Pesquisas Ibope divulgadas neste sábado pelos jornais O Globo e Estado de São Paulo revelam mudanças nos cenários eleitorais de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com crescimento das candidaturas de Lacerda e Eduardo Paes, enquanto em São Paulo Marta Suplicy mantém a liderança e João da Costa em Recife
Já uma nova pesquisa Datafolha publicada na Folha, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo com 39%, contra 24% de Alckmin (PSDB) e 16% de Kassab (DEM).
As mudanças em relação à última pesquisa são tênues e trazem um leve favorecimento ao atual prefeito. Marta oscilou negativamente dois pontos, enquanto Kassab variou dois pontos para cima. Considerando que a margem de erro é de três pontos percentuais para menos ou mais, o cenário é estável.
O maior beneficiado foi o atual prefeito, Gilberto Kassab. O índice de rejeição ao ex-prefeito teve queda de seis pontos percentuais (de 32% para 26%), enquanto o aumento da aprovação à sua administração bateu novo recorde e subiu de 40% para 44%.
Entre o eleitorado de menor renda (inferior a dois salários-mínimos), Kassab teve aumento de quatro pontos (passou de 9% para 13%), enquanto Marta e Alckmin registraram quedas (de 54% para 49% e de 19% para 15%, respectivamente).
Segundo turno
O Datafolha também fez uma simulação de intenção de votos para o segundo turno. Em cenário envolvendo uma disputa entre Marta e Alckmin, houve empate de 46% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, a petista tinha uma pequena vantagem sobre o tucano (49% contra 44%).
Já em cenário envolvendo Marta e Kassab, a petista venceria por 49% a 41%, uma queda acentuada em relação à última pesquisa, quando Marta tinha 55% e o prefeito, 35%.
Se a disputa envolvesse Alckmin e Kassab, o tucano venceria por 52% a 34%.
A pesquisa Datafolha ouviu 1.082 pessoas nesta sexta-feira e está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) com número 02100108-SPPE.
IBOPE
Na pesquisa para prefeito de São Paulo divulgada a candidata do PT, Marta Suplicy tem uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). É a primeira pesquisa do instituto realizada em São Paulo após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
De acordo com o levantamento, cujos dados foram coletados entre as últimas terça (26) e quinta (28), Marta tem 39% das intenções de voto e Alckmin, 22%. Gilberto Kassab tem 12%.
O candidato do PMDB, Eduardo Paes, cresceu sete pontos em relação ao levantamento anterior, alcançou 19% das intenções de voto e se aproximou de Marcelo Crivella (PRB), que caiu de 28% para 24%.
Contratada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", é a primeira pesquisa do Ibope no Rio após o ínicio do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
Com isso, ele ultrapassou a candidata do PC do B, Jô Moraes, que oscilou de 18% para 15%, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para
mais ou para menos.
O candidato do PT, João da Costa, subiu 17 pontos percentuais em relação à pesquisa divulgada no dia 15 de agosto e está com 47% das intenções de voto para prefeito do Recife (PE). Carlos Eduardo (Cadoca) 10% e Raul Henry 5%.
Com isso, o petista ultrapassou o candidato do DEM, Mendonça Filho, com quem estava tecnicamente empatado no último levantamento. Mendonça Filho passou de 27% para 22% das intenções de voto.