É cada bobagem
Iaôs cumprem promessas para São Roque, Obaluaiê, peregrinando pela cidade (F/BJá)
Foto:
Miudinhas globais:
1. Que curioso! No dia que lançaram uma pré-campanha publicitária na Bahia com imagens de Barack Obama, candidado do Partido Democrata a presidência da República nos Estados Unidos, anunciando que o "mundo mudou", foi divulgada uma pesquisa sobre a corrida sucessória e o candidato republicano Mc Cain, pela primeira vez, passou Obama na preferência do eleitorado.
2. Corre minha gente senão a campanha pode dar chabu.
3. Nas imediações da SESAB, no CAB, o dia amanheceu com inúmeras faixas colocadas, de autoria do Sindsaúde, estampando "URV: acreditamos na justiça!". Trata-se do velho e manjado mote dos líderes sindicais para não deixar apagar, na categoria, a chama da esperança de receber o imaginário montante fruto da decantada diferença, que vem sendo reclamado desde 1994 e cada vez aumenta mais nas contas dos funcionários. Haja paciência de Jó.
4. O STF proibiu a contratação de parentes nos três poderes para cargos comissionados. Os casos mais conhecidos de nepotismo dessa espécie são no Judiciário. Agora, o órgão já abriu uma exceção e diz que primo não é parente. Eu imaginava que fosse.
5. Tudo leva a crer que a Agência Nacional de Petróleo, depois que passou a ser presidida pelo ex-deputado baiano e ex-petroleiro Haroldo Lima, resolveu apoquentar a vida da Petrobras. Tudo teve inicio com o leilão para concessão dos blocos de prospecção de petróleo na costa brasileira, quando a estatal quis manobrar para ficar com os melhores e a ANP não consentiu.
6. A diáspora foi parar na imprensa com veiculação de declarações pesadas de Lima e José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras e também baiano, sobre o assunto, cada um puxando a brasa para sua sardinha. Pois bem, de lá pra cá, só tem vindo petardo pesado de parte da ANP em direção à estatal petrolífera no tocante aos seus interesses, como:
• Declarações bombásticas de Lima sobre descoberta de petróleo na bacia de Santos, sem ter havido qualquer fato novo, provocando uma forte movimentação, com as ações da estatal, de especuladores nas bolsas de valores do mundo, deixando mal o governo brasileiro perante os investidores internacionais;
• Aprovação de resolução condenando o uso de óleo de mamona para produção de biodiesel, em detrimento do enorme e alardeado esforço empreendido pelo governo brasileiro, através do MDA, e da estatal, para transformar este vegetal em elemento de inclusão social dos agricultores familiares.
7. A respeito desta polêmica decisão, o Congresso da Mamona, realizado recentemente em Salvador, foi palco de inúmeras manifestações, de técnicos, pesquisadores e cientistas, contrárias a posição da Agência.
8. Por último, apresentação recente de números estatísticos sobre exportação e importação de barris de petróleo pelo Brasil, onde se caracteriza um déficit, colocando dúvidas na propalada auto-suficiência alcançada pela Petrobras e festejada efusivamente em 2005.
9. Apesar de serem consideradas "trombadas" por muitos, Haroldo Lima justifica que as posições adotadas pela ANP tem fundamento técnico, no desempenho de seu verdadeiro papel de evitar o monopólio do petróleo pela Petrobras, o qual foi quebrado em 1995, apesar da sua luta insana e contraria na Câmara Federal, que marcou aquela legislatura.
10. A ironia do destino colocou o outrora defensor-mor do monopólio estatal do petróleo numa posição que o leva a neutralizar as investidas neste sentido, externando o salutar desempenho do agente público em função do Estado constituído, mesmo que possa contrariar as suas ideologias.
11. A Polícia melhorou o policiamento ostensivo na capital. Mas, ainda assim, sete bairros estão com toque de recolher autorizados pelos bandidos. Hoje, no subúrbio ferroviário foi preso um renomado traficante: Sucuri, seu nome de guerra.
12. Setores da imprensa escrita baiana têm uma dor-de-cotovelo enorme dos programas eleitorais gratuitos no rádio e na TV e dos marketeiros. Antes, reclamavam que a Lei Falcão não permitia o livre pensar. Agora, o livre pensar não serve.
13. O Instituto Dataqualy está fazendo uma pesquisa sobre audiência das emissoras de rádio nos ouvintes de veículos. O Ibope só faz a mesma pesquisa nos domicílios.
14. O tema do Carnaval de Salvador 2008 homenageando Carmen Miranda só tem a ver na estética da baiana estilizada da cantora. Mas, como peça de mídia nacional foi uma excelente pedida.
15. O PT está ingênuo em relação ao uso da imagem de Lula pelos seus concorrentes na TV, sobretudo o PMDB.
16. O repórter Vanderson Nascimento, da Rádio Nova Salvador FM, teve que sair fugido pelo fundo de um supermercado na Estrada Velha do Aeroporto depois que bandidos deram ordem para que o carro da emissora saísse do bairro.
17. Os candidatos a prefeito de Salvador só falam que vão trabalhar para os pobres, os mais necessitados. Para os ricos, nada. Para a classe média deram uma banana. Como na capital baiana só tem meia dúzia de ricos, não faz o menor sentido esse tipo de declaração.
18. Em Salvador os ricos ainda se contam nos dedos. Sabe-se, inclusive, os carros que possuem e onde moram. Isso aqui é uma província meu nego.
19. Passa bem o ex-governador Waldir Pires internado para observação no Hospital Aliança.
20. Sai da toca o novo Correio da Bahia, em formato tablóide, conforme antecipado por este Bahia Já.
21. A legitimação do IAF Sindical, o Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia põe fim a hegemonia do Sindsefaz - Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado. Ou seja, os auditores - integrantes da categoria fisco - criaram seu próprio sindicato diferenciado dos agentes de tributos e outros.
22. Com isso, passará a integrar as mesas setoriais de negociações do governo do Estado e a Mesa Central de Negociações. O Sindsefaz perde o monopólio. A briga esquentou desde que o Sindsefaz está tentando unificar as carreiras de auditor fiscal e agentes de tributos, sem concurso público, na base de Lei Complementar enviada à Assembléia Legislativa.
22. Dizia-se, no Sindsefaz, que a Fazenda mandaria a nova lei até dia 20 de agosto. Acontece que já estamos no dia 21 e nada até agora. O secretário da Fazenda, Carlos Martins, ganha tempo e instituiu um grupo de trabalho para analisar a questão. É um assunto super-delicado e o IAF vem tratando como "Trem da Alegria".
23. O editorial da TV Bahia sobre a invasão de torcedores ao Fazendão foi meio-pau. Deveria ser mais forte. Há anos não se via vandalismo dessa natureza num clube de futebol. Caso de Polícia mesmo.
24. A seleção brasileira de futebol feminina perdeu para os Estados Unidos mas jogou com raça e amor à camisa. Pensando bem, deveria ter enfrentado o time da Argentina, o masculino.
25. Pesou contra Ziraldo na eleição do novo imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL) o fato de ter recebido R$1 milhão da anistia e ainda um jabaculê mensal de R$4 mil. Pouca vergonha. Os acadêmicos reprovaram esse tipo de comportamento do mineiro e elegeram um jornalista de O Globo.
26. Aqui na Bahia tomou posse na cadeira de Jorge Calmon, na ALB, o jornalista Samuel Celestino.
27. Agora, tem um jornalista e professor aí, parente de Ziraldo nessa mesma maracutaia da anistia que está se ensaiando para entrar na Academia de Letras da Bahia. Tomara que os acadêmicos baianos usem os mesmos critérios adotados na ABL, Rio, e repudiem o gato-mestre.
28, Falar nisso, o movimento baiano para eleger um baiano (coisa mais provinciana) para o lugar de Zélia Gattai na ABL mingou no nascedouro,
29. Na Caixa Cultura, pátio externo, de 6 de setembro, 20h, apresentação de "Cantos de Trabalho" com a CIA Cabelo de Maria. São mutirões de roça, mulheres cantando para descascar a mandioca, para pilar o milho e fiar o algodão.
30. Secult anuncia o 15 Salão da Bahia concurso destinado a expor e premiar manifestações das artes visuais contemporâneas. Informações www.mam.ba.gov.br
31. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove o Seminário Manuel Querino Vida e Obra, 25 a 29 próximos, das 14 às 17h. Informações www.ighb.org.br