Os fichas sujas venceram
João Henrique está colocando cartazes em áreas públicas, como na Av Luis Eduardo (F/BJá)
Foto:
Miudinhas globas:
1. Muita gente está perguntando por que o Governo Wagner com apoio de 35 deputados na ALBA contra 28 da oposição está em situação desconfortável nas comissões técnicas da Casa. Quem conhece o Regimento Interno da Casa sabe que o mesmo foi feito para proteger a minoria, principalmente em recursos de plenário e participação nas comissões.
2. Trocando em miúdos, uma bancada de 07 deputados tem direito a uma vaga em cada comissão, porém uma de 21 não garante 03, que seria a lógica proporcional. Quanto maior a bancada, mais diminui proporcionalmente a sua participação.
Para neutralizar este "espírito de proteção à minoria", as artimanhas dos lideres da maioria nos tempos dos embates ferrenhos, nos governos Waldir Pires e 3º de ACM, era manter bancadas partidárias e o bloco da maioria açambarcando tudo.
3. Agora fica difícil usar este tipo de estratégia com quem não conhece ao menos o RI nas suas entrelinhas. Detalhe: Quando terminou às eleições de 2006, apurados os votos no calor da emoção, os governistas fizeram 32 deputados e a oposição 31. Teve um momento que essa relação chegou a 51 x 12. Parecia que o governo iria nadar de braçada.
4. Hoje, a relação é de 35 x 28. Caso o PMDB saia da base do governo, como se prevê mais adiante ou até mesmo neste ano, a correlação inverte-se para 26 x 37. Um deputado ouvido hoje pelo Bahia Já, desses parlamentares bem experiente e de longo tempo na ALBA, disse que uma debandada de deputados como aconteceu ontem, com o governo que ainda não completou dois anos, é coisa raríssima.
5. Na ALBA as queixas maiores recaem sobre dois secretários: Rui Costa, da Articulação, considerado sem jogo de cintura, inépto; e Adeum Sauer, da Educação, que não atende deputados. Rui, segundo alguns parlamentares, garante as coisas mais não cumpre. Teria até mandado Elmar Nascimento (PR), comprar o terno para a posse de secretário. Elmar aguardou... aguadou...aguardou...mas não comprou a roupa nova. Hoje está na oposição.
6. Diz-se que ninguém se queixa de Rui ao governador Wagner porque este considera Rui um excelente assessor. Quem ouve as lamúrias é o líder Waldenor Pereira (PT). Mas, sabendo da relação entre Rui + Wagner, Pereira guarda pra sí as queixas. É um verdadeiro muro das lamentações.
7. Um deputado disse ao BJá que pra falar com Adeum Sauer tem que ser por e-mail. O secretário não atende telefonemas de deputado. Nos e-mails (quem se dispuser a mandar) tem que explicar o que deseja. Se forem pleitos de mais de um prefeito, relacione em dois ou mais e-mails. Secretário modernoso.
8. Quer saber de outra bronca que o governo vai enfrentar na ALBA: o estádio de Pituaçu. Era pra ser inaugurado mês passado. Passou pra Agosto e já está contabilizado para final de setembro. A obra já consumiu 29 milhões de reais. Tem 19 dispensas de licitações - grana, sanitários, alhambrado, etc - e a oposição diz que quer saber o que está acontecendo.
9. Vão bater na porta do Ministério Público. Na época, quando foi lançado a obra, o governador Wagner disse a Maria Del Carmen sobre a previsão de inauguração em julho: - O governador vai ficar feliz se a data for antecipada. Wagner, que é Bahia, anda chateado com os atrasos.
10. Falar em Conder, Maria Del Carmen, vereadores e candidatos que circulam pela cidade dizem que há uma simpatia pelos nomes dos candidatos Marta (PT), Arnando Lessa (PSDB).
11. No início deste noite de quarta-feira aconteceu um arrastão nas imediações do Parque da Cidade. Deve ser o centésimo este ano.
12. Deputados asseguram que a CGE não passa na ALBA. Argumentam que na época de ACM ele controlava os poderes a partir da Assembléia. Agora, temem que a CGE venha a controlar os poderes através do Executivo.
13. O cantor Gerônimo, durante o ensaio que aconteceu na última terça-feira (5), no Pelourinho, criticou a falta de apoio à música baiana por parte das secretarias de cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal.
14. "As autoridades estão fechando os olhos para a nossa cultura. Quero ver quem vai aparecer por aqui para apresentar propostas concretas para melhorar essa situação. Os candidatos a vereador terão um minuto e meio e os prefeituráveis terão três minutos para falarem de suas propostas para a nossa cultura. Vocês irão julgar", desabafou, sendo muito aplaudido pelo público. Vamos ver se na próxima terça-feira (12), algum candidato vai aparecer.
15. A rodada do Brasileirão favoreceu o Vitória, salvo a vitória do Grêmio que já está com 38 pontos, 9 a mais do que o Leão. Em compensação, Flamengo perdeu para o Goiás, e o São Paulo para o Fluminense. Resta o Vitória fazer seu dever fora de casa.
16. O governo do Estado já tem R$750 milhões em caixa e nesta quinta-feira, a SAEB apresenta um plano para economizar ainda mais. Estaria, ao contrário, na hora de gastar um pouco mais sobretudo em investimentos nos setores básicos - saúde, educação e segurança.
17. O candidato do PT, Walter Pinheiro, não enviou nenhum comentário sonbre a pesquisa Ibope. Continua com 6%, número idêntico ao Vox Populi. Os especialistas no assunto dizem que ele só decolará em setembro. Isso faz lembrar um aviãozinho criado pelo saudoso Lage para ironizar os números de Josaphat contra Waldir, na eleição para governo, em 1986.
18. O aviãozinho de Josaphat nunca decolou. Isso não quer dizer - língua maldosa - que o teco-teco de Pinheiro não decole.
19. Mais uma chacina em Salvador com 3 mortos. Os crimes aconteceram no Boka de Caranguejo, uma casa de shows localizada no bairro da Liberdade. Mesmo cenário: homens armados, em dois carros, desceram procurando Wagner e detonaram 10 tiros. De quebra, ainda mataram um sargento do Exército e outro cidadão.
20. Cada vez que acontece uma situação dessa natureza, a campanha de ACM Neto cresce meio pontinho e Pinheiro afunda. A violência é o tema central da campanha política em Salvador. Centralizou geral.
21. O STF poderia autorizou os candidatos com fichas sujas se candidatarem a prefeito e vereadores. Quando menos se espera no Brasil aí é que não sai mesmo. A sociedade esperava que o STF dissesse não, mas a corte disse sim a corrupção. Que loucura! Ninguém entende este país.
22. Suspeita-se que a Prefeitura organizou um "batalhão" de choque para votar na pesquisa internet MP sobre calçadão da Barra dizendo sim ao granito.
23. O prefeito João Henrique está indócil com a imprensa. Nem A Tarde perdoou apesar de ter nomeado o neto da dona do jornal para um cargo em seu gabinete.
24. Troca de comando na PM. O novo comandante, coronel Mascarenhas, ficou devendo à opinião pública o que pretende fazer.
25. "Nenhuma surpresa. O resultado da pesquisa do IBOPE, divulgada ontem,
apenas confirma o que já diziam as nossas sondagens internas". A
declaração é do deputado Marcelo Nilo, para quem o candidato do seu
partido, Antonio Imbassahy (PSDB), continua num ritmo constante de
crescimento, "não só pelo elenco de propostas que tem para a capital, como
por ser o mais experiente para colocá-las em prática".