Política

MINISTRO E DOIS SECRETÁRIOS DE ESTADO PRESENTES EM EVENTO DE PINHEIRO

Vide
| 16/08/2008 às 16:22
Ministro Patrus Ananias, Pinheiro e Lídice da Mata, no envento do Flamenguinho (F/João Alvarez)
Foto:
   Depois de pedir uma salva de palmas em memória do cantor e compositor Dorival Caimmy, falecido neste s'abado (16), o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias animou a militância da coligação "Salvador - Bahia - Brasil" (PT, PSB, PC do B, PV), presente no Clube Flamenguinho, em Periperi, para ir à luta em busca da vitória de Pinheiro e Lídice nas próximas eleições e para evitar que Salvador continue apresentando indicadores sociais dentre os piores do país. 


  "É importante que cada um de vocês multiplique a mensagem de que essa candidatura expressa compromissos com a vida e com a justiça social. Converse com seus amigos e vizinhos nas escolas, nos bares, nos terreiros, nas igrejas", em todos os lugares onde "a vida humana seja celebrada", convocou o ministro.


  Patrus explicou que um dos compromissos do governo Lula é com o direito à vida, que se expressa nos programas sociais, como o Bolsa Família, que beneficia 11 milhões de famílias pobres; o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assegura um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiência; e os programas de apoio à agricultura familiar e de erradicação do trabalho infantil.


  O ministro destacou o impacto econômico proporcionado pelos programas sociais, cujos recursos são destinados diretamente aos municípios, e levam a que milhares de famílias pobres, excluídas do mercado consumidor, passem a comprar alimentos e eletrodomésticos, estimulando as economias locais e gerando novos empregos.


  "Ter um prefeito como Pinheiro, cuja origem política são os movimentos sociais, que tem compromissos com os pobres, é ter a certeza de que ele pode fazer muitos projetos para ampliarmos cada vez mais os programas sociais em Salvador. Queremos levar para o Brasil inteiro as nossas políticas e o primeiro passo é ter prefeitos compromissados com essas políticas", destacou Patrus Ananias.


DOBRAR OS BENEFÍCIOS 

Walter Pinheiro aproveitou o mote do ministro e fez duras críticas à "incapacidade gerencial" de administradores que não implantaram em sua plenitude os programas sociais do governo Lula em Salvador. Atualmente cerca de 150 mil famílias estão cadastradas para receber o Bolsa Familia, mas apenas 135 mil famílias recebem efetivamente o benefício.

"Salvador precisa dobrar o número de pessoas beneficiadas e investir na economia solidária, a fim de gerar renda e trabalho para essas pessoas", defendeu o candidato.


O petista lembrou que milhares de pessoas ainda vivem nas ruas, em Salvador, os chamados sem-tetos; que muitas crianças são obrigadas a fazer malabarismos nas sinaleiras em busca de alguns trocados; e que na sua gestão a criatividade dessas crianças será canalizada para atividades culturais e produtivas ministradas em centros culturais especialmente preparados para atender a essa população.


BAIRRO EDUCADOR 

Pinheiro apontou como um dos seus principais projetos o "Bairro Educador", que combinará atividades educativas com as políticas sociais. Para estender o projeto para todos os bairros serão utilizados espaços públicos - como as escolas - e espaços privados, como o Clube Flamenguinho, de Periperi, onde serão desenvolvidas atividades culturais, sociais, profissionais e de lazer para estudantes e pessoas das próprias comunidades.


O candidato convocou a militância para que Salvador não perca a oportunidade de fazer "a parceria completa, a parceria de verdade" com os governos de Wagner e de Lula. "Vamos ganhar as ruas, levantar a poeira e ganhar Salvador", disse.


Patrus Ananias foi o segundo ministro de Lula a vir a Salvador e declarar apoio a Pinheiro. Na última quinta-feira o ministro da Justiça, Tarso Genro participou de um jantar de adesão num restaurante da capital. Estavam presentes no evento com Patrus Ananias os deputados Nelson Pelegrino, Luiz Bassuma, Yulo Oiticica, os secretários Valmir Assunção e Adeum Sauer, e os vereadores Palhinha e Aladilce Souza, além de vários candidatos a vereador.