Política

ACM NETO APRESENTA PROPOSTAS CRESCIMENTO ECONÔMICO NA CASA DO COMÉRCIO

Vide
| 19/08/2008 às 18:16
ACM Neto com Carlos Amaral e Paulo Mota na Casa do Comércio (Foto/ Max Haack)
Foto:
   ACM Neto (DEM) apresentou hoje (dia 19) suas propostas para promover o crescimento econômico e a geração de emprego e renda em Salvador, em café da manhã com integrantes da Federação do Comércio da Bahia, na Casa do Comércio.

  Em síntese, ele explicou seu programa de governo, chamado de "Salvador, capital da diversidade", que engloba três vetores de crescimento. O primeiro envolve a transformação da Paralela em via expressa e a requalificação da Orla. O segundo é a revitalização da Salvador antiga, apostando principalmente no turismo cultural. Por último, ACM Neto disse que vai criar um terceiro centro para a cidade, ligando os bairros do subúrbio aos do miolo, onde a prefeitura vai estimular investimentos na área logística, de atacado e atrair indústrias que não são poluentes. O democrata se comprometeu a não aumentar impostos.


  "Tudo será explicado em detalhes no programa eleitoral. Vamos explicar como fazer e de onde vamos tirar os recursos", disse ACM Neto, que foi recebido pelo presidente da Federação do Comércio, Carlos Amaral. O candidato disse que, se for eleito, vai enviar uma proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que será adequado ao seu projeto de desenvolvimento econômico para a cidade. ACM Neto voltou a dizer que o seu partido apoiou a aprovação do plano atual, enviado pelo prefeito João Henrique (PMDB), por entender que a cidade precisava de um PDDU do século 21, apesar de o plano estar longe de ser o ideal.


  REDUZIR QUADROS

  O candidato, que também respondeu a questionamentos, começou a sua exposição falando sobre gestão. Ele disse que pretende reduzir o número de secretarias das atuais 18 (sendo três extraordinárias) para dez. As indicações meramente políticas para cargos de até quinto escalão serão cortadas. Na gestão de ACM Neto, a prefeitura vai privilegiar a qualidade técnica das pessoas e os servidores de carreira. O candidato afirmou ainda que vai aumentar a arrecadação da prefeitura sem elevar impostos. Isso será feito melhorando a qualidade do gasto público, cortando os excessos, modernizando o Fisco municipal e buscando investimentos no exterior, como na China, citou.


  "Salvador hoje só investe 2% de tudo que arrecada. Em Teresina, no Piauí, o percentual é de 12%. Além disso, temos o pior perfil de recuperação da dívida", lembrou ACM Neto. Ele disse ainda que as transferências voluntárias dos governos estadual e federal correspondem a apenas 1% da arrecadação da prefeitura. "Ou seja, não é com favores dos governos estadual e federal que vamos resolver o problema. É com eficiência que precisamos melhorar a arrecadação sem aumentar impostos".

ACM Neto pretende fazer uma gestão inteligente e mais próxima dos cidadãos.

  Por isso, afirmou, vai extinguir as chamadas Administrações Regionais (ARs), que só servem de cabide de empregos para indicações políticas de vereadores, e criar os 15 Centros de Gestão Municipal, que serão comandados por técnicos competentes e qualificados. Os centros contarão com escritório de urbanismo, SAC municipal, núcleos de manutenção urbana e de serviços governamentais.