2. As rodovias federais (BRs-242,020 e 135) do Oeste baiano possuem o maior volume de tráfego de caminhões e carretas do Estado, em virtude do transporte interno de grãos para seu beneficiamento e da transferência para os portos de Ilhéus e Aratu.
Mesmo assim, só contam com um posto da Policia Rodoviária Federal, em Barreiras, outro em Ibotirama, distante 200 km na direção do leste, e um na divisa BA/GO, numa distância de 210 km.
3. Como ocorrem muitos acidentes pelo sobrecarrego dos motoristas em virtude do excesso de viagens, o socorro prestado pelos patrulheiros às vitimas demora várias horas, inclusive, quando se trata de carretas com carga recuperável, os veículos ficam virados no meio da pista, atrapalhando o trânsito ou mesmo, se for a noite, sujeita a provocar novos acidentes.
4. O quadro é mais grave no trecho Barreiras/Ibotirama, pela existência de inúmeras zonas urbanas e entroncamentos de acesso a outras cidades. As autoridades da região e representantes das classes produtoras já estão cansados de pedirem novos postos de vigilância da PRF para encurtar a distância entre os atuais, mas não existe qualquer sinal de atendimento.
5. E olhe que esta é uma região produtora de grãos do país, nova fronteira do agronegócios.
6. Falar nesta região, a campanha no Oeste baiano é uma espécie de "far-west". É jogo brutíssimo, de parte a parte, tendo ocorrido vários incidentes nos últimos dias, de golpes abaixo da linha da cintura, como:
* Em Luis Eduardo Magalhães ainda persiste a cabulosa história de um pistoleiro que foi agredido por ter se arrependido de cumprir o contrato para assassinar o candidato adversário do grupo do atual prefeito;
* Em Cristópolis, um comício do prefeito candidato a reeleição foi sabotado com o corte de energia elétrica da cidade, sendo atribuído ao concorrente ao mesmo cargo e ex-prefeito, cuja família já dominava a política local há 32 anos, situação interrompida quando houve o rompimento com o atual alcaide.
* Em Barreiras, durante um comício de bairro do candidato e ex-prefeito Antonio Henrique, houve troca de tiros, quando foi assassinada uma pessoa, fato que está sob sigilo, pois as rádios locais não noticiaram o fato e a população em geral desconhece o propalado acontecimento.
7. Todo este acirramento acontece devido a um planejado avanço do PMDB do ministro Geddel sobre os redutos da deputada Jusmari Oliveira, candidata a prefeita em Barreiras, que sempre foi absoluta na região, inclusive chegou a liderar um movimento pela criação do novo Estado do São Francisco.
8. Esse movimento foi abafado pelo lançamento, através do Governo Wagner, da estratégica ferrovia Oeste-Leste, tornando-se, então, aliada incondicional do governador e sua preferencial na disputa, tendo o mesmo buscado desestimular a pretensão de Nilza do PT, sua vice em 2002, de manter a candidatura, em companhia de Tysila Balbino (PV), neta do lendário ex-governador Antonio Balbino.
9. Outro local que a campanha está "pegando fogo" é em Candeias. O ex-procurador do município entrou hoje com uma representação junto ao MP e ao TCM contra a atitude da atual prefeita, Maria Maia (PMDB) re contratar serviços de limpeza que antes custavam R$280 mil por R$4 milhões.
10. O negócio é cabuloso. O deputado Júnior Magalhães, filho da candidata Tonha Magalhães, adversária de Maria Maia apresentou na ALBA, hoje, o dossiê do caso do lixo intitulado "O Lixo de Ouro de Candeias. Os donos das empresas contratadas moram em Aracaju e têm 22 e 23 anos respectivamente.
11. A ação foi interposta pelo advogado Artur Ramos Costa que pede uma apuração urgente dos fatos e o afastamento da prefeita. Maia comanda uma coligação de 18 partidos e Tonha a coligação adversária com 6 partidos. O jogo em Candeias é também pesadíssimo.
12. Leitores do Bahia Já estão enviando e-mail à nossa redação solicitando a publicação do artigo do ex-governador Paulo Souto, "Por que a Bahia perde investimentos?". Infelizmente não temos autorização do autor para fazê-lo. Os interessados devem procurar A Tarde do último domingo.
13. O deputado Gaban está bravo. Diz que foi penalizado pela "indústria"das multas do coronel Adelson. Foi assim que falou na ALBA.
14. Nesta terça-feira, 19, começa o horário eleitoral gratuito no rádio e TV dos candidatos a prefeito e vereadores de Salvador. Logo cedo, às 7h.