"Tudo será explicado em detalhes no programa eleitoral. Vamos explicar como fazer e de onde vamos tirar os recursos", disse ACM Neto, que foi recebido pelo presidente da Federação do Comércio, Carlos Amaral. O candidato disse que, se for eleito, vai enviar uma proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que será adequado ao seu projeto de desenvolvimento econômico para a cidade. ACM Neto voltou a dizer que o seu partido apoiou a aprovação do plano atual, enviado pelo prefeito João Henrique (PMDB), por entender que a cidade precisava de um PDDU do século 21, apesar de o plano estar longe de ser o ideal.
REDUZIR QUADROS
O candidato, que também respondeu a questionamentos, começou a sua exposição falando sobre gestão. Ele disse que pretende reduzir o número de secretarias das atuais 18 (sendo três extraordinárias) para dez. As indicações meramente políticas para cargos de até quinto escalão serão cortadas. Na gestão de ACM Neto, a prefeitura vai privilegiar a qualidade técnica das pessoas e os servidores de carreira. O candidato afirmou ainda que vai aumentar a arrecadação da prefeitura sem elevar impostos. Isso será feito melhorando a qualidade do gasto público, cortando os excessos, modernizando o Fisco municipal e buscando investimentos no exterior, como na China, citou.
"Salvador hoje só investe 2% de tudo que arrecada. Em Teresina, no Piauí, o percentual é de 12%. Além disso, temos o pior perfil de recuperação da dívida", lembrou ACM Neto. Ele disse ainda que as transferências voluntárias dos governos estadual e federal correspondem a apenas 1% da arrecadação da prefeitura. "Ou seja, não é com favores dos governos estadual e federal que vamos resolver o problema. É com eficiência que precisamos melhorar a arrecadação sem aumentar impostos".
ACM Neto pretende fazer uma gestão inteligente e mais próxima dos cidadãos.
Por isso, afirmou, vai extinguir as chamadas Administrações Regionais (ARs), que só servem de cabide de empregos para indicações políticas de vereadores, e criar os 15 Centros de Gestão Municipal, que serão comandados por técnicos competentes e qualificados. Os centros contarão com escritório de urbanismo, SAC municipal, núcleos de manutenção urbana e de serviços governamentais.