Política

PARIDADE NA ASSEMBLÉIA É SINAL DE DESORGANIZAÇÃO DA BASE ALIADA

Vide
| 05/08/2008 às 19:27
Líderes da maioria, Waldenor Pereira; e da minoria, Gildásio Penedo (Foto/BJá)
Foto:
  Miudinhas globais:

  1. Foi um salseiro na Assembléia Legislativa nesta terça-feira, 5. A liderança do governo mostrou quanto precisa de suporte para não passar vexames como os acontecidos hoje. Os oito deputados que deixaram a base do governo, em bloco, pegaram os poucos governistas que se encontravam em plenário, de surpresa. Boquiabertos. Não houve reações.

  2. Quando o líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT), foi ao púlpito preferiu desviar a atenção falando de números comparativos entre percentuais de aplicações orçamentárias entre os governos Jaques Wagner e Paulo Souto. Números contestados pelo deputado Clóvis Ferraz, o qual, duvidou de sua credibilidade. E, o que é pior, Waldenor falou, falou, mas, não disse a fonte. A chancela dos percentuais.

  3. A ALBA entra em ritmo de paridade nas comissões ainda que o governo tenha ampla maioria na casa. Os blocos - de oposição e independente - têm, agora, 4 deputados x 4 deputados do governo. Algumas comissões passam a ser presididas pela oposição/independentes. A rigor, os independentes, salvo exceções - caso do deputado Gilberto Brito (PR) estão na oposição.

  4. As críticas em plenário e nos bastidores ao comportamento do governo são iradas, no mínimo, extensivas aos nove deputados do PMDB. Preocupante. Pois, se o PMDB vai para oposição - há sinais nessa direção - o jogo vai ficar 30x30 e o governo pode amargar derrotas nas comissões e até no plenário. Ou na melhor das hipóteses, só passa tudo negociado.

  5. As queixas maiores são relacionadas ao comportamento do PT como governo. Diz-se que é pior do que mandacaru, não dá encosto de forma alguma. É farinha pouca meu pirão primeiro. Primeiro o PT, segundo o PT, terceiro o PT. Quem tá na base do governo e não é PT sofre o pão que o diabo amassou. Essa é a conversa que se ouve na ALBA.

  6. Essa conversa já chegou à opinião pública em relação a Lídice da Mata e sua participação na campanha da chapa à Prefeitura de Salvador. Lídice estaria isolada. Só que Lídice é mais conhecida e tem mais votos que Pinheiro. E daí? O problema é que ela não é PT e sim PSB. Daí que faz parte como coadjuvante do processo. 

  7. Aí tava aquele burburinho na ALBA quando o presidente da sessão no momento, deputado Sérgio Passos (PSDB), anunciou a fala do representante do PMDB, deputado Arthur Maia. Foi um silêncio de pântano até Maia iniciar sua oração. A expectativa foi grande com gente dizendo o seguinte: - É hoje que haverá o rompimento. Mas, para alívio da base governista, Maia falou sobre os investimentos no Oeste e a interligação com o Porto de Ilhéus, na Ponta da Tulha.

  8.  Às 9h desta quarta-feira (6), na Vila Policial Militar do Bonfim, acontecerá a solenidade de transmissão do cargo de comandante geral da PM, presidida pelo governador Jaques Wagner. O coronel PM Antônio Jorge Ribeiro de Santana será substituído pelo coronel PM Nilton Régis Mascarenhas. O governador atenderá a imprensa antes da solenidade.

  9. O governador, portanto, quer falar. Tá certo. Vai comentar sobre as ações do governo no combate à violência. Hoje, no seu programa de rádio, Wagner desejou ao coronel Mascarenhas, pela ordem: profissionalismo, muita sorte e a benção de Deus.

  10. O ex-governador Paulo Souto, também no seu comentário de rádio, na Metrópole, preferiu falar dos índices de violência em São Paulo, dizendo que houve uma redução nos homicídios e outros índices da violência. E deu seu recado indireto a Wagner: - Aumentar investimentos, mais pessoal, política de encarceramento organizada.

  11. O prefeito Luis Caetano (PT) tava na dele fazendo uma campanha para reeleição quando também meteu seu bedelho no BBB de ACM Neto. Disse que em Camaçari isso já existe e funciona bem. Quer dizer: com essa declaração ajudou a sí e a Neto. Ô Caetano! Era melhor tu tê ficado calado.

  12. Geddel Vieira Lima emplacou Benito Gama como diretor da Sundene. Sei que todo mundo já deu essa notícia. Mas, aí está o complemento: nos bastidores, Benito dizia a amigos que fora abandonado pelo atual governo, o qual, não lhe deu nem um punhado de farinha. E a cuia de votos de BG foi até razoável. Geddel foi lá e colocou uma rapadura na cuia.

  13. O deputado Marcelo Nilo (PSDB) entrou, decididamente, na campanha municipal. O parlamentar tem feito constantes visitas ao interior, emprestando densidade aos candidatos do PSDB em inúmeros municípios, independente da sua participação na capital, onde acompanha e reforça a campanha de Antonio Imbassahy ao Tomé de Souza.

  14. Nesse final de semana, Nilo fez mais uma pequena maratona, dessa vez ao Extremo Sul do Estado. Foi a Mucuri, Itamaraju, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Porto
Seguro para reforçar coligações nas quais o PSDB está presente. Na presidência da sessão, hoje, tava até mais magro.

  15. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB), pra variar, deu uma tamancada nos banqueiros e disse que o presidente Lula tem que fazer alguma coisa diante da alta lucratividade dos bancos nacionais. E sugeriu um aumento de impostos para os banqueiros.

  16. Do deputado Clovis Ferraz (DEM) provocando o líder do governo, Waldenor Pereira
(PT): - Quero que V.Exa. me diga um projeto do governo Wagner pronto, iniciado e conluido na Bahia na área do turismo?

  17. Do deputado Waldenor Pereira (PT), provocando o deputado Clovis Ferraz (DEM): - V. Exa. está nervoso diante dos números que apresentei aqui dos investimentos do nosso governo (Wagner) e do seu governo (Souto).

  18. Do deputado Luis Augusto (PP) sobre o Plano de Adesão ao PAC do Cacau: - Esse plano não existe. É um plano do nada. É assinar um cheque no escuro.

  19. Dia 13, no IGHB, lançamento do livro Caminhos do Açúcar: Engenhos e Casas Grandes das Alagoas, de Douglas Apratto Tenório e Carmen Dantas, 18h 

  20. Preocupado com as questões ambientais de Salvador, o vereador Décio Sant´Anna (PSDB) criticou o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) por causa da destruição de árvores centenárias na Barra e no Cabula. O tucano, insatisfeito com os prejuízos ao meio ambiente que estão sendo causados por causa das obras, afirmou: " É um absurdo derrubar jacarandás que demoram cem anos para se recompor".


  21. Para quem concorda que lugar de homem é na cozinha, o Ateliê Perini traz uma programação especial.  Em homenagem ao Dia dos Pais, a delicatessen realiza o curso Papai Você também é Gourmet, que acontece no próximo dia 07 de julho, às 19h, na Perini Pituba. A aula será ministrada poir Vevé Bragança

  22.A Macônaria do Grande Oriente do Brasil realiza, em Porto Seguro, o seu XXV Congresso Maçônico do GOEB, no período de 28 a 31/08/2008. Durante o encontro serão discutidos temas como a Soberania da Amazónia, a Família e a Sociedade e temas ligados a Mulher.

   23. O Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho é um templo religioso dígno de todo o respeito. Daí que a Prefeitura deve rever sua posição sobre essa matriz religiosa africana da cidade. Cobrar IPTU de um Terreiro é o mesmo que cobrar da Catedral da Sé.

   24. A campanha eleitoral em Maragojipe está "pegando fogo". Enquanto o candidato do PT à reeleição, Silvio Ataliba, fazia o lançamento de sua candidatura, o adversário Raimundo Gabriel (DEM), passava com o seu carro de som altissimo próximo ao local do evento para tentar abafar ou tirar a concentração dos eleitores que assistiam ao comício.
  

  25. Devido a problemas no fornecimento de energia elétrica no Shopping Barra, o posto SAC que funciona no local suspendeu o funcionamento temporariamente nessa quarta-feira (6). A previsão é que os serviços sejam restabelecidos até às 16h. Mais informações sobre os postos SAC no site www.sac.ba.gov.br ou pelo telefone 0800 71 5353. O SAC já voltou a funcionar.