A Via Náutica, projeto antigo que saiu do papel nessa gestão com a construção do trecho Plataforma-Ribeira, terá vários cais de atracação, de São Tomé de Paripe até a rampa do Mercado Modelo. Para se ter uma idéia, esse primeiro trecho transporta diariamente cerca de 1.300 pessoas, num percurso com duração de cinco minutos contra 1h30 realizado de trem ou ônibus.
"Com a Via Náutica, a população viaja de forma confortável, sem estresse e engarrafamentos", salientou o prefeito, acrescentando que além de servir para transporte de massa, também tem a opção de passeio turístico.
METROSAL
João Henrique também citou o metrô como uma das alternativas para aliviar o trânsito dos congestionamentos e a contrapartida viária que está sendo exigida dos empreendimentos, como a construção de passarelas, viadutos e passagens de nível, a exemplo do que aconteceu com o Salvador Shopping.
O candidato falou ainda do projeto para a avenida Bonocô, que prevê, além de grande ciclovia ao longo da linha do metrô, relocação dos pontos de ônibus, visando também a diminuição dos constantes congestionamentos no trecho Lapa/Bonocô/Rótula do Abacaxi.
Mesmo defendendo o cumprimento da Constituição, que estabelece a obrigatoriedade de concurso público para admissão de servidores públicos, João mostrou-se favorável à contratação de terceirizados nas áreas de saúde e educação por serem emergenciais.
Outra defesa do prefeito, candidato à reeleição, foi com relação à importância da aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para nortear os rumos da cidade para os próximos anos. "O plano vai tornar Salvador uma cidade mais competitiva", resumiu João Henrique.