Política

ACM NETO E ROBERTO MUNIZ GARANTEM "BIG-BROTHER" P/ SEGURANÇA EM LAURO

Vide
| 03/08/2008 às 12:05
Raimundo Varela, Roberto Muniz e ACM Neto no palanque em Itinga (Foto/ Max Haack)
Foto:
  A Segurança pública foi o tema que pautou as visitas que o candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, ACM Neto, fez ontem (dia 2) a bairros da capital e de Lauro de Freitas. O democrata esteve no Jardim dos Namorados e em Itinga, que estão na divisa entre Salvador e Lauro de Freitas, e a Mussurunga, onde recentemente sete pessoas morreram vítima de uma chacina.


  No Jardim dos Namorados e em Itinga, o candidato do PP a prefeito de Lauro de Freitas, Roberto Muniz, disse que irá adotar também no município, caso seja eleito, o Big Brother Bairro, proposto por ACM Neto para Salvador. Trata-se de um sistema móvel de vídeo monitoramento, com a colocação de câmeras os pontos mais violentos da cidade, modelo que já existe em cidades como São Paulo.
 
  "Neto, se eu for eleito prefeito, vou também adotar o Big Brother em Lauro de Freitas. Quem é contra o programa é porque quer que essas câmeras de vigilância sejam instaladas apenas pela iniciativa privada, nos bairros ricos ou nos bancos", disse Muniz. O radialista Raimundo Varela e o deputado federal Maurício Trindade participaram da caminhada.


  Jardim das Margaridas e Itinga são bairros que ficam na fronteira entre Salvador e Lauro de Freitas. O objetivo da caminhada em conjunto dos dois candidatos foi conhecer os problemas destes locais e estabelecer um compromisso de integração da administração municipal entre as duas cidades, além de propor a extensão do projeto para outras localidades da região metropolitana. Cerca de mil pessoas participaram da caminhada.   


FALTA INFRA-ESTRUTURA

ACM Neto ouviu moradores que reclamaram da falta de infra-estrutura nesses bairros, como a ausência de bancos, escolas, hospitais e supermercados. Além disso, a falta de segurança e problemas com o transporte foram as principais queixas. "É fundamental a gente pensar a cidade de forma integrada com a região metropolitana", afirmou ACM Neto.


Atento a todas as reclamações, o democrata firmou um compromisso com a população de, caso eleito, construir umas das duas maternidades previstas em seu projeto de governo nas imediações da fronteira entre Salvador e Lauro de Freitas. Desta maneira, os cidadãos das duas cidades seriam beneficiados.


Mussurunga
 

Na noite de ontem (dia 2), ACM Neto se encontrou com lideranças do bairro de Mussurunga (setor H), que foi vítima recente de uma chacina que chocou o país.  Na ocasião, o candidato a prefeito destacou a importância do papel da prefeitura em garantir a segurança da população. "Segurança é uma responsabilidade de todos e, portanto, cabe à prefeitura desenvolver ações que previnam a violência", afirmou."As pessoas não podem andar nas ruas com medo", enfatizou.


Para o candidato, uma das soluções para este problema é a criação da Secretaria de Prevenção à Violência, que concentrará os projetos, programas e iniciativas da prefeitura para reduzir a violência e combater a criminalidade. Com estas medidas, a intenção de ACM Neto é implantar um centro de estudos para fazer o mapeamento sócio-econômico da violência na cidade.