São as domingueiras
Presidente do TJ, Sílvya Zarif, coloca o Pleno na berlinda e abre polêmica (Foto/Div)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. Os meios jurídico e político baianos ficaram estarrecidos com as observações da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Sílvia Zarif, dando conta de que os julgamentos do Pleno sobre os prefeitos envolvidos em falcatruas não têm se mostrado eficientes. O tom colocado pela magistrada passou à opinião pública um sentimento de decepção.
2. Decepção dupla, diga-se de passagem. Da presidente do TJ, a qual, manifestou o desejo de retornar os processos às câmaras criminais, o que deverá ser ainda mais lento nos julgamentos; e da sociedade, que imaginavas o Pleno como poderes e agilidade para levar os culpados a pagarem por seus crimes, mas, agora vê que não é bem assim.
3. Ademais, as querelas internas e as discussões entre os desembargadores do Pleno mostraram que, se a instância superior do TJ protela com vistas e vistas os processos, imagine-se o que não acontece nas câmaras criminais, onde os advogados entram em cena com todo tipo de recurso.
4. A exposição da presidente do TJ foi de frustação. Quando se anunciou o julgamento nas sextas-feiras inciais de cada mês, com a midia dando todo espaço e reforço à iniciativa, imaginava-se que o Pleno teria poder e agilidade para resolver casos cabulosos que se arrastam no Ruy Barbosa. Até a prisão do prefeito de Ubaitaba, há um mês, imaginava-se isso.
5. Mas, a decepção generalisou-se na opoinião pública diante do desabafo da desembargadora Sílvia Zarif. Ao que tudo indica, voltou-se a estaca zero e os prefeitos, ex-prefeitos, etc, vão continuar aprontando das suas.
6. Do ex-blog de César Maia sobre o chanceler Celso Amorim: - Primeiro na Rodada de Doha citou Goebbels para dizer que era necessário mentir muitas vezes para fazer uma verdade. Ontem disse que a Rodada de Doha voltará quando houver outro 11 de setembro, ou seja, outro ato de terror análogo às Torres Gêmeas de NY. A imagem do Brasil que já ia mal com o "Sargento" Garcia agora piora por se tratar de um diplomata de carreira.
7. E a Emtursa, órgão oficial de turismo da cidade do Salvador, acabou? Fechou? Desde o último Carnaval não se ouve falar numa promoção da bendita. Que fase. E olhe que o prefeito prometeu, em 2004, um calendário anual de eventos para a capital baiana.
8. O turismo tá numa baixa enorme. A cidade do Salvador que já chegou a ser um objeto de desejo está ficando para trás. O Pelourinho está semi-falido, a Orla Atlântica abandonada, as igrejas do Centro Histórico fechadas e os museus sem atrativos. O MAM, coitado, inexiste. Nem o Criança Esperança, pra animar, é feito em Salvador.
9. Todo coronel comandante ou não quando vai para a reserva, na PM, sempre cobra alguma coisa do Estado recorrendo à Justiça. O atual comandante da PM, Jorge Santana, que veste a pijama a partir da próxima quarta-feira já anunciou que tem uns R$200 mil pra receber.
10. O coronel Cristovam Rios, ex-chefe da Casa Miliatar durante anos, na época do PFL, está com três processos na Justiça.
11. Depois das três mudanças na cúpula da Polícia, secretário Paulo Bezerra, delegado João Laranjeiras e coronel Jorge Santana, os especialistas na matéria dizem que a próxima vítima é a secretária Marília Muricy, da Justiça.
12. A propaganda da Cesta do Povo na TV tem um quê da propaganda de João o tá-tá-tá ficando bom. Copiar faz parte da cultura publicitária.
13. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse que a vitória de Pinheiro é a vitória de Lula, ou vice-versa. Agora, a derrota de Pinheiro deve ser também uma derrota de Lula e vice-versa. Afinal de contas, o pau que dá em Chico dá em Francisco.
14. Pesquisa Globo Online com 600 pessoas. Gilberto Gil, no Ministério da Cultura, no fim das contas foi... Péssimo 53%. Regular 18%. Bom e Excelente 29%.
15. Quem também não perdoou Gil foi o jornal da Metrópole, o impresso. Disse que ele já deveria ter deixado o Minc a mais tempo. MK não perdoa Gil.
16. O blog Criação está realizando um Seminário sobre plantas ornamentais para interiores, próximo dia 23. Local: Portobello Ondina Praia Hotel, junto à Igreja da Ressureição - Ondina. Horário: das 8hh às 13h Aprenda qual a planta própria para conviver sob ação do vento, ar condicionado,salitre, sombreamento ou sol excessivo. Qual a planta para seu consultório,gabinete, living e varanda. www.blogcriação.com.br
17. Livros: Próximo dia 7, na Academia de Letras da Bahia, lançamento de Amores Partidos, de Antonio Lins. Também no dia 7, na Caixa Cultural, lançamento de Mar de Homens, de Roberto Linsker.