Vide as globais
Cielo, última esperança do Brasil para medalha de ouro na natação, às 23h45min, hoje (F/EFE)
Foto:
Miudinhas globais:
1. Como o Bahia Já antecipou ontem, a APLB/Sindicato organizou um grupo de professores do colégio estadual Manoel Devoto para entregar ao secretário de Educação do Estado, Adeum Sauer durante o evento de abertura dos Jogos Escolares da Bahia 2008, um documento em que apresenta uma série de queixas contra a atual direção da unidade.
2. Segundo a APLB, a titular do cargo, Raimunda Belens, é autoritária e trata mal os profissionais da educação que questionam suas decisões. A diretora rebate as críticas dizendo que a iniciativa seria uma reação à perda de privilégios individuais. O secretário disse que desconhece as reclamações dos docentes. Como ele vive trancado numa redoma de vidro é possível.
3. De acordo com a direção da APLB/Sindicato foi formalizada uma queixa à Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da SEC (Supav). Segundo a coordenadora de políticas educacionais do órgão, Nadja Amado, um processo administrativo foi instaurado, tendo sido acompanhado por uma inspetora e um advogado. As averiguações já foram concluídas e serão entregues à coordenação da Supav. Em seguida, o parecer deverá ser encaminhado ao gabinete do Secretário de Educação.
4. Hoje, enquanto o evento acontecia, um novo documento feito pelos professores foi entregue ao diretor de Educação Básica da SEC, Washington Carlos. Após uma reunião com os queixosos, Carlos prometeu ouvir todos os envolvidos e dar um retorno aos docentes até a próxima segunda-feira.
5. O comandante da PM, coronel Mascarenhas, em entrevista na Rádio Nova Salvador FM nesta quinta-feira, 14, chamou o governador Wagner de "Comandante em Chefe". Quem costuma ser chamado assim é o soberano Fidel Castro. O coronel é centrado e disse que a PM está aberta ao diálogo. A propósito está aí o endereço de acesso ao órgão: www.pm.ba.gov.br
6. Agora, o protocolo questionário padrão de informações à imprensa contém apenas 9 itens. Um deles diz o seguinte: "Formule as perguntas a serem respondidas, redigidas de forma clara e detalhada". E mais, "Informe a data e horário limite de resposta". Quer mais uma: "Tempo de duração e endereço da entrevista (quando este for o caso).
7. Você entendeu? Nem eu.
8. Outra o coronel Mascarenhas na Nova Salvador. Minha prioridade é a capacitação profissional da tropa e dos homens de comando e inteligência. Aí tá certo. Mas, como o governo Wagner tá beirando fechar o segundo ano é bom ter pressa.
9. Desta sexta-feira, 15, até 14 de novembro, estará em cartaz a Expo Herança Africana no Universo Baiano - Um Filá de Liverdade, no Museu Carlos Costa Pinto.
10. Vai chover ações na Justiça de acionistas da Petrobras diante da proposta do presidente Lula de criar a Petroeducação. Esse filme vimos com a CPMF para a saúde.
11. O lixo de Candeias está caríssimo para ser recolhido.
12. O jornalista Samuel Celestino será empossado na Academia de Letras da Bahia, próximo dia 21, às 19h. Ocupa a cadeira 23 que pertenceu a Jorge Calmon e tem como patrono Januário de Faria.
13. Tramita na Câmara Municipal de Salvador, projeto de indicação do vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM), líder da oposição (bloco DEM/PTC/PTN/PR/PRB/PRP), que propõe ao Governo do Estado a instalação de películas antivandalismo nas viaturas das polícias Civil e Militar.
14. Segundo o vereador, o objetivo é aumentar a segurança dos policiais, já que esse tipo de película suporta o impacto de armas calibres 38, 40 e 380; e de objetos como marretas, barras de ferro, correntes e pedras.
15. Agenda de Hilton Coelho, candidato do PSOL-PSTU-PCB, para esta sexta-feira, 15: Gravação de Horário Eleitoral Gratuito de TV e Rádio; 11hs: panfletagem, com apoiadores, na Praça da Piedade; 15hs, debate da FETRAB no Fórum Ruy Barbosa.
16. Na sexta-feira (15), o candidato Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), passa a manhã gravando programa eleitoral. Ao meio dia, concede entrevista ao programa Balanço Geral, da Tv Itapoan. Às 15 horas, apresenta seus projetos para a cidade no debate entre prefeituráveis promovido pela FETRAB (Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia), no Salão do Júri do Fórum Ruy Barbosa. Às 17 horas, Pinheiro segue para os Barris, onde participa do Lançamento do seu programa de governo para a Juventude, na Faculdade Cairu.
17. Agenda do candidato João Henrique, PMDB, sexta-feira, 15: 10h, ciclo de palestras da Faculdade Baiana de Direito, Amaralina; 15h, participa do debate na Federação dos Servidores Públicos da Bahia; 19h, participa de encontro de líderes com pastores Samuel e Carlos Bispo, no Nordeste de Amaralina.
18. O Diário Oficial do Município tem 30 páginas, mas só liberam 4 via web, pula da 3 para a 30.
19. Perguntar não ofende: quando a Secretaria de Saúde do Estado vai pagar o retroativo de insalubridade do seu pessoal?
20. Vários empresários do setor de transporte intermunicipal da Bahia começaram a ficar apreensivos com as posições da AGERBA, pois esperavam que, no Governo Wagner, houvesse um freio de arrumação para enquadrar os impérios montados no período do domínio pefelista e está acontecendo o contrário.
21. Os donos de empresas que prestam serviços de transportes, montados em menos de 8 anos, em quase toda costa oceânica do Estado, começando desde a divisa de Bahia/Espírito Santo e vindo até a ilha de Itaparica, com quatro empresas distintas, estão se organizando para conquistar as regiões de Jequié, Vitoria da conquista e Brumado.
22. Se vingar a ação, um grupo empresarial pode ficar responsável por quase 60% do transporte intermunicipal no interior da Bahia, o que seria absurdo em qualquer governo, quanto mais no atual que prometeu democratizar a prestação deste tipo de serviço.
23. Só agora foi revelado porque a AGERBA é uma das poucas que está impedida de fiscalizar os serviços prestados pela concessionária de distribuição de energia, no caso da Bahia chama-se COELBA, haja visto que a ANEEL, não assinou o convênio de delegação de competências, fato ocorrido com quase todas as agencias estaduais.
24. A ANEEL justifica que a diretoria da AGERBA não é eleita pela ALBA, nem tem mandato determinado, tendo exigido desde o Governo passado, do PFL, a mudança.
25. A agenda de Imbassahy, candidato do PSDB para esta sexta-feira, 15: 10h - Reunião com Coordenação de Campanha; 11h - Visita ao bairro de Marechal Rondom;
15h30- Participa de debate promovido pela Fetrab, no fórum Ruy Barbosa