Vide
Governo ficou sem defesa. Estratégia foi derrubar sessão, presidida por Heraldo Rocha (F/BJá)
Foto:
As matérias publicas em A Tarde no último domingo, 17, revelando a perda de investimentos da Bahia em relação a outros estados, a partir do governo Jaques Wagner, e o artigo do ex-governador Paulo Souto no mesmo jornal (Por que a Bahia perde investimentos?) pautou nesta segunda-feira, 18, a sessão na Assembléia Legislativa, enquanto durou, com a oposição (mais uma vez) acuando os governistas.
Sem ter quem defendesse o governo, apenas o deputado Carlos Ubaldino (PSC) num discurso emotivo e recheado de citações bíblicas, mas, sem essência, apontou alguns indicadores do crescimento industrial e na área da saúde pública. Depois, em combinação com o líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT) o próprio Ubaldino acabou pedindo verificação de quórum e a sessão caiu.
As matérias de A Tarde e o artigo de Paulo Souto serviram de base para que, tanto o líder da minoria, deputado Gildásio Penedo, como o ex-presidente da ALBA, Clóvis Ferraz, o líder do PR, Elmar Nascimento e Sandro Régis criticassem a postura do atual governo, os quais, consideram de "inépto, falta de vontade para governar, incompetente" e outras adjetivações.
Para o deputado Ferraz, as desculpas apresentadas pelo governo sobre a perda de investimentos querendo colocar a culpa na carência de infra-esrtruturua do Estado não tem o menor cabimento, pois, mesmo com os governos FHC e Lula sem ajudar Souto, a Bahia foi capaz de fazer o que fez com a instalação de dezenas de indústrias.
Entende o deputado Ferraz que o atual crescimento induustrial da Bahia deve-se aos governos do PFL, a instalação da Ford em Camaçari no governo César Borges, a atuação do então senador ACM, e as iniciativas do governador Paulo Souto. "Hoje, está tudo paralisado por falta de competência do atual governo", completou.
NÃO É BEM ASSIM
Para o deputado Carlos Ubaldino (PSC) não é bem assim. "O governo Wagner é um governo sério e que vai fazer a diferença. Aliás, já está fazendo na melhoria das estradas, recuperando os hospitais e realizando um atendimento melhor na saúde". Ubaldino está convicto de que o futuro reservará um lugar na história para Wagner na Bahia e citou, no entusiasmo, que não se pode tapar o sol com a peneira, concluindo com um "vamos à vitória".
Em resposta a Ubaldino, o deputado líder da minoria disse que "infelizmente V.Exa. não está falando a verdade em relação às estradas. Em nossa região (Nordeste) a única estrada recuperada foi a BR-110 que é uma estrada federal e já está esburacada". Ademais, citou Penedo, o Estado está podendo fazer algumas obras nas rodovias estaduais graças aos recursos organizados no governo Paulo Souto junto ao Banco Mundial.
Penedo destacou, ainda, que esses recursos (valor de 180 mihões de dólares) foram aprovados por esta Casa, na gestão passada com os deputados do PT votando contra. "Aliás, eles votaram contra todos os projetos que fossem emanados do Executivo. E, é bom lembrar que o então deputado federal Jaques Wagner votou contra a instalação da Ford na Bahia".
Penedo destacou que o governo ficou com tanta vergonha da mentira que consetou um anúncio da Agecom publicado no ano passado dando contra a recuperação de 5.000km de estradas, agora reduzindo para 1 mil.