Política

CAMINHADA DO POVO NEGRO EM APOIO A MOEMA GRAMACHO, EM LAURO

Vide
| 30/08/2008 às 23:28
Representantes da comunidade negro-mestiça em caminhada na Itinga (Foto/Div)
Foto:
  As cores do movimento negro - vermelho, verde, amarelo e preto - se espalharam pelas ruas de Itinga na tarde deste sábado (30), do Parque São Paulo à praça José Ramos, na Caminhada do Povo Negro de Lauro de Freitas em apoio à prefeita Moema Gramacho, candidata à reeleição pela Coligação A Força do Povo.

  Entre capoeiristas alunos de mestre Sérgio, Moema e João Oliveira, candidato a vice, eram cumprimentados com entusiasmo pelos moradores, que faziam questão de lembrar o resultado da pesquisa de intenção de votos divulgada no dia anterior. "É 60% e vem mais aí", bradou o comerciário Valdemar Nunes.


   Muitos grupos estavam representados na caminhada. Povo de santo, grupos culturais, igrejas e associações. "Essa caminhada é a reafirmação de apoio a Moema pelos quatro anos de luta e conquistas para o povo negro do município. Ela vai continuar para ampliar o que já fez e concluir toda a obra que ela começou", afirmou Esmeraldo Emetério Santana Filho, do terreiro Tumba Junçara, morador de Itinga há 25 anos. Segundo ele, na sua gestão a candidata da Coligação A Força do Povo dedicou a atenção e o respeito que o povo negro merece.


  Moema criou, no início da gestão, o Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR) para dialogar com a comunidade negra. Dessa interação surgiram políticas públicas como o Programa de Combate à Anemia Falciforme, doença que atinge a população afro-descendente.


  Ao som de um jingle criado especialmente para o povo negro no ritmo da capoeira, a caminhada seguiu pela rua principal de Itinga e estava programada para terminar no Largo do Caranguejo, mas como vai se tornando comum nos atos da campanha, no embalo do "é 13, é 13, é 13", o povo subiu a ladeira do Jorge Novis até a praça José Ramos. "A campanha disparou e a tendência agora é Moema crescer ainda mais, principalmente se eles (o grupo adversário) continuarem com as agressões e baixarias", disse o morador Antonio Jose dos Santos, indignado com o baixo nível da campanha do adversário da prefeita.

  Neste sábado Moema ainda participou da caminhada do vereador Jorge Bahiense e da inauguração do comitê do candidato a vereador Aliomar Eloy. Amanhã (domingo), a prefeita tem uma agenda cheia com candidatos durante o dia e à noite participa de debate na Lauro de Freitas TV.