Dentro de 150 dias, 2.196 famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) serão beneficiadas com poços artesianos. A perfuração de poços será a base para a instalação de sistemas de abastecimento de água, o que permitirá às famílias o acesso à água potável.
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na terça-feira (12), pelo superintendente regional do Incra, na Bahia, Luiz Gugé Santos Fernandes. A empresa contratada por licitação, na modalidade Tomada de Preço, tem 150 dias para realizar as obras, mas a previsão é de que o cronograma já esteja cumprido em 90 dias.
"Com a conclusão das obras, passaremos informações para que outra empresa já contratada inicie os projetos de elaboração de sistemas de abastecimento de água", explica o chefe do Serviço de Infra-Estrutura do Incra/BA, Joelito Rezende.
Água para assentados
No Território da Cidadania do Velho Chico, 1.147 famílias serão favorecidas nos seguintes assentamentos: Itaquatiana, no município de Barra, Manoel Dias (município de Muquém do São Francisco), Marolândia (Sítio do Mato), Curral das Vargens (em Bom Jesus da Lapa), Nova União (Paratinga), Brasilândia e Caatinga de Nossa Senhora, ambos em Carinhanha.
Outras 237 famílias situadas no Território da Cidadania do Sisal também terão poços artesianos perfurados nos seguintes assentamentos: Santa Virgínia (em Biritinga), Rumo a Independência (em Santa Luz), Santa Virgínia (em Tucano), Belo Monte e Nova Esperança (em Cansanção).
Os assentamentos Central (em Bonito), Reunidas FS (em Iraquara) e Pau Peba (em Utinga) terão 310 famílias beneficiadas com as obras no Território da Cidadania Chapada Diamantina. No Território da Cidadania do Sul, serão favorecidas 75 famílias dos assentamentos Poço (em Santa Luzia), Dom Helder e São Bento (em Ilhéus).
As obras ainda atendem o assentamento Jequitibá, situado em Mucuri, no Extremo Sul e o assentamento Pai João e Mamão Mata Boi I e II, localizado no município de Coribe, no Território da Bacia do Rio Corrente.