Política

WALDIR PIRES PARTICIPA DE COMÍCIO DE PINHEIRO NO BAIRRO DA PAZ

Vide
| 30/08/2008 às 18:26
Em palanque, Waldir Pires e Walter Pinheiro no bairro da Paz (Foto/João Alvarez)
Foto:
  A presença do ex-governador Waldir Pires ao lado dos candidatos Pinheiro e Lídice na caminhada neste sábado, 30, no Bairro da Paz, emocionou os moradores e a militância dos partidos da coligação "Salvador - Bahia - Brasil" (PT, PSB, PCdoB, PV). Sua determinação em participar da atividade, mesmo convalescente, comoveu os presentes:
  "Estou vindo aqui hoje porque é vontade de minha alma, em memória de minha Yolanda, dizer que vamos eleger Pinheiro prefeito", disse Waldir, que recebeu uma placa de homenagem dos moradores do bairro por sua decisiva participação na história da então ocupação Malvinas, que resistiu a toda forma de repressão no início da década de 80.


   Na placa que recebeu, o chamaram de "comandante de nossa batalha". Aos 81 anos, Waldir discursou lembrando da madrugada que, do Palácio de Ondina, deu ordem para desmobilizar o Comando da Polícia Militar, ganhando algumas horas para averiguar a legitimidade da decisão judicial que previa ordem de despejo para as famílias.


   "Nunca vi cumprir ordem de despejo às 6 horas da manhã. Estavam acostumados a isso. Nós estávamos convictos de que estas terras não tinham nenhuma legitimidade para terceiros", contou o ex-governador, que destacou como fundamental a construção de um governo democrático em Salvador com Pinheiro e Lídice, que "são companheiros de luta de Lula e Wagner".


   A caminhada saiu do ponto das bandeiras, no acesso a partir da Avenida Paralela, às 11 horas, e seguiu pela Rua da Resistência até a Praça das Decisões, nomes que simbolizam o enfrentamento da população local na luta por moradia, que foi um dos pontos apresentados por Pinheiro durante o percurso. "Vamos assegurar ao morador que ainda vive na informalidade o direito de dizer que mora em sua casa", disse o candidato, que apontou como uma das prioridades o tema da regularização fundiária na cidade.


  Pinheiro destacou que Waldir foi quem enfrentou a cobiça da família que tinha "interesse em negociar essas terras, que é a mesma família que quer voltar à Prefeitura de Salvador". O candidato também criticou "o tiroteio de propostas mirabolantes", afirmando que "quer discutir o que é possível fazer nos próximos quatro anos em diálogo com Lula, Wagner e o povo".


  Ao visitar os estabelecimentos comerciais, Pinheiro conversou sobre a proposta de implantação do Estatuto da Pequena e Média Empresa para simplificar as obrigações fiscais, desonerar o pequeno e médio empresário de tributos e obrigações trabalhistas, facilitar o acesso ao crédito, entre outras iniciativas que criam condições para sua formalização.


PRETOMAR - Antes da caminhada no Bairro da Paz, Pinheiro visitou o Conjunto Petromar, em Stella Mares, em companhia dos candidatos a vereador do ramo dos trabalhadores químicos e petroleiros, conversou com moradores no largo da feirinha e acabou improvisando uma caminhada pelas ruas do bairro. "Tem que ser esse! Porque Pinheiro é PT e eu sou PT até morrer", disparou o morador Valter Santana, que tirou fotos com o candidato antes de ele entrar na padaria de seu Bebé, a Pão & Arte. Pinheiro tomou café e conversou com alguns moradores, como Evilásio Lima, contador, que disse, gratificado, que sempre votou em Pinheiro como deputado e que agora vai votar para prefeito.