Política

ACM NETO VISITA DOIS DOS MAIS TRADICIONAIS TERREIROS DE CANDOMBLÉ

Vide
| 17/08/2008 às 20:01
Candidato do DEM, ACM Neto, também fez caminhada no Cosme de Farias (F/Max Haack)
Foto:

  O candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, ACM Neto, visitou neste final de semana dois dos mais importantes terreiros de candomblé da cidade. Hoje (dia 17), o democrata esteve na festa de Omolu do Terreiro de Gantois, no bairro da Federação, onde recebeu a energia e a benção de Mãe Carmen.

  O terreiro, que era freqüentado pelo avô de Neto, o senador Antonio Carlos Magalhães, foi fundado em 1849, sendo tombado em 2002 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ontem (dia 16), Neto esteve no Ilê Axé Opó Afonjá, fundado em 1910 e também tombado pelo Iphan, em 2000.


  Em entrevistas à imprensa concedida hoje no Gantois, que foi comandado por Mãe Menininha entre 1922 a 1986, ACM Neto disse que, se for eleito prefeito, vai trabalhar em parceria com os terreiros, principalmente aqueles que já prestam serviços sociais à população.

   "A relação da prefeitura com os terreiros deve ser, primeiro, de respeito. Depois tem de ter parceria para que possamos desenvolver atividades em áreas como educação", disse o democrata. Sobre a possibilidade de isenção tributária, ACM Neto, que estava acompanhado do coordenador geral da campanha, Luiz Carreira, e do artista Tati Moreno, afirmou que é preciso analisar cada caso individualmente.


  O candidato afirmou ainda que, se for eleito, vai respeitar a diversidade religiosa de Salvador. "Isso está em meu programa de governo. Respeitar os terreiros é fundamental, inclusive para valorizar a cultura negra, que é a cara da nossa cidade. Queremos trabalhar de forma integrada com os terreiros e com todas as religiões, respeitando a diversidade de Salvador, declarou.


Afonjá
 

Ontem (dia 17), no Cabula, ACM Neto visitou o terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá e prometeu, caso eleito, apoiar os programas sociais de Mãe Stella. "Os projetos que são desenvolvidos aqui no terreiro podem se encaixar no nosso programa voltado para a educação", afirmou o candidato, referindo ao programa Estudante em Tempo Integral, que consiste na permanência dos alunos das escolas públicas municipais em dois turnos de aprendizagem.


De acordo com o democrata, as aulas sobre a cultura afro-brasileira podem fazer parte das atividades complementares dos estudantes. "Queremos trabalhar as nossas raízes, as nossas riquezas históricas e nada melhor do que inserir estes temas nas lições dos nossos jovens", disse.


Missa
- Neste final de semana, ACM Neto também fez caminhadas na Federação, Tancredo Neves (ontem, dia 16) e Cosme de Farias (hoje, dia 17). Ele também assistiu, ontem, a uma missa em São Lázaro em homenagem ao santo católico São Roque, que ocorre tradicionalmente em 16 de agosto. "Independentemente da religião, acredito que existe uma energia positiva em tudo que é feito de forma verdadeira", afirmou ACM Neto, que é católico. "Peço apenas que todos os santos me proporcionem força, luz e serenidade nesta caminhada", completou.