Política

GOVERNADOR REPETE MESMA FRASE PARA PINHEIRO, MARIZETE E CHICA DO PT

Vide
| 27/08/2008 às 17:50
Wagner disse em Brumado que, se votasse naquela cidade, seu voto seria de Marizete (F/Div)
Foto:
  Miudinhas globais:

  1. A campanha mais longa que já houve na Bahia aconteceu em 1986, entre Waldir Pires (PMDB) x Josaphat Marinho (PFL) para governador da Bahia. Venceu Waldir com uma diferença enorme 75% x 25% dos votos válidos. Começou em fevereiro, com primeiro comício em Jacobina e durou oito meses nas estradas e nos palanques.

  2. Fiz a assessoria de imprensa de Waldir pela D&E e tinha dois jornalistas trabalhando comigo - Rêmulo Pastore (já falecido) e Jadson Oliveira. No segundo semestre do ano, tinha dias que Waldir fazia dois e até três comícios. Ninguém aguentava mais ouvir as falas do candidato, porque repetitivas.

  3. Um candidato normalmente tem uma fala conceitual (a de Waldir registrava a necessidade de mudanças de métodos políticos na Bahia) com citações regionais próprias de cada cidade, grupo político e economia local. Os assessores, em geral, têm que tirar leite de pedra para fisgar a notícia, a cabeça da matéria com novidades. Mandar a mesma coisa a imprensa só publica uma vez.

  4. Para a população de cada cidade, os dicrusos de Waldir (Nilo, Jutahy e Rui Bacelar) sempre representavam novidades, ainda que repetitivos. Não faziam mal porque o público de Valença era diferente de Taperoá. E, por sua vez, de Nilo Peçanha. Essa história não se adequada somente a Waldir, mas também a Josaphat e a outros candidatos que se seguiram ao longo dos anos.

  5. Agora, nesta campanha para eleições municipais está acontecendo um fato parecido. O governador Jaques Wagner disse em oportunidades diferentes que é eleitor em Camaçari, mas, se votasse em Salvador seu voto seria de Pinheiro. No final de semana passada, em Carinhanha, Wagner voltou a repetir a frase, desta feita no palanque da prefeita (e candidata à reeleição Chica do PT), dando conta de que se fosse eleitor de Carinhanha Chica tinha seu voto garantido.

  6. Eis que, no sábado último, em Brumado, no palanque da candidata Marizete Pereira, do PMDB, voltou a repetir a frase falando que, se votasse em Brumado (e não em Camaçari) seu voto seria de Marizete, esposa do vice-governador Edmundo Pereira e correligionária de Geddel Vieira Lima.

  7. Como são públicos diferentes (Salvador, Carinhanha e Brumado) quem está no comício vibra com a declaração (os candidatos então exultam) e a campanha segue para outra praça. Ninguém duvide que, nesta quinta-feira, 28, quando o governador vai ao Largo do Caranguejo, em Itinga, para o comício de Moema Gramacho (PT), ele volte a repetir a frase.

  8. Faz parte do show da vida. Após o comício de Moema haverá um jantar adesão à candidata do PT em Lauro de Freitas. Tudo devidamente registrado e anotado. Quem participa tem que dizer o valor que pagou, nome, identidade e cpf.

  9. O Correio da Bahia estreou nesta quarta-feira como Correio, em formato berliner, muitas cores, bem diagramado, notícias curtas, redação integrada, nota 10. A palavra chave dita em editorial é planejamento com uma equipe que vai trabalhar dialogando e valorizando a notícia. Não encessariamente o furo, mas, a forma e o conteúdo como serão apresentadas as notícias.

  10. O novo projeto editorial do Correio aconteceu 16 anos depois que implantamos em Salvador o Bahia Hoje, do empresário Pedro Irujo, jornal de curta memória mas que teve enorme impacto no meio impresso porque foi pioneiro em vários procedimentos: primeiro jornal com sistema on-line; primeiro com telemarketing; primeiro com circulação de domingo saindo no sábado à tarde; primeiro com diagramação web; primeiro com fotos com chips e assim por diante.

  11. O projeto do Correio é extremamente ousado. Mas, dentro dos padrões que já são operados outros veículos de comunicação impresso no mundo - Espanha, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, etc. Testados e aprovados. De toda sorte, na praça provinciana de Salvador trata-se de um salto de qualidade e inovação extraordinário, sobretudo porque não é o líder do mercado.

  12. Ainda assim, teve coragem de inovar e ir à luta para disputar espaços com A Tarde. Nossa queridíssima Tribuna da Bahia faz o que pode para se manter no terceiro lugar. É provável que A Tarde se mexa. Há indicadores, pelo menos no plano industrial, dando conta de que a empresa da Tancredo Neves está se organizando para comprar nova rotativa. O jornal está trabalhando no limite e até a revista Muito está sendo rodada em Recife.

  13. Toda essa movimentação é boa para o mercado jornalístico. No Correio, hoje apresentado, para não dizer que só falei de flores, faltou uma matéria impactante para levantar a poeira baiana. Cores, planejamento, criatividade, etc, etc, tudo é muito bom. Mas, o que vale mesmo para o leitor é a notícia que faz a diferença.

  14. Sorry! Não é fazer a diferença de Neto.

  15. Os reitores das Universidades baianas deviam fazer (juntos) uma viagem ao exterior para verificar como são e funcionam os campus das universidades congêneres. Nem precisa ir a Harvard (Estados Unidos) ou Cambridge (Inglaterra). Podem ir a Buenos Aires ou ao México.

  16. Os matagais dos campus da UFBA e da Uneb dão pra criar uns bodinhos.

  17. O sujeito entrar numa fila, dormir no sereno para comprar um ingresso no TCA e ouvir um show de João Gilberto tenha santa paciência. É gostar de sofrer.

  18. O Hospital Universitário da UFBA passa por uma reforma de gestão: desvincula os segmentos acadêmico do assistencial.

  19. Que mico esse ferry Ivete Sangalo. Pior foi que o governador Wagner e a cantora foram dourar o mico e ainda pousaram com quepis de oficiais da Marinha.

  20. Perguntar não ofende: a Bahiatursa já começou a pagar suas contas com os artistas e outros do São João?

  21. Outra perguntinha socrática: quando serão demitidos os servidores do Estado (e de prefeituras) que têm nepotismo cruzado?

  22. Frase do bispo Edir Macedo em seu jornal "A Folha Universal" com mais de 2 milhões de exemplares gratuitos distribuidos no Brasil: "As usarmos a fé sobrenatual, que é a fé pautada em uma promessa divina e na palavra de Deus, teremos a vida abundante que ele nos prometeu".

  23. Que bispo sabido esse Edir Macedo!

  24. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) está com uma euforia acima do normal com seu candidato a prefeito de Juazeiro, Isaac do PCdoB, tendo na vice a esposa do deputado Pedro Alcântara do PR, dona Gorete.

  25. Os defensores públicos ocuparam as galerias da Assembléia Legislativa e estão aguardando uma solução para a melhoria dos seus salários. No momento em que o líder do governo Waldenor Pereira foi falar deram às costas. Que coisa!

  26. Tá difícil uma solução a curto prazo para esta turma. A oposição e o grupo independente obstruiram a pauta. Só votam algo quando resolverem a questão da Defensoria Pública.

  27. Na Assembléia, quando alguém fala que o ministro Geddel Vieira Lima vai ser o vice na chapa de Dilma Roussef a presidência da República, provoca calafrios em setores do PT. É bom tomar buferim cárdio.