Durante 36 anos os moradores da Vila Romana, em Itapuã, conviveram com a lama e o pó. Nos períodos de chuva, tinham que andar até a Avenida Dorival Caymmi com as calças levantadas e o sapato na mão. No verão, as casas tinham que ficar com portas e janelas fechadas dia e noite para não se encherem de poeira. Essa realidade começou a mudar com a administração do prefeito e candidato a reeleição, João Henrique, que esteve hoje na comunidade de Vila Romana, onde percorreu diversas ruas, conversou com moradores e ouviu deles declarações de apoio a sua reeleição.
Juraci Santos Freitas, 34, técnico em eletricidade, mostrava-se um dos mais ferrenhos defensores da reeleição de João. "Sei que com ele não tem promessa, tem trabalho. Foi o único prefeito que, mesmo com dificuldades, olhou por essa comunidade", declarou Freitas, que há dez anos se mudou para a Rua do Monte, na Vila Romana.
Segundo ele, muitos políticos que passaram pelo local ao longo desses anos prometeram obras, mas nada fizeram. "João não prometeu, fez", disse o técnico em eletricidade, confessando que no dia 5 de outubro vai votar em João e na vereadora Ariane Carla, que também busca a reeleição.
Enquanto caminhava pelas ruas da Vila Romana, ao lado da deputada Maria Luísa e da vereadora Ariane Carla, o prefeito João Henrique, candidato à reeleição pela coligação Força do Brasil em Salvador, pode perceber o otimismo dos moradores com relação a sua reeleição. "Vamos reeleger João. Ele tem que ficar na prefeitura para continuar cuidando da nossa comunidade, porque nesses anos todos foi o único que olhou por nós", falou Edson Santos Nascimento, presidente da Associação dos Moradores da Vila Romana, prometendo trabalhar pela reeleição de João no primeiro turno.
É dele a informação de que cerca de 70% das ruas da Vila Romana estão hoje asfaltadas e que a população local anda mais tranqüila após o banho de luz. "Isso aqui era um breu. A gente tinha medo de sair à noite", disse a dona de casa Antonieta do Espírito Santo, 58, há 30 morando no local. "Fui uma das primeiras a mudar para cá. Vi isso aqui crescer. Isso aqui era um lamaçal. Agora está bonito".
Confiante nas eleições
Estimulado pelas manifestações de apoio dos moradores da Vila Romana, João Henrique disse estar confiante no resultado das eleições. "Vai prevalecer a vontade do povo e tenho certeza que terei mais quatro anos para continuar trazendo obras para esta comunidade e tantas outras áreas carentes de Salvador que por anos foram abandonadas pelo poder público", afirmou, reforçando sua disposição de governar tendo como foco principal as áreas mais carentes de infra-estrutura.
O candidato falou da necessidade de poder governar contando com aliados na Câmara Municipal, pedindo voto para a vereadora Ariane Carla. Ao lado de João, a primeira-dama do município e deputada, Maria Luiza Carneiro, também destacou a importância de o prefeito se reeleger. "Nenhum governante pode realizar tudo o que quer e a população precisa em apenas quatro anos. João tem trabalhado muito por vocês, mas ainda tem muito mais a fazer. É fundamental que vocês fortaleçam essa luta", falou Maria Luiza.
A morte do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, 94, chegou ao conhecimento de João Henrique quando ele visitava ruas transversais da avenida que leva o nome do músico, em Itapuã, bairro que ele tornou famoso com sua canções. "É uma imensa perda para a música e cultura baianas", lamentou João Henrique. "Caymmi foi, sem sombra de dúvida, um dos mais ilustres filhos da Bahia. Em muito contribuiu para tornar nossa terra e, esse bairro em especial, conhecida no mundo todo. Sem esquecer ainda o legado musical que nos deixa na figura dos filhos".