Quem lembrou bem o clima de medo em que viviam os chamados camelôs foi Diego Freitas Silva, 21, há cinco anos instalado na Avenida Sete. "Antes dele, a gente corria do rapa. João pensa diferente. A gente apóia ele", afirmou, acrescentando que "nessa eleição vai dar João na cabeça!".
Segundo Diego, João Henrique está fazendo muito pela cidade, em especial pelos ambulantes, uma classe que foi perseguida pela administração passada. "A gente não esquece, não. Nossa vida era correr do rapa para não apanhar nem perder a mercadoria", lembra o camelô.
José Leite da Silva, ambulante na Barroquinha há 12 anos, tem a mesma opinião. "João deixa a gente trabalhar em paz. Antes, quando o rapa levava nossa mercadoria, a gente tinha que pagar para reaver nossos produtos e muitas vezes nem achava mais".
O candidato foi saudado por todo o percurso da caminhada, que saiu da Praça da Piedade, passando pelo Relógio de São Pedro, São Bento, Barroquinha, Baixa dos Sapateiros e Santo Antonio Além do Carmo.
Na rua J.J.Seabra, na Baixa dos Sapateiros, João, que estava acompanhado de diversos candidatos à Câmara Municipal, a exemplo de Silvoney Sales, Pedrinho Pepe, Alberto Braga, Adriano Meireles, entre outros, foi cumprimentado pelos comerciantes, visitou os ambulantes do camelódromo instalado em frente ao Shopping Baixa dos Sapateiros, e conversou com comerciantes do Mercado Municipal São Miguel.
Na subida da ladeira Ramos de Queiroz, o vendedor de lanches Valtércio Machado Cerqueira, há 35 anos no local, fez questão de abraçar João, confessando sua admiração pelo candidato.
Plano inclinado do Pilar
A caminhada prosseguiu pela Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão até Santo Antonio Além do Carmo, onde o candidato aproveitou para fazer uma viagem no Plano Inclinado Pilar, recuperado há dois anos, numa parceria público-privada, e conversar com funcionários do equipamento.
O Plano Inclinado do Pilar ficou fechado por cerca de 30 anos. "Aqui servia de moradia inadequada para algumas famílias que vivem hoje em casas alugadas pela prefeitura. Devido às condições precárias em que se encontrava, o equipamento não era usado para o transporte. Tivemos que recuperá-lo totalmente", lembra João.
O Pilar transporta hoje cerca de 900 pessoas por dia, ligando o Centro Histórico, na cidade alta, ao Comércio, na cidade baixa. Após visitar o Plano do Pilar, João seguiu para Pau da Lima, onde fez uma breve caminhada pelas ruas até a Praça São José.
Em companhia do candidato Wellington Netinho, João Henrique participou de encontro com lideranças no condomínio Águas do Jaguaribe, em Piatã, quando ressaltou a importância da eleição de candidatos alinhados com o prefeito, pedindo voto para Netinho.