Vide
O prefeito deu entrevista na Rádio Nova Salvador FM nesta manhã de segunda feira, 4 (F/Arq)
Foto:
O candidato a reeleição à Prefeitura de Salvador, João Henrique (PMDB) em entrevista na Rádio Nova Salvador FM nesta manhã de segunda-feira, 4, disse que nem o ex-governador Paulo Souto, nem o atual contribuiram com sua gestão em obras da Conder e quem está lhe ajudando é o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional e o presidente Lula da Silva.
JH destacou que acha estranho que o candidato do PT a prefeito faça críticas ao que chama de Metrô "Calça Curta" uma vez que essa decisão de concluir o Metrosal por etapas partiu do governo federal, o qual, limitou a liberação de verbas desde que a Prefeitura assumisse o Sistema Ferroviário do Subúrbio, "o que nós fizemos".
Até bem pouco tempo, situou o candidato, quem fazia obras na cidade era a Conder e na hora de inaugurá-las "convidava o prefeito para cortar a fita". JH fez muitas críticas ao seu antecessor destacando que vai mostrar tudo na televisão durante o Programa Eleitoral, o que é a "nossa gestão e o que foi a dele", frisou.
SAÚDE
Sobre a área da saúde comentou que, depois da entrada do novo secretário, José Carlos Brito, o atendimento à população está melhorando. "Já estamos contratando novos médicos para os postos de saúde, informatizando os estoques de medicamentos e não há mais, como no passado, desaparecimento de remédios". Segundo JH, a Prefeitura ampliou o Programa Saúde da Família, hoje atendendo 16% da população, "quando encontrei com apenas 4%".
EDUCAÇÃO
O candidato diz que melhorou bastante a educação com o índice do IDEB saindo da 26ª posição para 16ª, além do que "retiramos as mães das portas das escolas, nas madrugadas para matricular seus filhos e ainda pagando uma senha de R$10,00, o que era um horror". Segundo JH, a educação deu um salto de qualidade em apenas 3 anos e 8 meses de gestão.
TRANSPORTE
O candidato do PMDB destacou que vai apresentar no horário da TV o Trans-Salvador, um sistema de integração de modais - ônibus, metrô, bicicleta, etc - e que a cidade, hoje, é penalizada com a entrada de 5.000 novos carros particulares por mês, o que representa, também, um sentido de pujança de sua economia.
JH falou que vai mostrar na TV seu Plano de Ciclovias, vai inaugurar a parte física do Metrô até o final de 2008, e um trecho da linha exclusiva para ônibus na Avenida Paralela, "isso graças ao ministro Geddel Vieira Lima".
SEGURANÇA
JH anunciou que na próxima quinta-feira, 7, estarão sendo formados 300 guardas da GM e eles irão às ruas na segunda-feira, 11. Disse também que vai instalar 23 câmeras de segurança nos bairros. "Vamos mostrar tudo isso na TV, o antes de JH e depois de JH", concluiu.