Política

EXONERAR TARSO GERNRO JÁ. KGB + GESTAPO, COMENTA CESAR MAIA

Vide
| 01/09/2008 às 10:03
1. Este Ex-Blog cansou de alertar que as medidas adotadas pelo Comissário Tarso Béria Genro Himmler estavam apontando para um estado policial ao estilo nazi-stalinista. Foi dando exemplos e exemplos. As externalidades da polícia, espetacularizando as prisões contra as "elites", eram típicas da SS na forma. Com isso, todos se sentiam acuados. Assim como Goebells no cinema, Tarso Genro soube usar a TV para dar destaque a suas operações. Hoje sabe-se que ele tinha acesso a grampos paralelamente. É o que dizem alguns policiais de carreira.

2. A matéria da revista Veja com os grampos nos Presidentes de maior hierarquia do Judiciário e do Legislativo só comprovou o que aqui se dizia e que foi repetido pelos respectivos presidentes à imprensa em seguida à circulação da revista: "- Estamos num estado policial"!

3. Em qualquer estado democrático o ministro da justiça -seja por responsabilidade direta, seja por omissão indireta- seria imediatamente exonerado. Por que Lula não o exonera? Tem medo dos grampos? Por que os grampos chegaram ao Palácio? Para acuar Lula? Ou ele é parte disso. Se ficar parado e calado, é cúmplice de fato.


DATA-BLOG COMENTA IBOPE!

1. No sábado o Ibope e o Data-Folha publicaram pesquisas feitas nos mesmos dias em SP. Kassab no Data-Folha teve 16% e no Ibope 12%. Uma diferença de 4 pontos. Muito grande. Como são institutos sérios, a metodologia deve explicar. Este Ex-Blog não pode avaliar a favor de quem, pois isso exigiria conhecer o campo e a amostra definida para SP.

2. No Rio não é diferente. Há anos a metodologia usada pelo Ibope mostra que o GPP está sempre adiantado em uns 15 dias no resultado efetivo da intenção de voto. Desde 1992, que no dia da eleição os resultados para prefeito previstos pelo Ibope têm um desvio não desprezível. Claro, inferior aos resultados de agosto.

3. No sábado o Ibope divulgou pesquisa feita durante a semana. O Data-Blog garante que Crivella não tem aqueles 24%, que Paes está ali no limite superior da margem de erro, devendo estar mais perto de 15%.

4. É verdade que Jandira vem caindo e provavelmente está com estes 10%. Mas é incompreensível que a soma dos candidatos com mesma referência de voto (dizem de "esquerda") caiam todos no mesmo sentido. Jandira, Gabeira, Chico e Molon somavam 29%. Agora somam 19%. Trocaram com a direita populista de Crivella? Trocaram com a direita imobiliária de Paes? Impossível. Ou os resultados estavam errados antes ou estão agora.

5. Quanto a Solange, mesmo estando no Ibope na margem de erro inferior, devendo estar com 8 pontos pelo menos, ela deve estar sorrindo de ponta a ponta. Sabe que o piso -pior hipótese- de uma candidata do prefeito, está em 15%. E que em breve ultrapassará a Jandira e caminhará em direção a Crivella -hoje na faixa entre 15% e 20%- e Paes -na base dessa faixa.

6. É só continuar a campanha e os programas como vem fazendo. E ter paciência, pois a velocidade do crescimento depende do estilo e nada mais. O crescimento será inexorável.

7. Como diz o Povo: quem viver... verá!