Política

LULA ESTÁ EM PEQUIM, NOS JOGOS OLÍMPICOS; E NOS BALÕES DE PINHEIRO

E agora, quem vai pagar a conta?
| 07/08/2008 às 22:03
Pinheiro tenta encher balão de votos com apoio de Lula. São dezenas espalhados na cidade (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas globais:

  1. Lula está na China, em Pequim, participando da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, tentando reaver as negociações comerciais de Doha vetadas pela Índia e pelos Estados Unidos e trabalhando ao lado do governador Sérgio Cabral visando sediar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

  2. Tem sentido, pois este ano será no Continente Asiático (China), em 2012 na Europa (Londres) e em 2016 o Rio disputa com Chicago (também no Continente Americano), Madri (Europa) e Moscou (Euro-Ásia). Quem tem mais chances é Madrid, cidade que perdeu apertado a parada para Londres. Mas, é improvável que os jogos fiquem na Europa por mais 8 anos (Londres/2012) e Madri (2016). 

  3. Se o Rio perder para Chicago (2016, a mais forte concorrente) se esbarrará com Madri, em 2020. Perdendo pra Madri, o que é provável porque esta cidade está na disputa desde 2000, o Rio será competitivo mesmo em 2024. Daí que essa história de Salvador sediar jogos de futebol da Olimpiada de 2016 é uma brincadeira, uma sacanagem com o povo de Salvador.

  4. Não tem nada certo, sequer quem vai sediar as Olimpíadas. Como Lula é um homem de sorte, torce-se que o Rio leve, em 2016. Agora, sabem onde Lula está além de Pequim? Na campanha de Pinheiro. Onde se vai na cidade do Salvador, avenidas de Vale, depara-se com os balões com os dizeres "Lula é Pinheiro". Alguns estão precisando de ar para encher de votos.

  5. Desconhecido do grande público, Pinheiro está sem alternativa. E, usa o prestígio de Lula para inflar os seus balões. Como Wagner só tem 22% de ótimo/bom na capital, segundo o Vox Populi, o negócio é usar o nome de Lula que tem 56%. Pelos números das pesquisas até agora, Lula é mesmo a salvação de Pinheiro.

  6. A questão da ação, noticiada pelo Bahia Já há dois meses, do Leão da Receita Federal em cima dos funcionários dos Poderes Legislativo e seus tribunais (TCM e TCE), Judiciário e MPE pelo pagamento da URV e suas conseqüências já se encontra na fase de ajuizamento, o que tem levado desesperos de maneira geral.

  7. Os funcionários se defendem com argumento que aceitaram a renúncia da correção dos valores históricos para que fossem classificados como indenização, inclusive mostram cópia de um decreto do Governador de então (2003) disciplinando o assunto, no qual vedava a correção dos valores.

  8. Agora, querem receber o valor correspondente à correção para poderem pagar ao fisco federal, isto é uma operação em parte triangular, com a verba vinda do Executivo e caindo nos cofres da União.

  9. Acontece que o governador Wagner, único Chefe de Poder que não pode pagar e, por isso, é constantemente criticado, disse em reunião com os outros chefes que não dispõe de recursos. Obviamente que a Sefaz tem o dinheiro. Mas, Wagner vai tirar uma de Palocci e não vai abrir cofre.

  10. Entender o STF é tarefa difícil. A Corte admite que políticos sujos, mas que ainda não foram julgados em definitivo (e o exemplo maior é Paulo Maluf) podem concorrer às eleições. Agora, usar algemas para prender pessoas envolvidas em crimes, não pode. Se o STF for levar a lei ao pé da letra vai ser um horror.

  11. Todo mundo sabe que, no Brasil, quem tem dinheiro e pode contratar renomados e bons advogados, não vão preso e os processos de arrastam décadas. E, voltando ao caso de Maluf, o qual, é o exemplo mais visível nacionalmente, vê-se que nada acontece.

  12. Perguntar não ofende: voley de praia é esporte?

  13. As chacinas que estão acontecendo em Salvador, com frequência, estão sepultando também os sambas e pagodes frequentados pela classe C e os mais pobres.

  14. O MEC elevou a nota da Faculdade de Medicina da UFBA de 2 para 3. Isso é mais ou menos passar de 5 para 8,5. Mas, não há sinais, de que a escola tenha melhorado nesse curto espaço de tempo. É o milagre dos peixes.

  15. A cantora Ivete Sangalo está fazendo uma força danada para um parente seu se eleger em Petrolina, do outro lado de Juazeiro, a cidade onde nasceu. Em Salvador, ainda não revelou sua preferência. Em Juazeiro, tem o ônibus da mamografia de Ivete para atender a população. É seu trabalho social. E, dizem, político.

  16. Aguentar a dupla Galvão Bueno/Falcão nas Olimpíadas é dose, como diria Renato Fechini.

  17. A dupla de mulheres Andréa Mendonça e Tâmara Vasconcelos, uma loura e outra morena, se eleitas, vão florir a Câmara de Vereadores com novos olhares.

  18. Outra perguntinha socrática? por que a Justiça não manda paralisar uma obra do PDDU no Calabetão?

  19. O candidato Walter Pinheiro, da Coligação Salvador - Bahia - Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), participa, nesta sexta-feira (08/08), de uma caminhada pelas ruas do bairro de São Cristóvão. A concentração será no Largo da Igreja Católica Matriz, às 16 horas. 

  20. Pela manhã, às 6 horas, faz distribuição de material de campanha para trabalhadores da limpeza, na sede da Limpurb, na BR-324, e, em seguida, para trabalhadores da Petrobras, no Itaigara. À noite, participa de inauguração de comitês de vereadores e de encontro com profissionais de educação que vão anunciar apoio à sua candidatura.        

  21. A agenda de Imbassahy é mais light: A partir das 9hs o candidato grava para o programa eleitoral; 18hs - Participa de reunião com comerciantes da Calçada, no Comitê Central, no mesmo bairro. 

  22. João Henrique, do PMDB, passa a sexta-feira, 8, gravando para o programa eleitoral. Às 19h, mantém encontro com o candidato a vereador Ailton Ferreira, na Rua Melo Moraes Filho, Fazenda Grande do Retiro.

  23. O jornalista Fernando Morais desvenda segredos de Paulo Coelho. O autor estará na Saraiva MegaStore para uma noite de autógrafos e um bate-papo com os leitores de Salvador, sábado, 9, 19h. Horário indigesto.