Vide
Pinheiro, ao lado de Lídice, na caminhada em Paripe, subúrbio ferroviário (Foto/João Alvarez)
Foto:
Esgotos a céu aberto, sanitários imundos, vendedores de frutas trabalhando ao lado da lama, piso irregular - estes foram alguns dos problemas encontrados pelo candidato a prefeito Walter Pinheiro, da coligação "Salvador - Bahia - Brasil" (PT, PSB, PC do B, PV) durante visita ao principal centro comercial de Paripe, hoje (dia 9) pela manhã, depois de realizar uma caminhada entre o fim de linha da Praia do Tubarão e o Centro de Abastecimento.
"A nossa Ceasa está totalmente abandonada", criticou o feirante Almir Andrade, que fez questão de levar Pinheiro para ver pessoalmente a degradação do local.
Depois de ver as precárias instalações da parte do fundo do mercado, que margeia com uma área encharcada, Pinheiro garantiu ao feirante que o saneamento básico e o investimento para melhorar a oferta e as condições de trabalho e renda são prioridades do seu programa de governo.
Ao lado da candidata a vice-prefeita Lídice da Mata, da esposa Ana Pinheiro e dos vereadores Palhinha (PSB) e Olívia Santana (PC do B) e de outros candidatos a vereador, o petista conversou com dezenas de comerciantes e parou para ouvir reclamações e sugestões para resolver diversos problemas.
CUMPRIMENTAR
PROPRIETÁRIOS
O contato direto com os eleitores foi a tônica da caminhada. Assim que chegou na praia do Tubarão, o candidato entrou em diversos estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e clientes. Os militantes e candidatos ocuparam parte da rua Dr. Eduardo Dotto.
À frente, os bonecões representando imagens do presidente Lula, do governador Wagner e de Pinheiro despertavam a atenção de todos e faziam a alegria da criançada. Ao longo do circuito, o candidato saiu várias vezes do meio da rua e dirigiu-se às casas das pessoas para o corpo-a-corpo, encontrando boa receptividade.
Depois de abraçar a dona-de-casa Angélica Sacramento, o petista ouviu uma declaração de voto animadora. "Vai dar Pinheiro na cabeça! Ele vai ter não só o meu voto como vou lutar para conseguir mais votos para ele aqui em Paripe", garantiu. Ao chegar na praça João Martins, onde alguns camelôs vendiam roupas, Pinheiro deslocou-se pela praça e cumprimentou os presentes. A comerciante Lindaiane de Oliveira garantiu que sempre votou no PT e sugeriu a introdução da disciplina "Política" nas escolas públicas para que "a juventude tenha mais informações e esclarecimentos sobre a importância do voto e da participação cidadã".
Antes de dispersar o movimento, Pinheiro e Lídice falaram ao microfone do carro de som e apresentaram ao público algumas das propostas do programa de governo para o subúrbio ferroviário nas áreas do transporte, saúde, educação e saneamento básico. Pinheiro lembrou o papel do governo Lula para a redução das desigualdades sociais em Salvador; criticou o cerco sofrido por Lídice quando foi prefeita, que prejudicou toda a cidade; e conclamou os suburbanos a votarem num candidato a prefeito que nasceu e morou no subúrbio e que é do mesmo partido do presidente Lula e do governador Wagner.