Vide
Hilton Coelho (de barba), PSOL, ao lado da ex-senadora Heloisa Helena (F/Div)
Foto:
O candidato a prefeito pela Frente de Esquerda Socialista (PCB, PSOL e PSTU), Hilton Coelho afirmou que em relação à questão habitacional, o combate à especulação imobiliária será uma das prioridades de sua administração.
"Vamos combater a especulação imobiliária, mudar a lógica do atual PDDU - feito para o empresariado da especulação imobiliária-, voltando-o para os interesses populares. Além disso, desenvolveremos uma política de regularização fundiária voltada para a população de baixa renda."
Ele afirmou que o programa da Frente de Esquerda Socialista tem como meta viabilizar a partir da iniciativa do município a construção de 1.000 (mil) casas por ano, para atender a demanda das famílias de diversos movimentos sociais de Salvador, inclusive dos moradores de rua.
"Os recursos virão da inversão de prioridades, com inclusão no orçamento do município de dinheiro para o Fundo Municipal de Habitação (FMH), viabilizando parte dos R$ 24 milhões necessários à construção das 1.000 casas populares. Isso significa que ao invés da prefeitura de Salvador gastar quase R$ 11 milhões, como ocorreu em 2007, com campanha de publicidade em veículos de comunicação, isto é, quase 500 novas casas populares, parte desses recursos poderão ser destinados ao FMH", afirmou Hilton Coelho.
Outra medida que ele considera importante é o levantamento dos imóveis inadimplentes com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e que não tem função social visando sua desapropriação, tranformando-os em habitação popular.
"Queremos organizar uma equipe técnica dedicada exclusivamente à realização de projetos habitacionais, com vistas a captar os recursos disponíveis junto às entidades públicas sejam elas nacionais e internacionais com o objetivo de viabilizar projetos de moradia popular, bem como o projeto de qualificação de habitações".