Política

JOÃO HENRIQUE DESTACA QUE ACABOU COM A VIOLÊNCIA DO "RAPA"

Vide
| 10/08/2008 às 20:42
João Henrique, ao lado de Edivaldo Brito, recebe cumrpiemtos da eleitora (F/Fábio di Castro)
Foto:
  O fim da violência dos fiscais popularmente conhecidos como rapa foi destacado na manhã de hoje (10) por feirantes do Nordeste de Amaralina. A categoria recebeu em clima descontraído a visita do candidato à reeleição pela coligação Força do Brasil em Salvador, João Henrique, que teve como diretriz de toda a sua administração o fim da truculência do rapa.
 

"Com João, camelô e feirante não apanham do rapa. Nosso voto é dele, que respeita o nosso trabalho, porque sabe que daqui sai o nosso sustento", comentou Nanci Marques dos Santos, feirante há 24 anos no Nordeste de Amaralina e em São Joaquim. Nanci não esquece da época que antecedeu João Henrique na Prefeitura de Salvador, quando os feirantes não eram tratados com dignidade. "Todo dia, em São Joaquim, a gente tinha que sair correndo do rapa".


Mesma opinião tem Marina Borges Lima, feirante há mais de 30 anos, e seu filho, também feirante, Antonio Marcos Borges Lima, moradores no Nordeste de Amaralina. "O feirante lembra bem como era nossa vida antes de João Henrique, quando éramos perseguidos e até apanhávamos. João não bate. Deixa a gente trabalhar em paz", conta.


Respeito
à informalidade


Segundo João Henrique, quando assumiu a prefeitura, percebeu que a prática com os trabalhadores do mercado informal era à base de perseguição e apreensão das mercadorias. "Temos que tratar a informalidade com respeito, sem haver confronto com a formalidade, permitindo que essas famílias trabalhem em paz. Rapas e apreensão de mercadoria são coisas do passado", defendeu o prefeito. "Estamos numa cidade em que grande parte da população não consegue reingressar no mercado de trabalho ou no primeiro emprego".


Ao lado de seu companheiro de chapa, Edvaldo Brito, lideranças comunitárias e candidatos à vereador, João Henrique iniciou a caminhada na Rua do Norte, passando pelo fim de linha, indo até a avenida Manoel Dias da Silva.


Durante a passagem pela feira, o prefeito recebeu de presente tangerinas e foi fotografado por populares. "Votei nele há quatro anos e vou dar novamente meu voto para João", garantiu Rosileide Queiroz, moradora no Areal há seis anos. Ao passar pela Igreja Batista de Amaralina, o candidato foi saudado pelos fiéis. "Nós sabemos que ele é um homem sério e idôneo, por isso levantamos essa bandeira em favor de nossa cidade. Ele é o homem certo e o escolhido por Deus", disse a professora Noemi Vieira Souza, 47 anos, que desenvolve trabalho social com pessoas da terceira idade.