O relator da CPI das Escutas Telefônicas, deputado Nelson Pelegrino, vai convocar para depor na Comissão o juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que autorizou a polícia federal a acessar os cadastros completos e monitorar as ligações de assinantes de companhias telefônicas de todo o país.
De acordo com o parlamentar, as autorizações para escutas telefônicas somente poderiam se concedidas para casos específicos e com fundamentação.
"Essa autorização, da maneira como foi concedida, é gravíssima. Pela lei 9296, o estado tem que ter poder genérico para investigar o criminoso e não o cidadão", argumentou Pelegrino e complementou: "Se hoje as autorização estão sendo concedidas de forma genérica, amanhã, serão dadas previamente, deixando o cidadão desprotegido