Vide as sabáticas
Cães à solta e pisos quebrados no principal cartão postal da cidade do Salvador (Foto/BJá)
Foto:
Miudinhas globais:
1. A Praça da Sé está um lixo, literalmente. Porta de entrada dos turistas que vão ao Centro Histórico, ao lado da sede da Prefeitura e da Igreja da Misericórdia, vizinha do Galeria Pierre Verger e da antiga sede do Bispado, repleta de história com sua Cruz Caída e os alicerces da Sé Primacial e do Colégio dos Jesuítas, vive dias sombrios com placas do piso soltas, cachorros, gatos, sarnas, matos tomando conta dos canteiros, prostitutas à mancheia e batedores de carteiras.
2. Um cartão de visita para os turistas invejável. Logo na entrada da Praça uma dúzia de baianas "árvores de Natal" os abordam tomando dinheiro para fotos, adiante as prostitutas piscam os olhos a cata de um programa, os cachorros cercam os grupos e os meninos de rua também os abordam com frequência. E daí? Dizem que na Bahia é assim mesmo.
3. As placas indicativas do Colégio do Jesuíta e da Sé Primacial desapareceram. Uma dezena de gatos toma conta desses locais. A população vai jogando restos de comida e a fedentina é geral. Os turistas, à noite, desapareceram do centro histórico. Aliás, até mesmos os baianos da classe média. O Pelourinho está abandonado a sua própria sorte enquanto se discutem modelos de ocupação.
4. Fazer o que? Se queixar ao bispo? Bem, antes erra assim. O bispo despachava na Praça da Sé e existe até a Rua do Bispo, transversal que vai dar na 28 de Setembro. A Rua do Bispo, hoje, é um puteiro. Tem dezenas de casas de prostituição, cubículos, barzinhos mambembes. O bispo, hoje, cardeal, despacha na sede da Cúria Metropolitana, no Garcia. Ele não é bobo de ficar mais na Sé.
5. A Espanha continua humilhando os brasileiros que vão a Madri. Aqui em Salvador houve um esboço de retaliação, mas parou. O brasileiro é sacaneado, preso, maltratado e deportado de Madri e fica por isso mesmo. O país desemparado!
6. Já começou a choradeira antes da hora. As jogadoras da seleção brasileira de futebol já esboçam desculpas diante do time da Alemanha dizendo que é fortíssima. Aliás, as atletas do Brasil já incorporaram os mesmos cacoetes dos homens: caem em campo, reclamam do juiz, catimbam o jogo e por aí vai.
7. Que loucura! Estão roubando até violinos de músicos que frequentam o Teatro Castro Alves. Um site francês hoje disseminou a notícia do furto do violino da francesa Elodie Bunge, de 22 anos, numa rua de Salvador, a capital "internacional" do turismo. Bonito pra Bahia!
8. Trote leva 11 estudantes de Minas Gerais a um hospital. Em Salvador, na UCSAL, trogloditas do curso de enfermagem passaram dias aplicando trotes nos calouros.
9. As mudanças no Correio da Bahia estão nos finalmente. Hoje, a redação da TV Bahia conheceu o projeto que deverá entrar em circulação até o final deste mês. O CB muda mesmo para o modelo "berlinger" (nome sofisticado de tablóide) no padrão do Jornal do Brasil e dos tradicionais jornais do Rio Grande do Sul.
10. Será a primeira experiência em Salvador de um jornal diário. O projeto tem aplicativos em cores em várias páginas como El Periódico de Barcelona, um dos jornais com maior circulação na Espanha. O modelo "berlinger" mexerá nos formatos dos anúncios das agências e o CB deve iniciar sua campanha publicitária na próxima semana, além de encontros com produtores e midias.
11. É preciso não confundir censura à imprensa com as determinações impostas pela lei eleitoral. Os veículos de comunicação, inclusive sites, estão limitados em opiniões de acordo com a lei. Daí que entre esse aspecto legal e censura à imprensa vai uma distância enorme.
12. Censura é quando a imprensa é livre e amordaçada por momentos de arbritariedade, Mas, no caso das eleições municipais existem regras e elas têm que ser respeitadas para todos. O Bahia Já, por exemplo, responde a uma ação interposta pelo PRB (Raimundo Varela) por ter divulgado uma pesquisa do Instituto E-Leva.
13. Lembra de Borah, o humorista do Casaquistão. Pois dito, o Casaquistão está à frente do Brasil na Olimpíadas de Pequim.
14. Engraçado! Candidatos a prefeito de Salvador adoram falar de pobres, defender os pobres, fazer políticas públicas para os pobres. Agora, quando vão fazer jantares de adesões às suas candidaturas só escolhem o Boi Preto, La Lupa, Trapiche Adelaide, Soho e assim por diante.
15. Por que não fazem esses jantares no Boca de Galinha e/ou na Churrascaria do Retiro? Esse pessoal pensa que todo mundo é bobo. O pobre tá olhando tudo isso na tocaia, aguardando o dia da votação.
16. O atletismo brasileiro começou "bem" na Pequim. Só classificou um atleta para uma semi-final.
17. A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês da Silva Magalhães, estará em Lauro de Freitas nesta terça-feira, dia 19, às 17h, para participar da inauguração de três ruas no bairro de Itinga - Manoel Valongo, Pautília Ferreira Santana e José Alves Barbosa - que receberam obras de drenagem, pavimentação e urbanização com recursos do PAC, num total de 1.841 metros quadrados.
18. O município foi o primeiro a inaugurar obras do PAC na Bahia. O Programa do Governo Federal, que destina recursos da ordem de R$20 milhões para esse projeto, prevê a urbanização completa de 38 ruas, construção de creche, posto de saúde, 160 casas populares e reforma em mais 300 habitações em Itinga.
19. Em Salvador, a presença dos ministros Tarso Genro e Patrus Ananias. Como se vê, o governo federal se mexe no apoio aos seus candidatos a prefeito, Moema Gramacho, em Lauro, e Walter Pinheiro, na capital.
20. O politiburo está reunido para discutir a comunicação "democrática". Depois a Assembléia do Povo vai referendar e os líderes jantarão no Barbacoa.