No Alto das Pombas e no Calabar, Acero afirmou que a origem da violência está na pobreza. "A prefeitura precisa promover ações de inclusão social e mudanças urbanísticas para combater a violência, além das ações de polícia", disse. Ele convidou ACM Neto a visitar Medelín, na Colômbia - onde as ruas se parecem muito com as que Acero encontrou em Alto das Pombas e Calabar - e à ONU para buscar investimentos internacionais para combater o crime em Salvador, caso o democrata seja eleito.
REDUZIR HOMICÍDIOS
Acero tem bastante experiência quando o assunto é segurança pública. Ele, que atualmente é consultor da ONU, foi subsecretário de Segurança Pública de Bogotá, na Colômbia, entre 1995 a 2003. O trabalho do sociólogo fez com que a cidade colombiana reduzisse a taxa de 80 homicídios para cadê 100 mil habitantes para 16. Não é à toa que Acero foi chamado de "o pacificador de Bogotá".
Hoje pela manhã, o sociólogo se reuniu com a equipe de elaboração do plano de governo de ACM Neto e apresentou sugestões. "As sugestões dele encaixam perfeitamente nas propostas do nosso candidato para a área da segurança pública", disse Luiz Carreira, coordenador geral da campanha. Acero defende a criação de uma secretaria municipal para combater o aumento da violência e ações planejadas nas áreas social e urbanística para combater o crime, além da prevenção e repressão. O sociólogo acredita que o Big Brother Bairro, proposta de vídeo monitocamento com câmeras móveis do candidato, pode ser um importante complemento na repressão ao crime.
ACM Neto já propôs a criação do Observatório de Prevenção da Violência, que irá fazer o mapeamento social e econômico das causas da violência. "A partir daí vamos identificar as causas da violência e adotar políticas sociais e urbanísticas para combater o mal pela raiz. Todos os nossos programas sociais, educacionais, de saúde e de planejamento urbano estarão casados com a combate ao crime e ao aumento da violência. Inclusive a nossa proposta de planejar Salvador para crescer, de enxergar a cidade que queremos ter daqui a 10, 20 ou 30 anos", disse o candidato.
3º CENTRO EM SALVADOR
Entre as ações na área do planejamento, ACM Neto pretende, por exemplo, criar o 3º Centro de Salvador, que vai ligar os bairros do subúrbio de Salvador aos do miolo. Nesta área, a prefeitura vai incentivar a atração de investimentos principalmente nas áreas de logística e atacado, criando um novo pólo de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. Durante a palestra ontem no Hotel Fiesta, Acero mostrou uma série de fotos com intervenções urbanísticas da prefeitura em Bogotá em bairros violentos que contribuíram para reduzir o índice de criminalidade.
"Mas Salvador hoje também necessidade de ações emergências e imediatas na área da segurança pública. Vamos atuar também na repressão", disse ACM Neto, que pretende criar a Secretaria de Prevenção à Violência e colocar os guardas municipais - que serão chamados de agentes comunitários de segurança - para atuarem armados.
"Salvador é hoje um caso de polícia", disse ACM Neto. Ele afirmou que a Secretaria de Prevenção à Violência vai atuar de forma coordenada e articulada com os governos do estado e federal, com o Judiciário e órgãos como o Ministério Público. "Os nossos agentes comunitários de segurança também atuarão de forma conjunta com as comunidades. Eles estarão inseridos nas comunidades de Salvador", afirmou o candidato.