo com Jequié? - Fizemos uma caminhada por lá com o companheiro Isaac e estava tudo bem. Vou averiguar.
20. Carnaval tá chegando. Mas, até agora a Emtursa não lançou os editais e as licitações com o projeto do Carnaval. O Conselho do Carnaval e os blocos já estão a mil por hora organizando a lista do desfile, a programação, e a Emrusa está a 60k por hora. Tá certa: é o que recomenda a velocidade na área de sua sede, no Dique.
21. Vamos falar de cabeleiras no programa eleitoral dos vereadores. A da Tia Eron que lindo. Caprichou. Dá pra fazer um comercial da Wella. Já o cabelo do "home" da Infraero, Sérgio Gaudenzi! Passa lá em Pierre pra dar uma arrumadinha.
22. Invejável é a cabeleira de Samuel Vida. Beleza também a de Ivana Caroso. Agora, imbatível está a do meu amigo Alfredo Mangueira, toda branquinha. Se não fosse mulato ia ficar parecendo o "cabeça branca".
23. Tem um candidato que se chama Zumbú. Outro, Bocão. Roque Bocão. Não é Zé Eduardo do Se Liga Bocão. E um outro que se chama Cícero, o armador. No bom sentido. O sujeito é estofador. E Jota L abraçado com Cristovam Buarque: que dupla.
24. Falar nisso, o PDT sepultou de vez Brizola e adotou Cristovam Buarque.
25. O candidato à prefeitura de Salvador, Walter Pinheiro (PT), adiou para a próxima segunda-feira (dia 8), às 19h, seu encontro com a Frente Empresarial do Comércio que seria hoje, na sede da CDL Salvador.
26. Logo ao entrar no Governo o secretário de Saúde Jorge Solla media o nível de incompetência do ex-goverrno Souto na saúde afirmando que, em apenas 01 mês de sua gestão, havia vacinado de anti-sarampo mais pessoas do que Paulo Souto em 04 anos.
27. No Governo Paulo Souto a Bahia havia sido declarada zona sem ocorrência de Sarampo.. o surto voltou no final de 2006. A Bahia agora tem um dos piores índices de vacinação de sarampo do País. E agora?
28. Segundo relatório da Locaweb, nosso provedor, 55 mil matérias são vistas todos os dias no BahiaJá. A campeã: as miudinhas. Espalha a notícia aos seus amigos.
29. O governador Wagner está monitorando a campanha de Salvador com pesquisas diárias através de um instituto nacional. Medição estilo novela da Globo.