Vide projeções
Governador Wagner na entrega das máquias ao DERBA, satisfeito com Senado (F/Agecom)
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Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/08, proveniente da Medida Provisória (MP) 427/08, que cria os novos eixos ferroviários no país, foi aprovado no plenário do Senado, em Brasília (DF), na noite da última terça-feira (12). Um dos principais eixos está na Bahia: a EF 334, denominada "Ferrovia Oeste-Leste", com 2.675km.
A Ferrovia sairá do porto de Ilhéus, passando por Brumado, Ibotirama, Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Alvorada, no estado de Tocantins, até Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. De Lucas do Rio Verde, ela se encontra com outra ferrovia, a EF 246, até Vilhena, Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, até Boqueirão da Esperança, na fronteira entre o Brasil e o Peru.
A principal alteração implementada pelo relator-revisor da matéria, senador Valdir Raupp (RO), foi a divisão, em duas, da ligação com o oceano Pacífico, a partir do Peru, que passaria a seguir para o porto de Ilhéus (BA) e para o literal norte-fluminense. O pedido de alteração foi feito pelo governador Jaques Wagner ao relator, como forma de restabelecer o trecho baiano que havia sido suprimido.
"Estamos satisfeitos pois o projeto da ferrovia foi bem estudado e está muito bem encaminhado", comemorou o governador. Ele acredita que, com o acordo feito no Senado, não haverá problemas durante a nova votação pela Câmara dos Deputados, pois o trecho que sai do Norte do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais e Brasília, foi preservado. Com as alterações dos senadores, a matéria volta à Câmara dos Deputados, para novo exame, na semana que vem.
O projeto autoriza a inclusão de novas ferrovias ao Plano Nacional de Viação (PNV) e amplia o traçado de outras já existentes. Entre as ferrovias que passarão a fazer parte do Plano estão as estradas de ferro que ligam Uruaçu (GO) a Vilhena (RO); Panorama (SP) a Porto Murtinho (MS); Herval D'Oeste (SC) a Itajaí (SC); São Francisco do Sul (SC) a Imbituba (SC); e Maracaju (MS) a Cascavel (PR).